Notícias

Banca de DEFESA: MONIK ELLEN GOMES SANTANA PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MONIK ELLEN GOMES SANTANA PEREIRA
DATA: 25/04/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Implicações da COVID-19 sobre as representações corticais do movimento humano


PALAVRAS-CHAVES:

Representação do movimento. Imagética Motora Implícita. Tarefa de julgamento de lateralidade. Tempo de resposta. Tempo de Reação simples. COVID-19.


PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
SUBÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO:

As representações das ações são necessárias para executar uma ação voluntária e podem ser recrutadas na ausência de execução. A imagética motora (IM) refere-se a um processo cognitivo durante o qual a representação de uma ação específica é reproduzida internamente sem execução. Quando o sistema motor é prejudicado de alguma forma, alguns pacientes que sofrem de complicações somatomotoras mostram distúrbios comparáveis durante o processo de IM. Com isso a presente pesquisa levanta o questionamento se a Coronavírus 2019 (COVID-19) pode afetar a capacidade das representações do movimento. Com os resultados, será importante entender melhor o desempenho atípico das representações motoras em populações sobreviventes da COVID-19 e com isso sugerir futuramente reabilitação utilizando a IM para esses pacientes. Objetivo: Verificar se existem complicações geradas pela COVID-19 sobre as representações do movimento humano. Metodologia: Foi realizado uma coleta de dados através da ficha de identificação do paciente, Mini Exame do Estado Mental (MEEM), Escala de Dor Visual Analógica (EVA), Escala de Estado Funcional Pós-COVID-19, Teste de Reação Simples e o Teste de julgamento de lateralidade das mãos. A análise estatística dos dados foi realizada através do programa JASP 16.3.0 utilizando o teste não paramétrico de Mann-Whitney. Comparamos a taxa de acerto no reconhecimento de lateralidade da mão e o Tempo de Resposta entre o grupo de pacientes COVID-19 e um grupo controle, pareado em idade, sexo e educação; além do Tempo de Reação Simples. Resultados: Não encontramos diferença nas taxas de acerto no julgamento de lateralidade da mão dos participantes pós-COVID em relação ao grupo controle, já para o tempo de resposta os indivíduos pós-COVID apresentaram mais lentidão do que o grupo controle ao julgar a lateralidade de mãos em condições desafiadoras. Conclusão: sugere-se que esse grupo pós-COVID são capazes de se envolver em processos de IM, porém, revelam uma deficiência expressiva dessa habilidade mental, mostrando assim algum comprometimento na capacidade de suas representações motoras.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANAELLI NOGUEIRA CAMPOS
Presidente - 1958026 - GHISLAIN JEAN ANDRE SAUNIER
Interno - 1715528 - LAURA MARIA TOMAZI NEVES
Interno - 2453283 - SAUL RASSY CARNEIRO
Notícia cadastrada em: 21/04/2023 22:43
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2