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Banca de QUALIFICAÇÃO: CASSIO VALE DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CASSIO VALE DA COSTA
DATA: 07/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/hqh-sixj-doj
TÍTULO:

A educação como negócio social na Amazônia brasileira


PALAVRAS-CHAVES:

Negócios Sociais; Redes de Políticas; educação e desenvolvimento.


PÁGINAS: 135
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO:

A tese de dotorado em andamento analisa as novas formas de relações entre Estado, Mercado e Sociedade representados, respectivamente, por Primeiro, Segundo e Terceiro Setores na condução das políticas públicas sociais que estão sendo alteradas para que novos sujeitos sejam incorporados na arena pública para tomada de decisões como os novos filantropos com seus negócios sociais representados pelo Setor Dois e Meio numa espécie de filantropia lucrativa. A questão social enquanto movimento global da dinâmica empresarial acentua os princípios do neoliberalismo numa tentativa de subsumir políticas públicas à racionalidade do mercado com destaque para as redes de políticas como oportunidade de fortalecimento de suas ações que estrategicamente almejam estabelecer padrões de condução da vida em sociedade. Nesse sentido, foi utilizado o caso da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) que representa um tipo de rede atuando na Amazônia brasileira composta por nove estados a partir do interesse da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) com negócios sociais de impacto para promover o desenvovlimento dessa região. Logo, a hipótese do estudo é que a PPA almeja constituir um novo arranjo de desenvolvimento elaborado, por meio de novas formas de coordenação e cooperação entre o Estado, o mercado e a sociedade para a construção de um sistema de melhoria na qualidade da gestão pública. A questão central do estudo pretende responder como se configuram os chamados negócios sociais da Plataforma Parceiros pela Amazônia e sua relação com o desenvolvimento da educação?. Alguns objetivos se fazem presentes que são: identificar como se estruturam de forma global as estratégias empresariais com a causa social; desvelar por que instituições se incorporam em redes em direção aos negócios sociais e analisar quais as contradições, mediações numa totalidade concreta e vinculações se fazem presentes na estrutura e dinâmica do PPA, enquanto negócio social na Amazônia. O referncial teórico-metodológico está pautado no materislimo histórico-dialético como forma de compreensão e análise da realidade. Além disso, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental com empiria feita junto a seis membros da PPA para desvelar sua estrutura e dinâmica. Os resultados parciais revelam que a PPA desenvolve um tipo de educação empreendedora como estratégia de seus ditos negócios sociais que pode fomentar um tipo de empreendedorismo criativo imediato na vertente do mercado para intensificar o desenvolvimento excludente em substituição ao empreendedorismo de investimento a longo prazo que possibilite melhores condições de vida aos trabalhadores.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 677329 - TEREZINHA FATIMA ANDRADE MONTEIRO DOS SANTOS
Externo à Instituição - ALBIANE OLIVEIRA GOMES
Externo à Instituição - JANI ALVES DA SILVA MOREIRA
Externo à Instituição - LUIZ FERNANDES DOURADO
Notícia cadastrada em: 24/05/2022 08:17
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