Notícias

Banca de DEFESA: LARA CAROLINA D ARAUJO PINTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARA CAROLINA D ARAUJO PINTO
DATA: 05/02/2016
HORA: 08:30
LOCAL: Faculdade de Odontologia
TÍTULO:

Inter-relação entre MMP-9 e metalotioneína: um possível fator de invasividade local no Adenoma Pleomórfico


PALAVRAS-CHAVES:

Metaloproteinase da matriz 2, Metaloproteinase da matriz 9, Metalotioneína, Neoplasias das Glândulas Salivares, Adenoma pleomorfo.


PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Clínica Odontológica
RESUMO:

Resumo:

Introdução: O Adenoma Pleomórfico (AP) é a neoplasia mais prevalente nas glândulas salivares. O AP desperta grande interesse devido a sua alta frequência e a invasividade local. Proteínas como metaloproteinases da matriz-2 (MMP-2), -9 (MMP-9) e metalotioneína (MT) estão relacionadas com a invasividade local em alguns tumores, entretanto, não há estudos correlacionando a expressão das mesmas no AP.

Objetivos: Portanto, o objetivo deste trabalho foi verificar a expressão de MMP-2, MMP-9 e de MT, assim como uma possível correlação entre essas proteínas, para melhor delineamento dos seus papéis no comportamento do AP e de planos de tratamento.

Material e métodos: A técnica da imunohistoquímica foi realizada em 20 amostras de AP e 7 amostras de glândulas salivares (GS) como grupo controle. A avaliação da imunomarcação foi realizada pela quantificação da fração de área marcada, usando o software ImageJ.

Resultados: As amostras de AP apresentaram elevada imunoexpressão de MMP-2, MMP-9 e MT quando comparadas às amostras controle de GS. Ao correlacionarmos a expressão das proteínas, houve correlação das MMPs entre si e entre MT e MMP-9. Conclusão: Logo, sugere-se que MMP-2, MMP-9 e a MT podem participar nos mecanismos de invasividade do AP.

Relevância clínica: Sabe-se que o AP é um tumor de glândula salivar com elevadas taxas de recorrência, com alta expressão de MMP-2, MMP-9 e com correlação entre a expressão dessas MMPs entre si e entre MMP-9 e MT. Portanto, pode-se sugerir essas proteínas como moléculas alvo no tratamento dessa neoplasia, justificado por seu possível papel no comportamento clínico desse tumor.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152832 - JOAO DE JESUS VIANA PINHEIRO
Externo ao Programa - 326568 - MARIA SUELI DA SILVA KATAOKA
Interno - 1640241 - SERGIO DE MELO ALVES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 28/01/2016 17:23
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2