Banca de DEFESA: JOSELIA ALVES DE ALMEIDA SILVA

DISCENTE: JOSELIA ALVES DE ALMEIDA SILVA
DATA: 14/03/2023
LOCAL: Sala da Química Analítica

UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS QUIMIOMÉTRICAS NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÁGUAS SUPERFICIAIS EM MANANCIAIS DE BELÉM–PA

Monitoramento da qualidade da água. Análise Multivariada. Análise de Componentes Principais.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Analítica
ESPECIALIDADE: Análise de Traços e Química Ambiental

O presente estudo investigou as fontes de variabilidade da qualidade da água dos mananciais superficiais que abastecem a Região Metropolitana de Belém (Pará, Brasil), bem como da água tratada produzida pela principal Estação de Tratamento de Água da região. Foram utilizados dados disponibilizados pela Companhia de Saneamento do Pará, referentes a análises físico-químicas e bacteriológicas realizadas no período de 2010 a 2020. Foi realizada a estatística descritiva dos resultados de qualidade das águas investigadas, comparando-se com os limites estabelecidos pela legislação brasileira vigente. Além disso, foram considerados neste estudo dados de precipitação, em unidade de mm de chuva, obtidos através de consulta no banco de dados do Instituto Nacional de Meteorologia. O Rio Guamá demonstrou maior índice de contaminação em relação aos demais, haja vista sofrer maior influência de ocupação urbana. Contudo, a água tratada apresentou qualidade dentro dos parâmetros da legislação. A aplicação da Análise de Componentes Principais, como ferramenta de análise exploratória de dados, permitiu agrupar o conjunto de parâmetros mais relevantes dos resultados e se mostrou eficiente na redução do conjunto dados, explicando mais de 70% da variância total, em todos os objetos de estudo. Assim, os dados deste estudo podem fornecer subsídios para a otimização da rede de monitoramento da estação de tratamento de água investigada, auxiliando na eliminação de variáveis de baixa significância e no apontamento de eventuais correções de parâmetros para o atendimento da legislação em vigor. Além disso, foi possível observar um perfil geral da qualidade dos mananciais investigados, e, deste modo, demonstrar o impacto da pressão urbana no ambiente, bem como a necessidade de manutenção e conservação dos recursos hídricos superficiais.

Presidente - 1546078 - KELLY DAS GRACAS FERNANDES DANTAS
Externo ao Programa - 1683127 - HERONIDES ADONIAS DANTAS FILHO
Externo ao Programa - 3155243 - MICHELLE DE SOUZA LEMOS
Externo ao Programa - 3156214 - NEIRIVALDO CAVALCANTE DA SILVA