Banca de DEFESA: JACQUELINE LIMA RODRIGUES

DISCENTE: JACQUELINE LIMA RODRIGUES
DATA: 27/04/2023
LOCAL: PPGCMH - Sala Multiuso - Híbbrido

RESPOSTAS DE UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO LOCOMOTORA DE CAMINHADA NÓRDICA E LIVRE EM VARIÁVEIS FÍSICOMECÂNICAS DA MARCHA DE PESSOAS COM DOENÇA DE PARKINSON: Um ensaio clínico randomizado

Distúrbios do Movimento; Reabilitação; Biomecânica; Terapia por exercício; Bastões para marcha

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Introdução: Os padrões de desempenho muscular da marcha são alterados em pessoas com doença de Parkinson. Além disso, a análise do mecanismo pendular é importante porque reflete a redução do esforço muscular necessário para acelerar e elevar o centro de massa corporal durante a caminhada. Este padrão de marcha ineficiente em pessoas com Parkinson (PcP) pode resultar em aumento no gasto de energia durante a caminhada, necessitando assim de intervenções terapêuticas que possam reduzir estes sintomas a fim de proporcionar maior mobilidade e qualidade de vida à esta população. Achados recentes, demonstram que o mecanismo pendular (Recovery) é maior com o uso de bastões, o que permite indicar a hipótese de que um programa de reabilitação neurofuncional locomotora de caminhada Nórdica (CN) possa induzir em maiores adaptações no mecanismo pendular em comparação à caminhada livre (CL) em indivíduos com PcP. Objetivo: Analisar as respostas de um programa de reabilitação neurofuncional locomotora com e sem bastões de CN sobre parâmetros fisiomecânicos da marcha em PcP. Materiais e Métodos: Este estudo foi caracterizado como longitudinal do tipo ensaio clínico controlado randomizado, no qual investigamos voluntários que atenderam os seguintes critérios de elegibilidade: diagnóstico clínico de doença de Parkinson idiopática, com o estadiamento entre 1 a 4 na escala de Hoehn & Yahr (H&Y), sedentários, com idade superior a 50 anos, de ambos os sexos. Os voluntários foram randomizados em dois Grupos: CN (com bastões) e CL (sem bastões), e realizaram os exercícios durante nove semanas. As
avaliações dos parâmetros fisiomecânicos, mais especificamente, o Recovery (desfecho primário), Trabalho mecânico interno (Wint), Trabalho mecânico interno de braço, de tronco, e de perna (Wint braço, Wint tronco, Wint perna, respectivamente), Trabalho mecânico externo (Wext), Trabalho externo vertical (Wext vertical) e horizontal (Wext horizontal), e Trabalho mecânico total (Wtot), (como desfechos secundários), da marcha de PcP foram analisadas durante uma caminhada em esteira rolante em velocidade autosselecionada nos momentos pré e pós-programa de reabilitação. Foi realizado um procedimento de análise cinemática tridimensional, com um sistema de captura vídeo composto por seis câmeras infravermelhas do sistema de cinemetria VICON Motion Capture System 3D kinematics (Oxford, United Kingdom), com taxa de amostragem das câmeras de 100 Hz. Foram utilizados 36 marcadores reflexivos (Vicon Biomechanics Marker Accessories) no formato de esfera, com 14 mm de diâmetro, localizados em ambas as laterais do corpo e nas regiões de interesse. Os dados coletados foram analisados nos softwares NEXUS, tabulados e organizados em planilhas no software Excel 2016. Após estas etapas, rotinas matemáticas foram empregadas no software do Laboratory Virtual Instrument Engineering Workbench (LABVIEW) para cálculo dos desfechos do estudo. As Equações de Estimativas Generalizadas foram utilizadas para a comparação entre os Grupos (CN e CL) em diferentes momentos (pré e pós). Utilizamos como covariáveis os valores da H&Y e do número de Froude dos voluntários, de forma que os valores foram fixados, no modelo estatístico, nos seguintes valores: H&Y (1,5) e número de Froude (0,07). Para análises dos efeitos Grupo, Tempo e interações Grupo*Tempo, foi utilizado post-hoc de Bonferroni, para identificar as diferenças entre as médias em todas as variáveis. O tamanho de efeito foi calculado pelo Hedge's g, e foi adotado um α=0,05. Resultado: A amostra final foi constituída por 20 voluntários (CN: n=13 e CL: n=7), com idade CN (64,23 ± 10,52, anos) e CL (69,71 ± 6,82, anos); massa corporal CN (80,07 ± 14,79, Kg) e CL (80,07 ± 14,79, Kg), estatura CN (1,68 ± 0,07, m) e CL (1,68 ± 0,06, m). Foram encontradas diferenças significativas para o fator Tempo para as variáveis Recovery (p=0,04), Wext (p<0,001), Wext horizontal (p=0,04) e Wext vertical (p<0,001), para a interação Grupo*Tempo encontrados diferenças significativas para as variáveis Wext (p=0,03) e Wext vertical (p=0,02), para as demais variáveis os valores permaneceram similares ou não foram modificados (p>0,05). Conclusão: Concluímos que o Recovery, foi realizado com maior eficiência após a intervenção de reabilitação locomotora para ambos os Grupos, portanto PcP apresentaram um mecanismo pendular mais otimizado. O Wext de PcP que caminharam com e sem bastões de CN, reduziram após a intervenção, porém o Grupo CL apresentou menor Wext, ou seja, o que representa uma menor energia para se deslocar no ambiente em relação ao CoM. Tanto o Grupo CN quanto o Grupo CL reduziram o Wext vertical após o programa de reabilitação, porém o Grupo CL demonstrou menores valores pós intervenção, isso quer dizer que os voluntários não apresentaram tanta eficiência ao elevar o CM. O Wext horizontal aumentou para ambos os Grupos após o período de programa de reabilitação, demonstrando que ambos os Grupos apresentaram melhoras em sua aceleração em relação a projeção à frente após a intervenção. Nossos achados indicam que o modelo de reabilitação locomotora com e sem bastões podem ser utilizados por profissionais da saúde para reabilitar a locomoção, tornando o mecanismo pendular mais otimizado e uma marcha mais eficiente, de PcP de leve a severos.

Presidente - 3146301 - ELREN PASSOS MONTEIRO
Externo à Instituição - LEONARDO ALEXANDRE PEYRÉ TARTARUGA
Interno - 1537980 - NATALI VALIM OLIVER BENTO TORRES
Externo à Instituição - NATALIA ANDREA GOMEÑUKA