Notícias

Banca de DEFESA: ISSAE SOUSA SANO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISSAE SOUSA SANO
DATA: 17/05/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 01 do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Odontologia da UFPA
TÍTULO:

"EFEITO DE UM GEL DESSENSIBILIZANTE EXPERIMENTAL COM EXTRATO DE CANABIDIOL NAS PROPRIEDADES E ULTRAMORFOLOGIA DA SUPERFÍCIE DO ESMALTE BOVINO APÓS CLAREAMENTO DENTAL"


PALAVRAS-CHAVES:

Canabidiol; Sensibilidade da Dentina; Esmalte Dentário; Propriedades de Superfície; Clareamento Dental. 


PÁGINAS: 39
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

O objetivo deste estudo in vitro foi avaliar o efeito da aplicação de um gel dessensibilizante experimental à base de canabidiol (CBD) nas propriedades, ultramorfologia, e conteúdo mineral do esmalte bovino clareado com peróxido de hidrogênio a 35% (HP). Quarenta amostras de esmalte bovino foram preparadas e distribuídas aleatoriamente em 4 grupos (n=10): G1: Controle, G2: HP, G3: KF+HP (Dessenbilizer KF 2% - FGM); G4: CBD+HP. O agente clareador foi aplicado de acordo com as instruções do fabricante. O grupo controle permaneceu não tratado e armazenado em saliva artificial. Foram avaliadas a microdureza Knoop (KHN), a rugosidade superficial (Ra), e a alteração de cor (∆E) por meio de microdurômetro, rugosímetro e espectofotômetro. A morfologia e composição química do esmalte foram observadas sob microscopia eletrônica de varredura (MEV) e espectrometria de energia dispersiva (EDS), respectivamente. Os dados foram tabulados e submetidos a análise de variância ANOVA one way e Tukey (p<0,05). Todos os grupos tratados sofreram um efeito clareador significativo e não houve diferença entre eles quanto à alteração de cor, rugosidade superficial e microdureza knoop.  É possível concluir que o gel dessensibilizante experimental de CBD demonstrou ser uma opção segura previamente ao agente clareador, pois não influenciou na eficácia do clareamento, na rugosidade superficial, na microdureza e no conteúdo mineral do esmalte dental bovino.  


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 327584 - CECY MARTINS SILVA
Presidente - 1259040 - JESUINA LAMARTINE NOGUEIRA ARAUJO
Externo ao Programa - 2866155 - RUSSANY SILVA DA COSTA
Notícia cadastrada em: 15/05/2023 12:24
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2