Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ PAULO FREITAS DIAS JUNIOR

DISCENTE: LUIZ PAULO FREITAS DIAS JUNIOR
DATA: 31/07/2023
LOCAL: PPGCMH - Sala Multiuso

O EFEITO DE DOIS PROTOCOLOS DE HIIT NO CONTROLE INIBITÓRIO,MEMÓRIA DE TRABALHO E NA VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA DE CRIANÇAS

Exercício, Cognição, Função Executiva

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Introdução: Funções executivas referem-se a processos cognitivos que auxiliam no planejamento, solução de problemas na vida diária e são necessários para controlar o comportamento direcionado a
objetivos, havendo na literatura um consenso de três principais funções executivas, controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva. O modelo de integração neurovisceral aborda como as estruturas neurais envolvidas na regulação cognitiva, afetiva e autonômica estão relacionadas entre si e as interações bidirecionais entre os sistemas nervoso autônomo e central, mediadas principalmente pelo nervo vago, podem ser mensuradas pela variabilidade da frequência cardíaca (VFC). Além disso, há associações de porte médio entre a atividade física (AF) e os componentes da VFC em crianças e adolescentes , e esta é considerada uma das variáveis mais relevantes para a saúde do cérebro, podendo contribuir para o bom funcionamento do cérebro e prevenir o declínio cognitivo, destacando-se os efeitos agudos de uma sessão de exercício para melhora na cognição em crianças, especificamente no controle inibitório e memória de trabalho, vêm sendo estudados em maior densidade. Objetivo: Investigar o Efeito Agudo de diferentes protocolos de HIIT no controle inibitório, memória de trabalho e variabilidade da frequência cardíaca de crianças escolares. Metodologia: Este estudo é um ensaio randomizado e cruzado com a participação de 23 crianças escolares 9 ±0,5 analisados. Os Testes de Controle Inibitório e Memória de Trabalho foram realizados antes e após 11 minutos do exercício. Os exercícios do Hiit Tabata foram realizados por 4 minutos, com 8 séries de 20 segundos de esforço máximo e 10 segundos de descanso passivo,já os exercícios do Hiit Progressivo eram feitos em 5 minutos com 5 séries de 20 segundos de esforço máximo seguido de 30, 40, 50, 60 e 20 segundos respectivamente de repouso passivo. para comparações múltiplas foram usados Testes t pareados com correções de Bonferroni além de estatística por estimativa para tamanhos de efeito e intervalo de confiança. Os resultados demonstraram melhora na latencia incongruente do teste de Flanker após o protocolo progressivo g= -0.717, CI: -0,864, -0,104 p= 0,02, não sendo encontrado resultados nas demais condições e oara memoria de trabalho, após analise comparativa foi possivel encontrar melhora na latencia após o protocolo progressivo g= -0.418, CI: -0,96,-0,434 p= 0,00, não sendo encontrado resultados nas demais condições. Conclusão: Uma sessão aguda de 5 minutos de HIIT com descanso progresssivo e alongamento são capazes de melo tempo de resposta em testes de controle inibitório e memória de trabalho .Essa intervenção de baixo custo e curta duração pode ser uma estratégia viável para melhorar estes parametros nas duas funções executivas.

Presidente - 1546500 - JOAO BENTO TORRES NETO
Externo ao Programa - 1072639 - MARCOS GUILHERME MOURA SILVA
Interno - 1537980 - NATALI VALIM OLIVER BENTO TORRES
Notícia cadastrada em: 19/07/2023 17:00