Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LAISE PENA BRAGA MONTEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAISE PENA BRAGA MONTEIRO
DATA: 14/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: via plataforma Google Meet
TÍTULO:

"Avaliação da qualidade de obturação com diferentes protocolos de ativação do cimento endodôntico em cavidades simuladas de reabsorção interna: estudo bibliométrico e laboratorial"


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Reabsorção da raiz, Microtomografia por Raio-X, obturação do canal radicular.


PÁGINAS: 23
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

A reabsorção radicular interna (RRI) é uma patologia causada por infecção crônica ou trauma que resulta em perda de tecidos duros formando uma cavidade intra-radicular de difícil acesso, preenchida por tecido de granulação. O objetivo deste projeto é avaliar, através de microtomografia computadorizada (micro-CT), a qualidade da obturação de dois cimentos endodônticos (AH Plus JET e Bio-C Sealer) em cavidades simuladas de reabsorção interna, com e sem ativação ultrassônica dos cimentos. Além disso, realizar estudo bibliométrico para sintetizar quantitativamente e qualitativamente a literatura mais citada acerca da pesquisa em RRI, a fim de subsidiar o referencial teórico deste trabalho. Dentes pré-molares inferiores serão preparados utilizando os instrumentos Reciproc R25 e R50. Para simular as cavidades de reabsorção interna, será utilizado broca de Largo nº3 em baixa rotação, no comprimento de 5mm. Após isso, com uma broca carbide ARXL nº3 em baixa rotação, serão realizados movimentos pendulares em direção mésio-distal também no comprimento de 5mm. Posteriormente, as amostras serão divididas e obturadas com cone único (Reciproc R50), de acordo com o tipo de cimento e técnica utilizada (n = 9): AH Plus JET sem ativação ultrassônica; AH Plus JET com ativação ultrassônica; Bio-C Sealer sem ativação ultrassônica; Bio-C Sealer com ativação ultrassônica. Os espécimes serão escaneados utilizando o aparelho de micro-CT para avaliar o volume percentual de material obturador e voids. Os dados serão analisados quanto à distribuição normal usando o teste de Shapiro Wilk e posterior escolha do teste estatístico. Paralelamente, será realizado estudo bibliométrico para sintetizar os artigos mais citados sobre a pesquisa em reabsorção interna. Para isso, será realizada uma pesquisa bibliográfica na base de dados eletrônica Web of Science ‘All Databases’, sem restrição de idioma ou ano de publicação. Os 100 primeiros artigos mais citados serão avaliados para extração de dados e para análises estatísticas descritivas e de correlação.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - Carolina Oliveira de Lima
Externo à Instituição - EMMANUEL JOAO NOGUEIRA LEAL SILVA
Presidente - 2611242 - JULIANA MELO DA SILVA BRANDAO
Notícia cadastrada em: 31/05/2023 09:19
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1