Banca de QUALIFICAÇÃO: REGINALDO DO SOCORRO MARTINS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REGINALDO DO SOCORRO MARTINS DA SILVA
DATA: 29/09/2023
LOCAL: NEB UFPA

GESTÃO DA ESCOLA BÁSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: o trabalho de gestores para a reorganização administrativa e pedagógica em escolas públicas na cidade de Belém-PA no período de 2020-2022

Escola Básica. Gestão Escolar. (Re) Organização do Trabalho Administrativo e Pedagógico. Pandemia da COVID-19.

ÁREA: Educação

A tese em questão discute a gestão da Escola Básica em tempos de pandemia da COVID-19 tendo como foco compreender o trabalho de gestores, frente aos desafios impostos pelo contexto da pandemia da COVID-19, no período de 2020 a 2022, quanto à reorganização administrativa e pedagógica na escola básica pública na cidade de Belém. A investigação fundamenta-se nos princípios do materialismo histórico dialético e na abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando-se de Entrevista como principal procedimento metodológico e da Análise de Conteúdo como técnica de organização e compreensão das mensagens. O locus da pesquisa será duas escolas de educação básica das redes públicas, uma municipal e outra estadual da cidade de Belém-PA, nas quais serão desenvolvidas as entrevistas semiestruturadas com os gestores com o objetivo de compreender o trabalho dos mesmos diante de um contexto tão adverso como o da pandemia. Para a compreensão do objeto de investigação e fundamentação das análises que serão realizadas, referendaremos na produção teórica do campo da Administração/Gestão Escolar, que, associada ao corpus empírico da pesquisa, que será constituído pelas transcrições das entrevistas, possibilitará a construção dos argumentos a favor da tese proposta. Parte-se da premissa de que em função do cenário da pandemia da COVID-19, no período de 2020-2022, o trabalho dos gestores na escola básica pública sofreu impactos significativos que alteraram a sua forma de atuação quanto à reorganização administrativa e pedagógica da escola para a execução dos projetos educativos das unidades escolares sob suas responsabilidades legais. Nesse sentido, em função da natureza do objeto de estudo e das questões de investigação, propõe-se a confirmação da seguinte tese: o cenário da pandemia da COVID-19 provocou uma intensificação de novos processos para o atendimento de demandas antes não afetas à gestão da escola. Esse fato exigiu uma requalificação das funções dos gestores em múltiplas dimensões tendo implicações decisivas para a atuação dos mesmos na mediação das novas relações que se estabeleceram no trabalho coletivo para (re) organização da escola básica pública no contexto da pandemia, na cidade de Belém, no período de 2020 a 2022. As análises preliminares apontam para a confirmação da tese em proposição no sentido de que a atuação do gestor escolar foi decisiva no processo de reorganização administrativa e pedagógica da escola básica visando à continuidade dos serviços educacionais e à assistência aos alunos de forma remota e/ou na presencialidade mesmo com todas as restrições impostas pela pandemia. Outra importante constatação preliminar diz respeito ao processo de requalificação do gestor, em múltiplas dimensões, para atuar em funções que tradicionalmente não eram peculiares as suas atribuições, destacando-se, entre os novos atributos a gestão de processos digitais; o atendimento a um novo regime de aulas não presencial (remoto); gestão de saúde pública e gestão da assistência social/nutricional aos alunos; gestão de relações públicas comunitárias. Essas novas atribuições designadas à figura de gestores da escola básica são caracterizadas por tarefas que fomentam o desenvolvimento de um novo perfil de liderança junto à comunidade escolar.

Presidente - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Interno - 196.587.532-72 - MARK CLARK ASSEN DE CARVALHO - UFAC
Interno - 430.598.991-34 - ROSILENE LAGARES - UFT
Externo ao Programa - 677329 - TEREZINHA FATIMA ANDRADE MONTEIRO DOS SANTOS