Banca de QUALIFICAÇÃO: GEANICE RAIMUNDA BAIA CRUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEANICE RAIMUNDA BAIA CRUZ
DATA: 06/09/2023
LOCAL: SALA DO PGEDA_PLATAFORMA MEET

O PROCESSO FORMATIVO PELA EAD E SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA DE TRABALHO DE EGRESSOS/AS DO POLO UAB/CAMETÁ NA AMAZÔNIA PARAENSE

Educação a distância. Ensino superior. Egressos. Polo UAB.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Ensino Profissionalizante

Esta pesquisa em andamento busca analisar o percurso formativo pela Educação a Distância em nível superior dos egressos(as) do Polo Cametá e sua relação com as possibilidades de acesso ao mundo do trabalho, a partir dos Cursos ofertados pela Universidade Aberta do Brasil de Cametá, na região amazônica, no Estado do Pará. Iniciamos o estudo a partir de um levantamento bibliográfico, onde foram revisadas as contribuições teóricas de diferentes autores sobre a expansão, constituição e abrangência da EaD no conjunto das políticas neoliberais para o ensino Superior, e como vem sendo utilizada no contexto das universidades públicas. Logo após, apresentamos uma análise sobre a nova metamorfose do mundo do trabalho no contexto da relação trabalho-capital. Apresentamos ainda, uma breve evolução história da EaD, entre as gerações em nosso País, considerando as concepções sobre a EaD, as quais revelam que há entendimentos diversificados, semânticos e complementares, considerando as transformações da sociedade contemporânea.  A partir da LDB 9394/96, novas bases legais para a EaD são estabelecidas, entre elas, o Decreto de Nº 5.800/2006, que institui o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), como um programa articulador para a oferta de cursos e programas de educação superior da modalidade de educação a distância, destacando o papel e a configuração dos Polos de Apoio Presencial, como unidades de descentralização, com vistas a atender às demandas locais por educação pública superior. A metodologia traz como método o materialismo histórico dialético, através de uma abordagem qualitativa e como instrumentos, a análise documental e a entrevista semiestruturada. Os resultados parciais da pesquisa apontam que embora a oferta dos cursos tenha sido feita por uma universidade pública, gratuita – a UFPA, a qual ocupa um lugar de destaque na diferenciação entre as classes, que lutam por melhores condições de vida da população, a EaD apresenta inúmeras possibilidades e outras tantas limitações, principalmente no que se refere aos critérios de qualidade, nos aspectos da organização didática, pedagógica e administrativa dos Polos UAB em EaD. Verificou-se, ao longo da pesquisa que, em nome da expansão das mais variadas formas flexíveis de trabalho, posto pelo mercado capitalista, exige-se um profissional capacitado para atuar nos mais diversos campos produtivos. Analisar como essa polarização permeia o processo formativo e sua relação com as práticas de trabalho dos egressos do Polo UAB em EaD, é o nosso grande desafio nessa pesquisa de doutorado.

Presidente - 2190546 - GILMAR PEREIRA DA SILVA
Interno - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Externo ao Programa - 3425816 - JOAO BATISTA DO CARMO SILVA
Externo ao Programa - 7327537 - JOSE MIGUEL MARTINS VELOSO