Banca de DEFESA: PATRICIA MARTINS MORAES

DISCENTE: PATRICIA MARTINS MORAES
DATA: 20/12/2021
LOCAL: ICS

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO EM SAÚDE, ESPECÍFICOS PARA ESCLEROSE MÚLTIPLA, ADAPTADOS CULTURALMENTE E VALIDADOS PARA O PORTUGUÊS DO BRASIL: revisão sistemática.

esclerose múltipla; brasil; medidas de resultados relatados pelo paciente; desempenho físico funcional; cognição; qualidade de vida.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
SUBÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional

A esclerose múltipla (EM) é uma doença crônica, progressiva e neurodegenerativa que acomete principalmente adultos jovens. As lesões no sistema nervoso central ocorrem em curso temporal heterogêneo, afetando diferentes áreas cerebrais, ocasionando variabilidade nas manifestações clínicas. Os sintomas estão associados principalmente a declínios em parâmetros físico-funcionais, cognitivos e qualidade de vida. Nesse contexto, são necessárias avaliações periódicas para acompanhamento da progressão da doença por meio de instrumentos adaptados e validados para a cultura local. Os instrumentos de escolha devem ter boas propriedades de medição, para que reflitam as reais mudanças do quadro clínico e funcional do paciente, além de serem factíveis para aplicação nos contextos clínico e acadêmico. O objetivo desta revisão sistemática foi subsidiar a prática baseada em evidência ao identificar os instrumentos de avaliação em saúde adaptados e/ou validados para o português brasileiro e para uso na avaliação de paciente com EM, assim como avaliar a qualidade metodológica do processo de tradução-validação para construir referencial à equipe multiprofissional a respeito dos instrumentos disponíveis na literatura nacional e suas características psicométricas. Foi realizada busca sistemática na literatura por estudos de adaptação transcultural, validação para o português brasileiro ou desenvolvimento de instrumentos de autorrelato e testes de desempenho em saúde, para pacientes com EM. As bases de dados incluídas foram PubMed, Scielo, Lilacs, Scopus, Bireme, Grey Literature in Europe (OpenGrey) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (PROSPERO CRD42021257369). Para a avaliação da qualidade metodológica dos estudos utilizou-se a lista de verificação COnsensus‐based Standards for the selection of health Measurement INstruments (COSMIN) e a Newcastle - Ottawa Quality Assessment Scale (NOS). Com base nos critérios de elegibilidade, foram incluídos 20 estudos e 19 instrumentos, os quais avaliam, no total, 11 construtos (fadiga, disfagia, sintomas do trato urinário inferior, estado de incapacidade, equilíbrio, qualidade de vida, marcha, atividade e satisfação sexual, função motora das mãos, cognição, função dos membros inferiores). Apresenta-se a avaliação da qualidade metodológica das traduções e/ou validações para o português brasileiro, destacando-se as características dos instrumentos, os requisitos para a sua aplicação e as propriedades psicométricas (validade, confiabilidade, capacidade de resposta, sensibilidade e especificidade). A presente revisão apresenta referencial para a escolha de instrumentos para pesquisa e prática clínica brasileiras, subsidiando a seleção dos instrumentos de autorrelato e testes de desempenho em saúde, específicos para EM.

Presidente - 1537980 - NATALI VALIM OLIVER BENTO TORRES
Interno - 1312446 - MAURICIO OLIVEIRA MAGALHAES
Externo ao Programa - 1805405 - VICTOR AUGUSTO CAVALEIRO CORREA
Notícia cadastrada em: 07/12/2021 18:10