Notícias

Banca de DEFESA: CYNTIA MARIA BINO SINIMBU

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CYNTIA MARIA BINO SINIMBU
DATA: 25/09/2013
HORA: 09:00
LOCAL: Faculdade de Odontologia - Sala de aula do mestrado
TÍTULO: “Estudo das condições de saúde bucal, em mulheres em situação de violência"
PALAVRAS-CHAVES: Violência contra mulher; trauma crânio-cerebral; epidemiologia; odontologia; saúde bucal, violência por parceiro íntimo, doença periodontal.
PÁGINAS: 54
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Clínica Odontológica
RESUMO: A violência é um dos maiores problemas enfrentados hoje pela saúde pública mundial, acarretando milhões de dólares na reparação de danos e enfrentamento em suas diversas formas de significação e impacto populacional. Pessoas de todas as idades podem ser afetadas, e alguns grupos se constituem em maior vulnerabilidade e lideram maior índice de morte relacionado à violência (OMS, 2008). Dentre os tipos de violência, a violência doméstica tem sido considerada um problema privado entre a vítima e o agressor, especialmente nos últimos anos, é apontada como um grave e crônico problema da saúde pública (Love, 2001; Santi, 2007; Warburton, 2002; Kwako, 2011). O projeto de pesquisa em questão está inserido em uma linha de pesquisa que investiga a violência doméstica e a saúde da mulher, especificamente os agravos relacionados ao complexo bucomaxilofacial e suas repercussões à saúde. A pesquisa contará com duas fases de execução, sendo uma parte do estudo do tipo retrospectivo de um estudo epidemiológico, no qual uma avaliação em dados secundários de base de dados do ministério da saúde comporá o cenário da pesquisa, e a outra parte trata-se de um estudo transversal, observacional, prospectivo, que consiste em entrevistas e exame das condições bucais referentes a sequelas dos traumas faciais em mulheres vítimas de violência doméstica. O projeto é interinstitucional, local, nacional, com financiamento dos próprios pesquisadores.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3301328 - FLAVIA SIROTHEAU CORREA PONTES
Externo ao Programa - 2611325 - GUSTAVO ANTONIO MARTINS BRANDAO
Presidente - 1615573 - LILIANE SILVA DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 24/09/2013 10:43
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1