Banca de QUALIFICAÇÃO: LÍVIA PATRÍCIA DA SILVA NASCIMENTO

DISCENTE: LÍVIA PATRÍCIA DA SILVA NASCIMENTO
DATA: 08/11/2023
LOCAL: Campus de Castanhal - Híbrido

ASSOCIAÇÃO ENTRE APTIDÃO FÍSICA E SINTOMAS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Aptidão Física; Ansiedade; Depressão; Estudantes; Universidades.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Os transtornos mentais (TM) afetam vários indivíduos ao longo da vida, estão associados à mortalidade prematura, apresentam etiologia multifatorial, a maioria dos diagnósticos ocorre entre os 18 e 35 anos, faixa etária na qual se encontram grande parte dos estudantes universitários. Estudos revelam altas taxas de sintomas relacionados à ansiedade e depressão como problemas comuns nesta população, tem-se verificado que a trajetória discente é potencialmente capaz de afetar esses jovens de diferentes formas e acaba por produzir efeitos psíquicos nocivos, que podem fazer com que os alunos abandonem a faculdade, adotem comportamentos de risco ou até mesmo cometam o suicídio. Embora a causa dos TM seja multifatorial, a aptidão física é considerada um poderoso marcador de saúde física e mental. É importante monitorar a tendência de comportamentos ao longo do tempo para planejar medidas adequadas que considerem o sofrimento psíquico. Assim surgiu a inquietação: O nível de aptidão física dos estudantes universitários tem relação com a prevalência de sintomas de ansiedade e depressão? O objetivo foi analisar a associação entre a aptidão física e sintomas de ansiedade e depressão em estudantes universitários por meio das variáveis: aptidão cardiorrespiratória, força de preensão manual e força muscular de membros inferiores. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de corte transversal, a partir de dados obtidos em um estudo multicêntrico envolvendo dez universidades parceiras. Participaram 139 estudantes da graduação e pós-graduação de ambos os sexos (66 homens e 73 mulheres) na faixa etária entre 18 e 35 anos, com matrículas efetivas no ano de 2022 de dez universidades parceiras Este estudo possui aprovação do CEP da Universidade Federal de Santa Maria/ Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (CAAE: 55481422.5.2002.5346). Foram utilizados os instrumentos: Avaliação transversal de sintomas de nível 1 do DSM-5; Short Multidimensional Inventory for Lifestyle Evaluation (SMILE) para avaliação do estilo de vida; Questionário de dados sociodemográficos e acadêmicos; General Anxiety Disorder-7 (GAD-7) para ansiedade e o Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9) para depressão. Foi utilizado um modelo linear geral univariado para avaliar a associação entre as variáveis, análises de mediação e moderação estatística foram realizadas utilizando a macro PROCESS para SPSS. A significância adotada em todas as análises foi de p<0,05. Todas as análises foram realizadas no software SPSS Versão 24.0.

Externo à Instituição - ANDREA CAMAZ DESLANDES
Presidente - 1538770 - DANIEL ALVAREZ PIRES
Interno - 1546500 - JOAO BENTO TORRES NETO
Notícia cadastrada em: 24/10/2023 22:44