Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA FERREIRA NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JESSICA FERREIRA NUNES
DATA: 02/02/2023
LOCAL: NÚCLEO DE ESTUDOS TRANSDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO BÁSICA

INCLUSÃO ESCOLAR E PRÁTICAS CURRICULARES: A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DOCENTE EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BELÉM/PA

Inclusão Escolar; práticas curriculares; formação continuada; pesquisa colaborativa.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial

Oficialmente a educação brasileira está assentada sob o paradigma da inclusão escolar, garantindo aos alunos com deficiência o acesso à educação regular, entretanto, diversas problematizações circundam esse contexto educativo, e o professor, assim, se constitui agente potencializador dessa inclusão. Nesse sentido, essa pesquisa tem como objeto de estudo “os conhecimentos pré-existentes e adquiridos sobre inclusão escolar e práticas curriculares na pré-escola de docentes participantes de ciclos de estudo e reflexão promovidos por uma pesquisa colaborativa na EMEIF Rotary, Belém/PA”. Portanto, defini como questão central de minha investigação “Que conhecimentos sobre inclusão escolar e práticas curriculares na pré-escola docentes da EMEIF Rotary, Belém/PA, adquiriram e adotaram a partir de suas participações em ciclos de estudo e reflexão promovidos por uma pesquisa colaborativa?”, no intuito de responder a essa questão elenquei três questões norteadoras que são: a)Que conhecimentos sobre inclusão escolar e práticas curriculares na pré-escola os docentes da EMEIF Rotary, Belém/PA, possuíam na fase inicial da pesquisa colaborativa? b)Que conhecimentos sobre inclusão escolar de crianças com deficiência na pré-escola foram produzidos pelos docentes durante os ciclos de estudo e reflexão realizados? c)Que práticas curriculares inclusivas foram implementadas pelos docentes após suas participações nos ciclos de estudo e reflexão promovidos pela pesquisa colaborativa?. A fim de responder as questões elencadas por mim, delimitei como objetivo geral “analisar os conhecimentos pré-existentes e adquiridos sobre inclusão escolar e práticas curriculares na pré-escola de docentes participantes de ciclos de estudo e reflexão promovidos por uma pesquisa colaborativa na EMEIF Rotary, Belém/PA”, para tanto, os objetivos específicos são: 1. Diagnosticar os conhecimentos sobre inclusão escolar e práticas curriculares na pré-escola que os docentes da EMEIF Rotary Belém/PA possuíam na fase inicial da pesquisa colaborativa; 2. Identificar os conhecimentos sobre inclusão escolar de crianças com deficiência na pré-escola que foram produzidos pelos docentes durante os ciclos de estudo e reflexão realizados; 3. Avaliar se as práticas curriculares implementadas pelos docentes que participaram dos ciclos de estudo e reflexão promovidos pela pesquisa colaborativa tornaram-se inclusivas. Essa investigação é desenvolvida pela abordagem qualitativa, e se configura em uma pesquisa do tipo colaborativa. A principal técnica de produção de dados é o grupo focal. O resultado desse estudo repercutirá tanto na comunidade escolar investigada, quando na comunidade acadêmica, visto que desenvolveremos coletivamente conhecimentos acerca da inclusão escolar e de práticas curriculares inclusivas.

Presidente - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Externo ao Programa - 2353806 - AMELIA MARIA ARAÚJO MESQUITA
Externo à Instituição - MARCIA DENISE PLETSCH
Externo à Instituição - MARIA EDITH ROMANO SIEMS