Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAISSA ARAUJO DE MESQUITA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAISSA ARAUJO DE MESQUITA
DATA: 12/04/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

"Efeito do Laser de baixa potência e do dessensibilizante a base de  glutaraldeído no controle da sensibilidade dentária e  na cor dos dentes pós-clareamento: estudo clínico, randomizado, controlado, duplo-cego e boca dividida."


PALAVRAS-CHAVES:

Clareamento dental, Terapia de luz de baixa intensidade, adesivos dentinários, sensibilidade dental.


PÁGINAS: 29
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

O clareamento dental é um dos procedimentos estéticos mais indicados na odontologia e há evidências de que interfere em aspectos da qualidade de vida dos pacientes. Entretanto, a sensibilidade, associada ao período pós procedimento, desafia clínicos e pesquisadores. O uso de laserterapia de baixa potência (LBP) associada ou não a outros agentes dessensibilizantes apresenta resultados positivos para o controle desse efeito adverso dos agentes clareadores. O objetivo deste estudo clínico, portanto, é avaliar o efeito do dessensibilizante à base de glutaraldeído e a sua associação com a LBP na sensibilidade dental e na cor dos dentes. Serão selecionados 25 pacientes divididos nos grupos G1-Laser + Gluma, G2 Simulação Laser + Gluma; G3-–Placebo + Simulação do Laser e G4 Laser + Placebo para um estudo clinico randomizado, duplo cego e boca dividida. Os pacientes serão submetidos a três sessões de clareamento com peróxido de hidrogênio 35%  e  a sensibilidade será observada através de uma escala visual numérica durante os  21 dias a partir do início do clareamento,  a cor será analisada com um espectofotômetro nos tempos T0,T1, T2 e T3 ,T4 e T5 onde o T0 corresponde o tempo antes do inicio do tratamento, T1 após uma semana da primeira sessão, T2 após uma semana da segunda sessão, o T3 após a terceira sessão; o T4 após uma semana da terceira sessão e o T5 após 6 meses de acompanhamento. A análise de cor será registrada pelo sistema CieLab utilizando os valores L, a e b para obtenção do Delta E. Os dados serão analisados , após cofirmação de normalidade, através dos teste ANOVA para dados repetidos para avaliação intra e intergrupos dos resultado de sensibilidade e para os dados de Delta E. Dentre os resultados espera-se: que o uso do glutaraldeído isolado e/ou associado à LBP auxilie no controle da sensibilidade pós- clareamento, sem que prejudique a cor final obtida nos pacientes submetidos ao protocolo clínico proposto. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 327584 - CECY MARTINS SILVA
Externo à Instituição - CRISTIANE DE MELO ALENCAR
Interno - 327879 - ELIANE BEMERGUY ALVES
Notícia cadastrada em: 11/04/2022 09:03
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1