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Banca de QUALIFICAÇÃO: CHARLESTON SILVA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CHARLESTON SILVA DE SOUZA
DATA: 31/10/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO:

ECOSOFIA E EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA: Experimentações Pedagógicas na Sala Verde Amanajé, na Cidade de Capitão Poço/PA.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação; Ecosofia; Sala Verde Amanajé; Criação; Experimentação Pedagógica;


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO:

Esta pesquisa de tese parte do entendimento de que os problemas ecológicos estão intimamente relacionados aos problemas do socius e da subjetividade. Isto implica que para uma abordagem educacional satisfatória referente às ameaças à vida na superfície da terra precisaríamos estabelecer essas conexões, e entender que os problemas da deterioração da vida não concernem apenas aos problemas de ordem ambiental. Por esse motivo, esta articulação busca mostrar como as ações pedagógicas da Sala Verde Amanajé, na cidade de Capitão Poço/PA, desenvolvem aspectos potenciais para pensar a educação no registro amazônico como um território de encontros e cruzamentos entre visões de mundo. A ideia força da pesquisa tem sido cartografar as maneiras como as experiências da Sala Verde Amanajé borram as fronteiras entre as abordagens meramente ecológicas dos problemas ambientais contemporâneos ao articulá-las com questões de ordem social e subjetivas, isto é, como as relações que mantemos com o meio ambiente têm um impacto significativo tanto para a natureza em sentido estrito como para a formação das sociedades locais e dos sujeitos a elas pertencentes. Através do método da cartografia com inspiração em Deleuze e Guattari, tem-se buscado traçar e percorrer os contornos dessas articulações, tanto através de registros fotográficos, entrevistas, questionários e construção de mapas ou desenhos. Desde o início da pesquisa, também com o auxílio da filosofia rizomática de Deleuze e Guattari, fundamentalmente as ideias contidas na filosofia dos estratos, na noção de criação e experimentação e de utopia da imanência, a Sala Verde Amanajé tem se mostrado como um experimento pedagógico em termos ecosóficos, ou seja, suas ações estão intimamente relacionadas com a busca por caminhos alternativos na apreciação dos problemas ambientais. Isto envolve a criação, a experimentação e a resistência. A criação concerne à possibilidade de criar formas de pensar e agir que possam transformar a realidade presente. A experimentação implica uma atitude de abertura ao desconhecido e à incerteza, e uma disposição para experimentar novas formas de pensar e agir. E a resistência implica uma atitude crítica em relação à realidade presente, e uma disposição para resistir às estruturas opressivas e limitantes da sociedade. Portanto, esta pesquisa possui elementos que mostram o potencial das experimentações pedagógicas da Sala Verde Amanajé para a construção de novas maneiras de pensar os problemas ambientais na região amazônica, dando conta da complexidade que é característica da região. Especificamente em Capitão Poço, uma região com caráter fortemente voltado às questões ambientais, o estabelecimento de uma Sala Verde vem contribuindo para pensar a ecosofia e suas linhas rizomáticas com a educação na perspectiva do fortalecimento de uma cultura de relação cuidadosa com a terra, com a saúde das pessoas, com o meio ambiente em geral, com um olhar mais atento ao outro e suas manifestações culturais.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIO JORGE PARAENSE DA PAIXÃO
Externo ao Programa - 1637740 - FLAVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS
Interno - 2298298 - GILCILENE DIAS DA COSTA
Presidente - 2299112 - JOSE VALDINEI ALBUQUERQUE MIRANDA
Externo à Instituição - LEIF ERICKSSON NUNES GRÜNEWALD
Notícia cadastrada em: 29/09/2023 08:23
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