Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS FERNANDO ALVES E SILVA

DISCENTE: LUCAS FERNANDO ALVES E SILVA
DATA: 07/03/2024
LOCAL: Remoto - Google Meet

CARACTERÍSTICAS DO AMBIENTE ESCOLAR ASSOCIADAS AO EXCESSO DE PESO CORPORAL EM ADOLESCENTES DA CIDADE DE BELÉM: UMA ANÁLISE MULTINÍVEL

Educação Física; Obesidade; Promoção da Saúde na Escolar; Epidemiologia da Atividade Física.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Evidências crescentes destacam a importância do ambiente alimentar nas escolas no índice de obesidade em adolescentes. Contudo, as informações sobre o impacto do ambiente de atividades físicas escolares ainda são limitadas. Este estudo visa investigar a relação entre o ambiente escolar destinado à prática de atividade física e o excesso de peso corporal em adolescentes. Será realizado um estudo transversal com amostragem estratificada (por região administrativa) em múltiplos estágios, destinado a selecionar 47 escolas públicas e privadas em Belém. Em um segundo estágio, uma turma do ensino médio por escola será sorteada e todos os estudantes serão convidados a participar da pesquisa. Serão coletadas medidas de peso, estatura e circunferência da cintura dos estudantes para determinar a prevalência de excesso de peso corporal, com base no z-score do índice de massa corporal (IMC). Informações sobre o estilo de vida e características sociodemográficas dos alunos serão obtidas por meio de questionários. Adicionalmente, o ambiente escolar, incluindo suas políticas, infraestruturas e espaços disponíveis para a prática de atividades físicas e aulas de educação física, será avaliado através de questionários respondidos pelos gestores escolares e auditorias. A análise dos desfechos da pesquisa será realizada utilizando modelos de regressão multinível. Espera-se que este projeto de pesquisa forneça evidências sobre a prevalência de excesso de peso corporal entre adolescentes e informações detalhadas sobre o ambiente escolar para a prática de atividade física em Belém, contribuindo assim para a elaboração de políticas públicas efetivas no contexto escolar.

Presidente - 3322116 - ALEX HARLEY CRISP
Externo à Instituição - JEFFER EIDI SASAKI
Interno - 2453283 - SAUL RASSY CARNEIRO
Notícia cadastrada em: 09/02/2024 22:19