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Banca de DEFESA: CASSIO VALE DA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CASSIO VALE DA COSTA
DATA: 15/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/yjz-qgkv-nez
TÍTULO:

A educação como negócio social na Amazônia brasileira


PALAVRAS-CHAVES:

Negócios Sociais. Redes de Políticas. Educação e Desenvolvimento


PÁGINAS: 198
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO:

A pesquisa analisou novas configurações das relações entre Estado, mercado e sociedade na condução das políticas públicas educacionais, considerando o momento a partir do qual a educação é transformada em negócio social pelo “Setor Dois e Meio”. O recorte espacial para a análise se deu no âmbito do que se denomina a Amazônia brasileira, razão pela qual foi utilizado o caso da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), que representa um tipo de rede atuando nessa região por meio do interesse da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). A hipótese do estudo é de que o trabalho em rede representado pela PPA nessas novas relações sociais fortalece a atuação do setor privado na estrutura estatal, com implicações para o papel da gestão do Estado, a exemplo de sua subsunção à racionalidade empresarial, já que os empresários e os novos filantropos atualmente precisam entrar na administração pública a fim de também ter controle sobre ela. A problemática da pesquisa parte da pergunta: como se configura a educação nos chamados negócios sociais para um desenvolvimento sustentável por meio da PPA? Alguns objetivos específicos foram delineados, a saber: a) identificar como a globalização empresarial promove a intensificação de outras formas de relações sociais a partir da emergência e incorporação de filantropos contemporâneos para um novo projeto societário; b) desvelar por que instituições empresariais são incorporadas a redes para promover o desenvolvimento da educação por meio de negócios sociais que podem gerar lucratividade; e c) verificar de que forma a educação apresenta-se como subjacente às contradições, mediações e vinculações da dinâmica da PPA para estruturação de negócios sociais que alteram o modo de viver na realidade amazônica. O referencial teórico-metodológico foi pautado no materialismo histórico-dialético como forma de compreensão e análise da realidade. Além disso, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental, com empiria obtida junto a cinco membros da PPA, para desvelar sua estrutura e dinâmica. Os resultados alcançados confirmaram a hipótese e sustentam a tese de que as redes de políticas fazem parte de um movimento global de desenvolvimento proposto pelos filantropos empresários – nova fração de classe dominante – que almejam criar atuais padrões de progresso baseados na lógica da filantropia como negócio, para destravar mercados ao investir na educação para o empreendedorismo, de forma que ela seja configurada como um negócio social. Do conjunto das análises, entende-se que, em geral, as propostas educacionais advêm de articulações internacionais em nome da Amazônia, o que pode intensificar processos de desigualdades sociais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2190546 - GILMAR PEREIRA DA SILVA
Interno - 326878 - RAIMUNDO ALBERTO DE FIGUEIREDO DAMASCENO
Externo à Instituição - ALBIANE OLIVEIRA GOMES
Externo à Instituição - JANI ALVES DA SILVA MOREIRA
Externo à Instituição - LUIZ FERNANDES DOURADO
Externo à Instituição - TEREZINHA FATIMA ANDRADE MONTEIRO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 20/12/2022 11:15
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