Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINA SANTOS GUEDES DE SA

DISCENTE: KARINA SANTOS GUEDES DE SA
DATA: 22/09/2020
LOCAL: meet.google.com/gpd-wajm-wdn

SENSORES INERCIAIS: UMA ALTERNATIVA OBJETIVA PARA CLASSIFICAÇÃO BASEADA EM EVIDÊNCIA DO BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS

Palavras-chave: sensores inerciais; classificação baseada em evidências; avaliação funcional; unidade de medida inercial; basquete em cadeira de rodas.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
SUBÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional

O sistema de classificação dos esportes paralímpicos evoluiu ao longo dos anos, com o aperfeiçoamento das avaliações e para tornar as competições cada vez mais justas. Nesse sentido, surgiu um movimento internacional que visa tornar a classificação funcional dos atletas mais objetiva, assim baseada em evidências. Dessa maneira, a revisão de literatura contida nesta dissertação, destaca que parâmetros como força de membros superiores e tronco e medidas de desempenho como aceleração e velocidade, estão intimamente ligadas à funcionalidade dos atletas e dessa forma às classes funcionais. Esses parâmetros podem ser facilmente avaliados por instrumentos, como células de carga, sistemas de vídeo e sensores inerciais, durante a realização de testes de força e testes de habilidades, já validados. Nesse sentido, os sensores inercias se destacam pela praticidade em sua utilização. Através desses sensores é possível coletar sinais em que identificamos padrões de movimento através das análises biomecânicas. Muitas vezes a análise desses dados pode parecer difícil e por isso, formulou-se um segundo artigo, caracterizado como um estudo metodológico. Neste trabalho, demonstramos cinco passos para a realização de análises nos sinais de sensores inerciais: escolha do sensor e calibração, posicionamento e coleta de dados, passos iniciais (importação de dados, ativação de pacotes), suavização do sinal e extração de parâmetros temporais. A linguagem R é acessível e pode ser moldada de acordo com as necessidades da pesquisa. Assim, essa dissertação, oferece o caminho para classificação baseada em evidência de esportes em cadeira de rodas, desde a escolha de testes e sensores até possíveis análises a serem realizadas.

Presidente - 2247077 - ANSELMO DE ATHAYDE COSTA E SILVA
Interno - 1802690 - BIANCA CALLEGARI
Externo ao Programa - 1734253 - GIVAGO DA SILVA SOUZA
Externo à Instituição - JOSÉ IRINEU GORLA