Notícias

Banca de DEFESA: ALINE SEMBLANO DIAS CARREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE SEMBLANO DIAS CARREIRA
DATA: 14/09/2013
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório da Faculdade de Odontologia
TÍTULO: “EGF regula atividades de migração, invasão e secreção de proteases em uma linhagem celular derivada de adenoma pleomórfico humano através de EGFR”.
PALAVRAS-CHAVES: adenoma pleomorfo; metaloproteinases da matriz; fatores de crescimento.
PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Clínica Odontológica
RESUMO: O adenoma pleomórfico (AP) é a neoplasia de glândula salivar mais comum, e desperta grande interesse por sua freqüência e características histológicas, em especial sua matriz extracelular (MEC). A MEC funciona como um reservatório para várias substâncias incluindo os fatores de crescimento (FC). A liberação e ativação desses dependem do processo de proteólise localizada da matriz, mediada pelas metaloproteinases da matriz (MMPs). Os FC controlam uma diversidade de processos celulares, porém podem desempenhar um importante papel no desenvolvimento e progressão de neoplasias, pois podem induzir a secreção de MMPs contribuindo para os processos de invasão e metástases nos tumores. O fator de crescimento epidérmico (EGF) e seu receptor (EGFR) têm sido implicados na tumorigênese de várias neoplasias, porém há poucos estudos sobre esses FC em tumores de glândulas salivares. Neste trabalho avaliamos o papel desempenhado pelo EGF sobre as atividades de migração, invasão e secreção de proteases em uma linhagem de células imortalizadas derivadas de AP humano (células AP-hTERT). Imunofluorescência demonstrou que a MMP-2, MMP-9, EGF e EGFR estão expressas in vitro no AP. Ensaios de “ferida” e de migração demonstraram que o EGF estimula a atividade migratória das células AP-hTERT. O EGF estimulou também a invasão nos ensaios em câmaras bipartites cobertas com Matrigel. Esse processo de invasão depende de atividade de protease. Por zimografia foi detectado que as células exibiram aumento da secreção de MMPs quando tratadas com diferentes concentrações de EGF. O silenciamento do EGFR promoveu a diminuição da expressão da MMP-9 ativa e MMP-2 inativa. Esses resultados sugerem uma interação entre as MMPs e os FC que supostamente podem influenciar na remodelação da MEC e, por conseguinte no comportamento invasivo da linhagem. Além disso, esses FC podem ter participação no processo de tumorigênese do AP.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152832 - JOAO DE JESUS VIANA PINHEIRO
Externo à Instituição - JOSE ANTONIO PICANCO DINIZ JUNIOR
Interno - 1640241 - SERGIO DE MELO ALVES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 22/08/2013 14:44
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1