Notícias

Banca de DEFESA: MANUELA BRITO DUARTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANUELA BRITO DUARTE
DATA: 09/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

 VALIDAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA AVALIAÇÃO DE AJUSTES POSTURAIS ANTECIPATÓRIOS E COMPENSATÓRIOS


PALAVRAS-CHAVES:

Ajustes Posturais Antecipatórios, Ajustes Posturais Compensatórios. Sensores Inerciais, Equilíbrio postural, Dispositivos móveis.


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO:

Artigo 1: Os ajustes posturais são desencadeados pelo sistema nervoso central em resposta a perturbações externas e consistem em ajustes antecipatórios (APAs) ou compensatórios (CPAs). Os APAs são recrutamento muscular, associados ou não ao deslocamento do Centro de Pressão, de forma antecipada às perturbações previsíveis. Já os CPAs são gerados em decorrência do desequilíbrio, posteriormente à perturbação. Atualmente, o estudo de APA e CPA é restrito a laboratórios de pesquisa devido a necessidade de equipamentos específicos, de difícil manuseio e ao alto custo para sua realização. Com isso, o objetivo deste projeto foi validar um aplicativo desenvolvido para dispositivo móvel (Momentum) para a avaliação dos APAs e CPAs. Neste projeto jovens saudáveis foram submetidos a uma perturbação externa previsível, produzida pelo impacto de um pêndulo. Utilizamos um equipamento padrão ouro para comparar os resultados obtidos pelo Momentum. Os resultados de validação, a latência da APA (APAonset), o pico máximo (ACCpeaktime)e a variação da aceleração (ACCpeak)após o impacto e o tempo para atingir o pico (ACCpeak) foram os parâmetros que apresentaram mais fortes índices de correlação (r). Na confiabilidade, o Momentum apresentou correlação muito grande na APAonset e na APAamp. Na CPA, apenas o ACCrange obteve correlação excelente, os demais parâmetros apresentaram correlação de razoável a alta. Em geral, o Momentum se mostrou válido e confiável para avaliação dos ajustes antecipatórios e compensatórios. Artigo 2: Novas tecnologias principalmente no ambiente esportivo onde o rendimento e poder de competitividade são imprescindíveis, destaca-se o emprego de sensores inerciais para análises e avaliações no esporte, ao passo que sejam fidedignas aos equipamentos padrão ouro de avaliação. O objetivo deste artigo foi validar os sinais de aceleração do centro de massa (COM) na fase antecipatória e compensatória da perturbação comparando os dois equipamentos (Metamotion C e cinemática). Vinte jovens saudáveis em pé foram expostos ao paradigma do pêndulo que consistiu em perturbações anteroposteriores previsíveis provocadas ao nível dos ombros. Os resultados de validação evidenciaram correlação linear de todas as variáveis significativa com correlação de moderada a grande com r ≥ que 0,5 entre os dispositivos. A confiabilidade entre as sessões da cinemática foram excelentes (≥0,75). A variável APAonset apresentou ICC razoável a alto, já o CPAtime evidenciou uma excelente correlação. Esses resultados evidenciam que o Metamotion C se mostrou confiável e válido na mensuração de aceleração do COM em comparação ao sistema de câmeras tanto na APA quanto na CPA.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AREOLINO PENA MATOS
Presidente - 1802690 - BIANCA CALLEGARI
Interno - 2390797 - JOAO SIMAO DE MELO NETO
Notícia cadastrada em: 26/11/2021 09:14
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2