Banca de QUALIFICAÇÃO: GERCINA FERREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GERCINA FERREIRA DA SILVA
DATA: 07/12/2023
LOCAL: NEB- UFPA

A FORMAÇÃO DE MULHERES NORMALISTAS NO INSTITUTO NOSSA SENHORA DOS ANJOS (1958-1972)

História de Mulheres. Normalistas. Congregações Religiosas.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Resumo: O presente estudo tem como tema a história da educação de mulheres. Tem como objeto a experiência formativa de professoras no Instituto Nossa Senhora dos Anjos em Abaetetuba/PA.  O recorte temporal inicia-se no ano de 1958, ano em que inicia o curso para professoras e termina no ano de 1972, ano da última turma ofertada no instituto. Para o desenvolvimento deste trabalho, nos fundamentamos teórica e metodologicamente nos estudos de Thompson (1988), que ao estudar os indivíduos e as classes afirma que eles são sujeitos de sua própria formação. O ato de formar-se precisa da coletividade. Nesse sentido o conceito de experiência nos ajuda a pensar na formação dessas mulheres como seres históricos indissociáveis. Neste estudo, a argumentação central é que o processo formativo desenvolvido pela Irmãs Missionárias Capuchinhas para mulheres professoras estava imbricado ao projeto catequizador da congregação.  O objetivo geral deste estudo são: analisar como se deu o processo de formação de normalistas no Instituto Nossa Senhora dos Anjos nos anos de 1958 a 1972 mostrando as alterações ocorridas na formação de mulheres no contexto dos dois períodos políticos. A metodologia que utilizamos para orientar as reflexões desta pesquisa é proveniente do método histórico, entendendo que as “atuais formas de vida social, as instituições e os costumes têm origem no passado, e é importante pesquisar suas raízes para compreender sua natureza e função” (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 106). O Instituto Nossa Senhora dos Anjos foi o primeiro a disponibilizar o curso de formação de professoras primárias na cidade de Abaetetuba. Tinha como finalidade a educação para um público exclusivamente feminino. A educação ali efetivada era rígida, acompanhada pelas freiras no espaço educacional, e fora dele a função de monitorar era feita por alunas, que vigiavam as ações das colegas, limitando os espaços a serem frequentados pelas alunas, com a ameaça de desligamento do instituto. O curso de formação de professoras funcionou de 1958 a 1972 e formou mulheres normalistas.

Presidente - 326878 - RAIMUNDO ALBERTO DE FIGUEIREDO DAMASCENO
Interno - 402.947.222-20 - ANSELMO ALENCAR COLARES - UFOPA
Externo ao Programa - 1212471 - CLARICE NASCIMENTO DE MELO
Externo ao Programa - 1152648 - MARIA JOSE AVIZ DO ROSARIO