Banca de DEFESA: AMANDA CAROLINE LOBATO DIAS

DISCENTE: AMANDA CAROLINE LOBATO DIAS
DATA: 28/03/2024
LOCAL: PPGCMH - Sala Multiuso

RASTREIO DE SARCOPENIA EM IDOSOS ACOMPANHADOS NO AMBULATÓRIO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JOÃO DE BARROS BARRETO

Sarcopenia; Idosos; Prevenção; Envelecimento

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Introdução: A sarcopenia é uma síndrome associadas à idade que tem sido associadas ao risco de vários eventos adversos, principalmente declínio funcional e morte. No sistema de saúde brasileiro, esta constitui-se um problema de saúde crescente, muitas vezes com uma identificação deficitária, caracterizando-se um desafio para o modelo de atenção à saúde vigente. sendo por isso importante a adoção de medidas preventivas e para rastrear o problema. Objetivo: Investigar a sarcopenia e analisar os instrumentos de rastreio com variáveis de função muscular e funcionalidade em idosos acompanhados no ambulatório de geriatria do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB). Métodologia: Trata-se de um estudo do tipo observacional, analítico, transversal de características quantitativas, foi realizado de janeiro a outubro 2023 no HUJBB. Foram incluídos indivíduos de ambos os sexos com idade acima de 60 anos, atendidos no ambulatório de geriatria do HUJBB. A sarcopenia foi avaliada através do algoritmo do Grupo de Trabalho Europeu de sarcopenia em idosos de 2019 (European Working Group on Sarcopenia in Older People-EWGSOP2), Realizou-se uma avaliação física composta pela aplicação do instrumento Short Physical Performance Battery (SPPB), verificação da força de preensão manual e avaliação de Impedância Bioelétrica (BIA). Resultados: Foram avaliados 46 idosos, a maioria do sexo femenino 76,09 %, com a prevalencia de idade entre 69- 79 (41,30%). Realizados modelos de regressão linear tomando como variável dependente instrumentos de rastreio de sarcopenia e sua associação com testes de desempenho físico, funcionalidade e aspectos clínicos. O melhor modelo para a variável SARC-CalF foi obtido quando feito ajuste para pessoas com pneumopatias (R2 = 0,97) com associação das variáveis independentes circunferência da panturrilha, força de preensão palmar, velocidade de marcha e massa magra cujos coeficientes respectivos foram: -0,49, 0,56, -0,173 e -0,179. Para a variável dependente massa magra os melhores ajustes foram para hipertensos e cardiopatas (R2 = 0,82 e R2 = 0,87) com as variáveis independentes circunferência da panturrilha, força de preensão palmar, velocidade de marcha associadas ao primeiro modelo cujos respectivos coeficientes foram (1,164, 0,52 e 0,29) e circunferência da panturrilha (1,164) para cardiopatas. Conclusão: Esta pesquisa demonstrou que há variação dentre os instrumentos de rastreio de sarcopenia e que vários fatores devem ser considerados quando essas ferramentas forem aplicadas.

Interno - 2504686 - JOSAFA GONCALVES BARRETO
Externo à Instituição - JOÃO SÉRGIO DE SOUSA OLIVEIRA
Presidente - 2453283 - SAUL RASSY CARNEIRO
Notícia cadastrada em: 27/03/2024 22:56