Banca de QUALIFICAÇÃO: EFIGENIA DAS NEVES BARBOSA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EFIGENIA DAS NEVES BARBOSA RODRIGUES
DATA: 26/08/2022
LOCAL: Sala virtual

NARRATIVAS DE PROFESSORES EGRESSOS DO PARFOR:contribuições da interculturalidade em suas práticas pedagógicas.

Formação de Professores.Egressos.Parfor.Narrativas.Práticas Pedagógica.

ÁREA: Educação

: Esta pesquisa tem por objetivo analisar as formas através das quais a perspectiva intercultural de educação contribui(u) para a prática pedagógica dos professores, a partir de uma política educacional, o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor, por entender sua especificidade em qualificar professores que já exercem suas funções na rede pública da educação básica. O estudo assume a concepção teórica da perspectiva intercultural crítica com foco na formação de professores egressos do Parfor, no curso de licenciatura em Pedagogia, na UNIFAP e UEAP. A investigação defende que a formação do professor pela perspectiva intercultural, se constitui fator determinante para uma prática emancipadora, que possibilite o respeito à diversidade e alteridade dos grupos sociais que possuem culturas diferentes e que vivem na Amazônia amapaense.  O problema central da pesquisa busca evidenciar que significado os professores egressos do curso de Pedagogia/PARFOR atribuem a perspectiva intercultural, vivenciada ou não por eles ao longo do processo formativo? Trata-se, portanto, de uma pesquisa de natureza qualitativa a ser realizada com professores que se formaram pelo programa Parfor e que exercem atividades docentes em escolas urbanas, rurais, indígenas e quilombolas no estado do Amapá. Para isso, metodologicamente, escolheu-se a pesquisa narrativa com base nas contribuições de Clandinin e Connely (2011), que a consideram como a melhor forma de compreender e de representar as experiências de vida, particularmente as educacionais vividas e contadas pelos professores sobre o seu contexto profissional nas escolas sonde estão inseridos. A coleta de dados se dará através de entrevistas narrativas por ser, de acordo com Jovchelovich e Bauer (2008), uma técnica não estruturada, de profundidade e com características específicas, capaz de capturar os aspectos relevantes dos acontecimentos. Os dados serão tratados sob a lente da análise de conteúdo Bardin (2016). Com este estudo, pretende-se contribuir com um diálogo intercultural qualificado entre professores, visando uma ampla compreensão das particularidades sócio-históricas da educação brasileira, refletindo, (re)contextualizando e problematizando, de certa forma, as relações de alteridade no cenário institucional.

Externo à Instituição - ARTHANE MENEZES FIGUEIREDO
Externo à Instituição - CECILIA MARIA CHAVES BRITO BASTOS
Externo à Instituição - ELIVALDO SERRAO CUSTODIO
Presidente - 313.692.194-15 - EUGÉNIA DA LUZ SILVA FOSTER - UNIFAP