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Banca de QUALIFICAÇÃO: LAÍS SOUZA DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAÍS SOUZA DA COSTA
DATA: 09/03/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica
TÍTULO:

O projeto de criação e manutenção de bibliotecas escolares como estratégia governamental para a formação de professores no Território Federal do Acre (1906- 1950)


PALAVRAS-CHAVES:

Bibliotecas escolares; formação de professores; Território Federal do Acre; história da educação


PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

O presente estudo apresenta o resultado parcial da tese de Doutorado em desenvolvimento no Programa de Pós- graduação em Educação na Amazônia da Universidade Federal do Pará (PGEDA/UFPA). O tema aqui tratado parte da discussão sobre a formação de professores no Território Federal do Acre a partir de um estudo específico sobre “O projeto de criação e manutenção de bibliotecas escolares como estratégia governamental para a formação de professores no Território Federal do Acre (1906- 1950)”. O contexto apresentado por esse estudo está centrado nas discussões voltadas para formação de professores a nível nacional no início do século XX até meados da década de 1950 e o papel das bibliotecas escolares nesse processo. A questão central desse trabalho pretende responder a seguinte pergunta? Por que o projeto de criação e manutenção de bibliotecas escolares constituiu-se enquanto importante estratégia governamental para a formação de professores no Território Federal do Acre no período de 1906 a 1950? Os objetivos traçados para responder essa questão são: compreender o contexto sócio-político-educacional Brasileiro durante o qual foram implementadas as bibliotecas escolares no Território Federal do Acre; descrever como ocorria a formação de professores no Território Federal do Acre no período de 1906 a 1950; analisar as motivações que levaram o Governo do Território do Acre a vincular o processo de criação e implementação de bibliotecas escolares à formação de professores por ele promovida; analisar as narrativas que foram criadas pelo governo do território federal do Acre para justificar a vinculação promovida entre a criação e implementação de bibliotecas escolares com a formação de professores. Esse trabalho tem sua fundamentação metodológica na abordagem qualitativa a partir do método histórico e a técnica de análise documental, o auxílio dessa abordagem nos traz essa nova perspectiva de procurar explorar o passado e indagar as fontes com base nos documentos com enfoque para os Jornais O Acre e O Cruzeiro do Sul, são as principais fontes utilizadas para a análise dessa pesquisa, visto que foram essenciais na propagação de notícias educacionais do período. O referencial teórico se baseia nos estudos de Barcellar (2006), Castro (2011), Costa (2010), Dantas (2011), Filho (2000), Monarcha (1997) Nagle (2009), Nóvoa (1992), Nunes (2000), Saviani (2004), entre outros. Com base nos referenciais lidos e documentos adotados. A pesquisa revela até o momento que o início do século XX foi marcado pela ideia de modernização do ensino culminando na reestrutura do funcionamento interno das escolas e alteração currículo tanto no ensino primário como no ensino normal por meio de metodologias modernas de ensino. Os professores passaram ser considerados os propulsores da organização da cultura no país dos quais a intenção era a mudança de mentalidade com base na construção de uma pedagogia científica, e a estratégia editorial se transformou em uma das peças-chave nesse processo que culminou na criação da Biblioteca de Educação e do INEP, dando suporte para a formação de professores em todo o país, inclusive no Território Federal do Acre. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Interno - 6328125 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA
Interno - 196.587.532-72 - MARK CLARK ASSEN DE CARVALHO - UFAC
Externo à Instituição - CESAR AUGUSTO CASTRO
Externo à Instituição - EURIZE CALDAS PESSANHA
Notícia cadastrada em: 07/03/2023 17:04
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