Banca de QUALIFICAÇÃO: IZETE MAGNO CORREA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IZETE MAGNO CORREA
DATA: 25/08/2022
LOCAL: Sala 01 Neb

ENTRE MEDOS E ESPERANÇAS: a atuação da gestão escolar de Belém-PA no contexto da Pandemia da Sars-CoV-2 nos anos 2020-2021

Palavras-chave: Gestão Escolar. Escola Pública. Pandemia da Sars-CoV-2. Ciclo de Políticas.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas

RESUMO: A Tese em questão discute a atuação da gestão escolar, considerando as dificuldades presentes no cotidiano das escolas públicas estaduais no contexto da Pandemia da Sars-CoV-2. Para isso analisa o trabalho dos (as) gestores (as) escolares no Município de Belém-PA, de modo a evidenciar os modelos de gestão presentes na atuação dos (as) mesmos, diante das exigências institucionais e das demandas da comunidade escolar nos anos de 2020-2021. A investigação fundamenta-se nos princípios da abordagem qualitativa, utilizando-se da pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo e a pesquisa documental (textos normativos que apresentam status de lei) como método de análise, com base nos contextos da influência, do texto e da prática como técnica de interpretação, tradução e compreensão das políticas através das mensagens documentais e da utilização de entrevistas realizadas com três profissionais das unidades educativas de ensino básico selecionadas, para aproximar as análises da realidade da gestão escolar. A análise utiliza-se do Ciclo de Políticas e da classificação proposta por Bowe, Ball e Gold (1992), com base nos estudos de Mainardes (2006, 2007, 2009, 2013, 2017, 2018) entre a política proposta, política de fato e política em uso, e sobre a gestão escolar utilizada na organização. Como fonte de dados, utilizou-se os microdados do Censo Escolar da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Site da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-PA) para acesso aos indicadores de matrícula, assim como os sites do governo, as legislações que amparam o retorno às atividades presenciais e os documentos gerados pelas escolas que evidenciam o trabalho da gestão escolar no momento em questão. O recorte temporal para análise dos dados foi os anos de 2020-2021 (janeiro a dezembro). Os dados serão analisados pela perspectiva apoiada na emergência de uma sociologia das organizações educativas e o estabelecimento de pontes com a análise de políticas educacionais, com modelos, imagens e metáforas para a interpretação das organizações sociais formais e como crítica às ideologias organizacionais e administrativas, tradicionalmente de extração empresarial fundamentada por Lima (2011) na qual o estudo da escola ganha centralidade.

Presidente - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Interno - 2555964 - DINAIR LEAL DA HORA
Interno - 326878 - RAIMUNDO ALBERTO DE FIGUEIREDO DAMASCENO
Interno - 430.598.991-34 - ROSILENE LAGARES - UNIOESTE