Banca de QUALIFICAÇÃO: KEILA ROBERTA CAVALHEIRO GUIMARÃES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KEILA ROBERTA CAVALHEIRO GUIMARÃES
DATA: 27/06/2022
LOCAL: Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica- NEB

AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL HEGEMÔNICAS NA PRODUÇÃO ACADÊMICA-CIENTÍFICA  DA REGIÃO NORTE DO BRASIL

Educação integral; Educação em tempo integral; Políticas educacionais.

ÁREA: Educação

O presente estudo é resultado parcial da tese de doutorado em desenvolvimento no programa de pós-graduação em educação na Amazônia, da Universidade Federal do Pará (PGEDA/UFPA). O tema da pesquisa se refere à temática educação integral em tempo integral e tem como objetivo analisar as concepções de educação integral hegemônicas presentes na produção acadêmica-científica da Região Norte do Brasil e como elas se delinearam nas propostas de ampliação da jornada escolar na Região, no período de 2012 a 2020. A pesquisa utilizou a abordagem qualitativa, tendo o estado da arte como tipo específico  de pesquisa, e como procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica pautada em autores que abordam o assunto tais como: Arroyo (2012), Cavaliere (2007), Coelho (2009), dentre outros. Realizou-se também análise documental da legislação educacional brasileira sobre a política de ampliação da jornada escolar: PNE 2001-2010, PNE 2014-2024, Lei nº 9.394/96, entre outras. Utilizou-se ainda a coleta de dados através do portal de teses da CAPES, acervos de artigos científicos disponível no banco de dados da SCIELO, da CAPES, anais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), anais da Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (ANPAE) e bibliotecas digitais das universidades do Norte do país. Os resultados parciais revelam que: a) a origem da implementação de iniciativas de educação integral e de escola de tempo integral no Brasil tem no educador Anísio Teixeira sua principal referência e inspiração. Influenciado pelo pensamento de John Dewey, que disseminou os ideais do movimento da Escola Nova em contraposição à Escola Clássica. b) a educação integral, como concepção historicamente referenciada, tem sua materialidade em construção, no Brasil, por meio da ampliação da jornada escolar e de concepções que, modificando-se ao longo dos tempos, vêm criando lógicas e práticas diferenciadas que se fundamentam em princípios político-filosóficos diversos. c) a análise documental a partir da legislação educacional que trata das questões relacionadas à ampliação do tempo escolar no Brasil permitiu a compreensão do crescimento dos debates sobre a temática em tela. Essa legislação aponta caminhos que favoreceram o crescimento do número de experiências relacionadas à ampliação do tempo escolar no Brasil. d) o panorama inicial na produção científica sobre o tema revelou que a ampliação do interesse científico acerca deste campo de investigações se faz presente no âmbito da pós-graduação em todo o território brasileiro, com destaque para os programas de pós-graduação localizados nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, pois são os que possuem maior número de trabalhos sobre a temática.

Presidente - 6328125 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA
Interno - 100.141.952-91 - ANTONIO CARLOS MACIEL - UNIR
Interno - 373.816.522-34 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES - UFCG
Interno - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA