Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO HENRIQUE FRANÇA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO HENRIQUE FRANÇA COSTA
DATA: 21/12/2022
HORA: 08:00
LOCAL: Sala Google Meet: https://meet.google.com/muw-qkre-chh
TÍTULO:

ESTUDO DE CASO DOCUMENTAL SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM ESTUDOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS (LIESAFRO) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA).


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Étnico Racial; Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico; LIESAFRO


PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO:
A tese de doutorado em andamento temo como objetivo analisar o processo de
formaçãoinicialparaeducaçãodasrelaçõesétnico-raciaisrealizadonaLicenciatura
InterdisciplinaremEstudosAfricanoseAfro-Brasileiros(LIESAFRO)daUniversidade
FederaldoMaranhão(UFMA),atravesdestaanalisepretende-secompreendercomoa
PolíticadeaçãoafirmativanamodalidadedasLeis10.639/2003e11.645/2008seconsolidou
na UFMA através da LIESAFRO;demonstando a produção e ondeestão inseridos os egressos
da1ªturmadoLIESAFRO.Porestarazãoproblematiza-secomoaLicenciatura
InterdisciplinaremEstudosAfricanoseAfro-Brasileiros(LIESAFRO),desenvolvesua
intervençãojuntoaosdiscentesinseridosnestalicenciatura,levandoemconsideraçãoa
literaturaespecializada,easlegislaçõesquetratamdasrelaçõesraciaisnaescola?
Utilizaremoscomoaportemetodológico, a técnicadeAnálisedeConteúdodeLaurence
Bardin(2016).Referenteaoaportedaliteraturaespecializadaparadiscutirmossobrea
formaçãodeprofessores(WilmaCoelhoeMauroCoelho,2013;2018;2021);(WilmaCoelho
e Aldemir Silva, 2016); (Tania Müller; Wilma Coelho; Paulo Ferreira (2015); (WilmaCoelho,
2014); (Wilma Coelho e Carlos Silva, 2015). Aose discutir a categoria“currículo” e “cultura”
acionaremososestudossobreCurrículo(JoséSacristan,1998;2000;2017);(JoséSacristane
AntonioGomez2000)edeCultura(EdwardThompson,1981;1998).Ametodologiaéde
abordagemqualitativa,comusodapesquisabibliográficaedocumental,comaaplicaçãode
questionário(virtual).Osresultadosparciais,identificadospormeiodoscapítulosteóricos
apresentados,revelamqueatemáticasobreaformaçãoinicialdeprofessoresemERER,ea
suarelaçãoentreensinoepesquisaé“sustentada”porumaracionalidadepedagógica
fomentadoradeuma“práxis”educativaqueabracaminhosdeaprendizagensà‘vida
contemporânea”.NestesentindoaLIESAFROtemcontribuídoparaadecolonização dos a decolonização dos currículos dos cursos de formação inicial de professores, a partir da reflexão com os seus alunos egressos da aproximação existente entre a epistemologia da prática e a racionalidade técnica existente no contexto da sala de aula.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2178662 - WILMA DE NAZARE BAIA COELHO
Interno - 6328125 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA
Interno - 581.553.686-53 - MARIA JOSE DE PINHO - UFT
Externo à Instituição - ANA CRISTINA JUVENAL DA CRUZ
Externo à Instituição - CICERA NUNES
Externo à Instituição - FABIANE MAIA GARCIA
Notícia cadastrada em: 20/12/2022 11:15
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2