Banca de DEFESA: HELEN TATIANE SANTOS PONTES

DISCENTE: HELEN TATIANE SANTOS PONTES
DATA: 18/04/2023

A INTERVENÇÃO EM DUPLA-TAREFA PROTEGE DO DECLÍNIO ASSOCIADO À IDADE NAS ATIVIDADES EM DUPLA TAREFA

modalidades de fisioterapia; idoso; envelhecimento saudável; comportamento multitarefa; exercício; promoção da saúde; terapia por exercício.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Introdução: A funcionalidade da pessoa idosa está entrelaçada à capacidade de dividir a atenção em dupla-tarefa da vida diária. A habilidade de coordenar a atenção em atividades motora e cognitiva realizadas simultaneamente decresce com o avançar da idade, o que pode gerar prejuízos para a capacidade funcional, elemento chave para a participação do idoso com vistas ao envelhecimento saudável. Objetivos: O objetivo principal do presente estudo é avaliar os efeitos de um protocolo de intervenção de exercícios físicos multimodal, em intensidade moderada, simultaneamente a estimulação cognitiva (dupla-tarefa) no custo da dupla-tarefa em idosos saudáveis da comunidade. Métodos: 70 idosos sem declínio cognitivo participaram do estudo, sendo agrupados em grupo de Exercício em Dupla Tarefa (DTEx, n=40) que realizaram o protocolo de intervenção de 24 sessões, 2 vezes por semana, por 75 minutos. O grupo controle (GC, n=30) recebeu informações sobre educação em saúde e não realizou exercícios físicos. ANOVA mista de medidas repetidas foi usada para análise do custo da dupla-tarefa e testes post hoc de Bonferroni foram usados para comparações intra e entre grupos. O projeto foi registrado no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (UTN code: U1111-1233-6349) e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (CAAE no. 03427318.3.0000.0018). Resultados: Houve interação Grupo x Tempo (F (1,68) = 7,207 p ≤ 0,009, η 2 p = 0,096) observado para desempenho do componente motor do custo da dupla-tarefa. O grupo DTEx apresentou manutenção do custo da velocidade da marcha em dupla-tarefa (Avaliação = -11,4 ± 3,0; Reavaliação= -10,2 ± -2,6, p = 0,665) enquanto o GC demonstrou aumento do custo de aproximadamente 49,76% (Avaliação:-10,4 ± 3,4; Reavaliação: -20,9 ± 3,0, p ≤ 0,002), passando a apresentar diferenças significativas (GC Reavalição: -20,9 ± 3,0; DTEx Reavaliação= -10,2 ± -2,6 p ≤ 0,011) no desempenho do componente motor do custo da dupla-tarefa entre os grupos na condição pós-intervenção. Não foram observados efeitos principais na avaliação do custo do componente cognitivo. Conclusões: Os resultados sugerem que exercício físico multimodal em intensidade moderada, associado a estimulação cognitiva em dupla-tarefa, atenuou o declínio no custo da dupla-tarefa em idosos, em comparação a idosos que não realizaram a intervenção. O custo da dupla-tarefa é uma importante medida clínica para avaliar a capacidade funcional e cognitiva na realização de tarefas de vida diária no envelhecimento.

Interno - 1546500 - JOAO BENTO TORRES NETO
Presidente - 1537980 - NATALI VALIM OLIVER BENTO TORRES
Externo à Instituição - THAÍS CRISTINA GALDINO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 13/04/2023 17:35