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Banca de QUALIFICAÇÃO: ARIANE DE NAZARE CUNHA AMORAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARIANE DE NAZARE CUNHA AMORAS
DATA: 13/11/2023
HORA: 14:00
LOCAL: NÚCLEO DE ESTUDOS TRANSDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO BÁSICA
TÍTULO:

A IMPLANTAÇÃO DA JUSTIÇA RESTAURATIVA EM ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM A PARTIR DE SUAS PARTICIPAÇÕES EM UMA PESQUISA COLABORATIVA 


PALAVRAS-CHAVES:

solução de conflitos na escola; violência na escola; justiça restaurativa na escola; ciclo de estudo de reflexão; formação de professores.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO:

O presente estudo trata do tema Justiça Restaurativa na escola. A investigação realizada quanto a temática define o objeto de estudo na forma de implementação da Justiça restaurativa nas escolas públicas da região metropolitana de Belém como mecanismo de enfrentamento à violência na escola. O problema da pesquisa está delimitado para o desenvolvimento da investigação, como segue: que conhecimentos e práticas da justiça restaurativa poderiam ser construídos pelas escolas participantes da pesquisa colaborativa para enfrentar a violência escolar? O estudo traça como objetivo geral investigar os conhecimentos e as práticas acerca da Justiça Restaurativa construídos pelas escolas participantes da pesquisa colaborativa, a partir dos ciclos de estudo e de reflexão. A pesquisa colaborativa está em andamento em 08 (oito) escolas públicas, iniciada no segundo semestre de 2023, na região metropolitana de Belém/ Pará, em desenvolvimento com 08 (oito) partícipes, sendo uma gestora, três diretoras, um coordenador pedagógico, dois professores e uma assistente social. A proposta metodológica da pesquisa foi desenvolvida sob a abordagem qualitativa, com base na pesquisa colaborativa, que trata da identificação das necessidades formativas dos participantes e construção de diagnóstico formativo. Já a proposta para os instrumentos utilizados na coleta de dados é da formação de grupo focal e dos ciclos de estudo e de reflexão, dados que serão analisados, a partir da perspectiva da análise de conteúdo. O estudo em andamento utiliza como referencial teórico – metodológico Bardan (1977); Abramovay (2002, 2006, 2012); Freire (2013); Gatti (2014); Ibiapina (2008, 2016); Ibiapina e Bandeira (2017); Evans e Vaandering (2018); Mullet e Amstutz (2020); Silva Neto (2021); Zher (2022) entre outros. Para compreensão da temática, o estudo discute os conceitos de violência na escola, solução de conflitos na escola, mediação de conflitos na escola, justiça restaurativa e justiça restaurativa na escola. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Interno - 891.446.864-04 - HELENA CRISTINA GUIMARÃES QUEIROZ SIMOES - UNIFAP
Interno - 357.475.792-15 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA - UNICAMP
Externo à Instituição - HILDA MARIA MARTINS BANDEIRA
Externo à Instituição - NIRSON MEDEIROS DA SILVA NETO
Notícia cadastrada em: 26/10/2023 09:55
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