Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONARDO BRENO DO NASCIMENTO DE AVIZ

DISCENTE: LEONARDO BRENO DO NASCIMENTO DE AVIZ
DATA: 22/10/2021
LOCAL: Hospital Universitário João de Barros Barreto - Centro de Estudos

EFEITOS DA TELERREABILITAÇÃO EM PACIENTES SUBMETIDOS AO TRATAMENTO CIRÚRGICO DE CÂNCER DE MAMA

Neoplasia de mama; Telerreabilitação; Período Pós-Operatório

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
SUBÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional

INTRODUÇÃO: O câncer de mama é o tipo de neoplasia mais comum entre no público feminino, sendo avaliado como o principal tipo de câncer responsável pela morte das mulheres, além disso, é considerado um problema de saúde pública no Brasil, devido a sua incidência, morbidade e mortalidade. O tratamento para o câncer de mama envolve um conjunto de terapêuticas que podem ser classificadas como localizadas, que envolve a cirurgia e a radioterapia, e as sistêmicas, que abrange a quimioterapia e a hormonioterapia. O tratamento cirúrgico comumente pode gerar alguns efeitos adversos para a condição física do paciente. Com isso, é indicado que esses pacientes realizem programas de reabilitação física o mais rápido possível. Entretanto, nem todos os pacientes conseguem realizar o processo de reabilitação de forma presencial, com isso, torna-se cada vez mais necessário o estudo e desenvolvimento de recursos como a telerreabilitação, podendo assim auxiliar nesse processo. OBJETIVO: Avaliar os efeitos da telerreabilitação associada a reabilitação presencial como opção terapêutica em pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico de câncer de mama. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de ensaio clínico, quantitativo de característica longitudinal, cuja coleta de dados será realizada no período de setembro de 2021 a julho de 2022 na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), com pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico de câncer de mama. A amostra da pesquisa será composta por pacientes diagnosticados com câncer de mama e que foram submetidos ao tratamento cirúrgico da doença e que estejam em um período de 15 dias de pós operatório. Os participantes da pesquisa serão divididos em 3 grupos (Controle, Intervenção e associado) o primeiro receberá a reabilitação presencial de Fisioterapia, contendo exercícios aeróbicos, alongamentos, cinesioterapia ativa livre e resistida, denominado Grupo Controle. O Grupo Intervenção, realizará apenas o protocolo de telerreabilitação. Já o Grupo Associado, realizará os cuidados usuais de reabilitação presencial de Fisioterapia associada a um programa de telerreabilitação. Todos os grupos realizaram os seus respectivos protocolos durante um período de 4 semanas. Primeiramente, será realizado uma avaliação presencial dos pacientes em um período aproximado de 15 dias de pós operatório da cirurgia, após a retirada dos pontos e dreno cirúrgico. Posteriormente, os pacientes serão separados em Grupo Controle, Grupo Intervenção e Grupo Associado, todos realizarão um protocolo durante o período de 4 semanas. Finalizando esse período os pacientes serão submetidos a uma reavaliação utilizando os mesmos instrumentos da avaliação inicial. A avaliação dos pacientes será realizada por meio de uma ficha de avaliação inicial criada pelos pesquisadores e responderão a um questionário “Deficiência do ombro, braço e mão - DASH”. Além disso, será realizado o exame físico, através da inspeção do membro superior ipsilateral ao tratamento, a dor será avaliada utilizando a escala visual analógica – EVA, já análise da amplitude de movimento ocorrerá pelo instrumento goniômetro e pôr fim será investigado a força muscular por meio do E-Lastic® e a fadiga pelo Functional Assessment of Cancer Therapy/ Fatigue (FACT-F).

Externo ao Programa - 1715528 - LAURA MARIA TOMAZI NEVES
Externo à Instituição - SAMIRES AVELINO DE SOUZA FRANCA
Externo à Instituição - SAUL RASSY CARNEIRO
Notícia cadastrada em: 18/10/2021 17:18