Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUDMYLLA GOMES E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUDMYLLA GOMES E SILVA
DATA: 22/02/2017
HORA: 15:00
LOCAL: SALA DE AULA 6 DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UFPA
TÍTULO:

INFLUÊNCIA DO TEMPO DE ARMAZENAMENTO NA REDUÇÃO ANTIMICROBIANA DA MISTURA NaOCl/HEBP



PALAVRAS-CHAVES:

Endodontia; Irrigante do canal radicular, HEBP.


PÁGINAS: 18
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Endodontia
RESUMO:

Introdução: A smear layer resultante da instrumentação é inerente ao tratamento endodôntico, e torna-se uma barreira para os irrigantes do canal radicular reduzindo sua atividade antimicrobiana. A solução única contendo hipoclorito de sódio (NaOCl) e hidroxietilideno bisfosfonato (HEBP), foi proposta pois é capaz de remover matéria orgânica e inorgânica sem interferir na função uma da outra. Contudo, foi observado que o HEBP pode interferir na ação antimicrobiana do NaOCl após uma hora.

Objetivo: O objetivo desse trabalho é dosificar a perda de cloro ativo da mistura NaOCl/ HEBP em diferentes intervalos de tempo após o seu preparo, bem como verificar sua atividade antimicrobiana no Enterococcus faecalis.

Material e métodos: O NaOCl 2,5% e o HEBP 9%, serão preparados frescos e doseados utilizando iodometria direta. Seguimentos cilíndricos de 12 milímetros de 20 raízes bovinas serão obtidas, e os canais ampliados para uma lima endodontica # K 120. Os tubos de dentina serão impermeabilizados e em seguida esterilizados em ependorfes®. A dentina será contaminada com Enterococcus faecalis por 5 dias. Após, será feita descontaminação de acordo com os grupos, G1: Mistura de NaOCl/ HEBP preparada imediatamente; G2: Mistura de NaOCl/ HEBP preparada 1 hora antes do uso; G3: Mistura de NaOCl/ HEBP preparada 24 horas antes do uso; G4 : Mistura de NaOCl/ HEBP preparada 7 dias antes do uso; G5: Água destilada (controle). Para verificar a quantidade de bactérias vivas e mortas, os espécimes serão cortatos longitudinalmente, corados com 30μl de Live/dead® Baclight TM kit por um período de 20 minutos e levados a visualização em MCVL. As imagens serão levadas ao software biolmagel v2-1 para quantificação das bactérias vivas e mortas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALUISIO CELESTINO
Externo ao Programa - 2316290 - CLAUDIA PIRES ROTHBARTH
Presidente - 2170818 - OSCAR FACIOLA PESSOA
Notícia cadastrada em: 13/02/2017 15:09
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2