Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIO NASCIMENTO DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIO NASCIMENTO DA COSTA
DATA: 05/09/2022
LOCAL: Híbrido NEB+Remoto

UNIVERSIDADE JUSTA: OS SENTIDOS DA JUSTIÇA SEGUNDO OS GRADUANDOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE DA UFPA

Concepção de justiça. Estudantes em vulnerabilidade. Assistência estudantil. Educação superior. Universidade justa na Amazônia.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação

Este trabalho apresenta como objeto de estudo o sentido de justiça que vem sendo impresso pelos processos de organização da Universidade Federal do Pará – UFPA, a partir do olhar dos graduandos em situação de vulnerabilidade. Analisa o modo pelo qual a UFPA, Campus Belém-PA produz as condições de garantia à educação para ser uma universidade justa aos seus estudantes universitários em situações de vulnerabilidade. Discuti as concepções de justiça e justiça na educação; estabelece a relação entre universidade justa e direito a educação; aponta as políticas e ações de educação justa aos estudantes universitários em situação de vulnerabilidade presentes nos documentos institucionais da UFPA; descreve os conceitos de universidade justa apresentados pelos estudantes universitários em situação de vulnerabilidade dos cursos superiores da UFPA; busca verificar como os conceitos de justiça têm se materializado na compreensão dos discentes em situação de vulnerabilidade da UFPA. Para tanto, sustenta-se em uma abordagem qualitativa, emprega-se do estudo de caso e, utiliza-se como procedimentos metodológicos, a revisão de literatura bibliográfica, a análise documental e a pesquisa de campo mediada pelas entrevistas semiestruturadas de acordo com a fala dos sujeitos da pesquisa: os graduandos em situação de vulnerabilidades da Universidade Federal do Pará – Campus Belém; os representantes da entidades sociais criadas para ratificar a representatividade política em consonância com as lutas e interesses de grupos minoritários de estudantes ao enfrentamento dos desafios e das problemáticas vivenciadas por universitários vulneráveis no cotidiano da UFPA; e o gestor da Superintendência de Assistência Estudantil – SAEST/UFPA. Assim, a investigação elementos para responder o seguinte problema de pesquisa: Como a Universidade Federal do Pará – UFPA (Campus Belém-PA) garante o direito à educação justa aos seus estudantes universitários em situação de vulnerabilidade?

Presidente - 2555964 - DINAIR LEAL DA HORA
Interno - 304.902.512-34 - JOSE DAMIÃO TRINDADE ROCHA - UEPA
Interno - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Interno - 1152796 - RONALDO MARCOS DE LIMA ARAUJO