Notícias

Banca de DEFESA: WALESSA ALANA BRAGANCA ARAGAO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALESSA ALANA BRAGANCA ARAGAO
DATA: 24/02/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Alterações genotóxicas e proteômicas em glândulas salivares de ratos após exposição crônica ao mercúrio inorgânico


PALAVRAS-CHAVES:

Glândula salivar. Mércurio inorgânico. Cloreto de mercúrio. Proteômica. Glândula parótida. Glândula submandibular.  Genotoxicidade.



PÁGINAS: 47
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

O mercúrio (Hg) é um metal tóxico que tem se tornado, nas últimas décadas, um problema de saúde pública, devido a contaminação ambiental que envolve o solo, água e peixes de várias espécies das regiões atingidas pelos dejetos oriundos da indústria e da atividade garimpeira. As populações ribeirinhas e indígenas são mais vulneráveis à intoxicação crônica principalmente por meio da ingestão de peixes contaminados. A forma inorgânica do Hg pode causar várias alterações biológicas em células e tecidos através do seu potencial tóxico cumulativo, mas pouco tem sido comprovado experimentalmente sobre os efeitos do Hg inorgânico nas glândulas salivares, um importante órgão modulador da saúde bucal. Nesse âmbito, o objetivo desse estudo foi investigar a existencia de danos no conteúdo genético celular e possíveis alterações no proteoma após uma exposição ao Hg inorgânico. Ratos Wistar machos adultos foram divididos em grupo controle (n=20) que recebeu água destilada, e grupo exposto (n=20) que recebeu cloreto de mercúrio (HgCl₂ - 0,375 mg kg-1 dia-1) por via orogástrica durante 45 dias. Após isso, os animais foram eutanaziados e as glândulas parótida e submandibular foram coletadas para análise de genotoxicidade, pelo ensaio do cometa, e analise proteômica seguida da análise bioinformática over-representation para identificação das alterações proteicas. A análise estatística foi feita por meio do teste t-Student  com nível alfa de 0,05. Os resultados mostraram a presença de danos ao DNA nas glândulas parótidas e submandibulares e alterações proteômicas em processos biológicos com proteinas relacionadas ao estresse oxidativo, atividade mitocondrial, apoptose e citoesqueleto. Portanto, esses achados revelam que o Hg inorgânico pode desencadear alterações moleculares que possivelmente podem conduzir a disfunção glandular e afetar a homeostase oral.    


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALINE DIONIZIO VALLE
Externo ao Programa - 2568062 - BARBARELLA DE MATOS MACCHI
Externo à Instituição - BRUNA PUTY SILVA GOMES
Presidente - 2445539 - RAFAEL RODRIGUES LIMA
Notícia cadastrada em: 21/02/2021 18:33
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2