Notícias

Banca de DEFESA: KARINA SANTOS GUEDES DE SA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARINA SANTOS GUEDES DE SA
DATA: 19/05/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

SENSORES INERCIAIS: UMA ALTERNATIVA OBJETIVA PARA CLASSIFICAÇÃO BASEADA EM EVIDÊNCIA DO BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: sensores inerciais; classificação baseada em evidências; avaliação funcional; unidade de medida inercial; basquete em cadeira de rodas.


PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
SUBÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO:

O sistema de classificação dos esportes paralímpicos evoluiu com o aperfeiçoamento das avaliações, para tornar as competições mais justas. Com isso foi desenvolvido um movimento internacional para tornar a classificação dos atletas baseada em evidências. Tais evidências podem ser obtidas de diferentes formas, como testes e equipamentos válidos para medidas de variáveis relacionadas à classificação. Desse modo, o objetivo principal desta dissertação foi investigar a utilização de sensores inerciais no processo de classificação esportiva do basquete em cadeira de rodas. A dissertação foi escrita no modelo agregado de artigos e conta com dois artigos: uma revisão sistemática e um estudo original. Na revisão sistemática observamos que instrumentos como cinemetria, dinamômetros e sensores inerciais têm sido aplicados na classificação baseada em evidências nos esportes em cadeira de rodas, utilizando variáveis como força, velocidade e aceleração para discriminar sujeitos de diferentes classes. Em nosso estudo original observamos que: 1) atletas de classes mais altas realizaram os testes de desempenho em menores tempos; 2) 16 variáveis apresentaram correlações significativas moderadas e fortes com a classe esportiva; 3) as variáveis coletadas com o sensor posicionado na cadeira de rodas apresentaram maior número de correlações fortes e moderadas com a classe esportiva e; 4) o teste de agilidade de Illinois apresentou mais variáveis correlacionadas com a classe esportiva quando comparado ao teste de velocidade máxima de 20 metros e o eixo anteroposterior de ambos os sensores apresentaram maior número de variáveis correlacionadas com a classe esportiva. Em síntese, os sensores inercias parecem adequados para avaliação da classe esportiva. Por fim, acreditamos que o uso de tecnologias no ambiente esportivo irá crescer mais e parece ser um caminho sem volta, elevando o desempenho e as competições a outros patamares.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2247077 - ANSELMO DE ATHAYDE COSTA E SILVA
Externo à Instituição - JOSÉ IRINEU GORLA
Interno - 2121525 - MARILIA PASSOS MAGNO E SILVA
Notícia cadastrada em: 20/04/2021 16:32
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2