Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MANUELLE ESPINDOLA DOS REIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANUELLE ESPINDOLA DOS REIS
DATA: 17/11/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Meett-PGEDA
TÍTULO:

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO MÉDIO: AS PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO HUMANA PRESENTES NA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO IMPLEMENTADA POR MEIO DO SISTEMA EDUCACIONAL INTERATIVO (SEI)


PALAVRAS-CHAVES:

Política pública. Ensino médio. Formação humana.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Ensino Profissionalizante
RESUMO:

O Presente estudo busca discutir as políticas públicas para o ensino médio e as perspectivas de formação humana presentes na proposta de educação implementada por meio do Sistema Educacional Interativo (SEI). Nesse sentido, nos mobiliza a fazer a seguinte indagação:  Quais perspectivas de formação humana estão presentes nas políticas públicas para o ensino médio implementadas por meio da proposta de educação Sistema Educacional Interativo (SEI)? Desse modo, torna-se imperativo analisar as políticas públicas para o ensino médio e as perspectivas de formação humana presentes na proposta de educação implementada por meio do Sistema Educacional Interativo (SEI). Para atingir tal objetivo faz-se necessário analisar a influência dos organismos multilaterais na definição das políticas públicas para o Ensino Médio e suas orientações para promoção da formação humana; Analisar as políticas públicas para o Ensino Médio, de modo mais específico o Sistema Educacional Interativo e suas interfaces e por fim identificar as concepções de formação humana presente no Sistema Educacional Interativo (SEI) e as reverberações na educação dos filhos e filhas da classe trabalhadora. Para elucidar a problemática, aqui levantada, recorremos Shiroma (2008), Saviani (1999), Sabbi e Azavedo (2013) Libâneo (2016), Adrião e Peroni (2009), Hadadad (2008), Mello e Moll (2019), Araújo (2009), Motta e Frigotto (2017), Ramos e Frigotto (2017). No que se refere ao método, este trabalho é orientado pelo materialismo histórico dialético em que as categorias analíticas mediação, contradição e totalidade serão fundamentais na explicação do objeto em tela. Também lançamos mão da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental, após a categorização dos dados coletados utilizaremos a estratégia metodológica análise de conteúdo. Este trabalho apresenta a seguinte organização: I) Introdução, em que se faz uma apresentação dos principais elemento do objeto do estudo; II) Aqui apresentamos como se deu a implementação do SEI no estado do Pará e como está organizado, assim como a presença da educação mediada por tecnologia em outros estados da federação brasileira; III) Organismos multilaterais e a definição de políticas públicas para o ensino médio: o Estado do Pará neste capítulo abordamos a influência das principais organizações multilaterais na definição da educação no Brasil e por conseguinte no território paraense; IV) Discorremos sobre o método norteador deste estudo, assim como o percurso metodológico.          


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2190546 - GILMAR PEREIRA DA SILVA
Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Interno - 6328125 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA
Externo ao Programa - 2495174 - CLEIDE CARVALHO DE MATOS
Externo ao Programa - 2571078 - RONALDO DE OLIVEIRA RODRIGUES
Externo à Instituição - SILVIA CRISTINA CONDE NOGUEIRA
Notícia cadastrada em: 26/10/2023 15:46
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1