Banca de DEFESA: LORENNA COSTA MALAQUIAS

DISCENTE: LORENNA COSTA MALAQUIAS
DATA: 01/03/2023
LOCAL: PPGCMH - Sala Multiuso

MENSURAÇÃO DAS PROPRIEDADES DO SPINAL APPEARANCE QUESTIONNAIRE EM ADOLESCENTES COM ESCOLIOSE IDIOPÁTICA: uma revisão sistemática

Escoliose; Aparência física; Medidas de resultado relatados pelo paciente; Questionário; Revisão Sistemática.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
SUBÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Objetivo: examinar de forma sistemática as propriedades clinimétricas do instrumento Spinal Appearance Questionnaire (SAQ) em suas adaptações transculturais em diferentes idiomas. Método: Foram utilizadas para o rastreio de estudos até 16 de julho de 2022 as bases de dados Medline (PubMed), CINAHL, EMBASE, Science Direct, PsycINFO, OAIster e WorldWideScience.org. Foram incluídos nesta revisão os registros sobre o desenvolvimento, avaliação e traduções do instrumento SAQ com adolescentes em escoliose idiopática. Além disso, dois revisores definiram se os estudos eram elegíveis, assim como procederam análises de suas propriedades psicométricas de Consistência interna, Confiabilidade, Validade de conteúdo, Validade transcultural, Validade de Construto e Validade Estrutural, segundo a COnsensus-based Standards for the selection of health Measurement INstruments (COSMIN). A Grading of Recommendations Assessment, Development, and Evaluation (GRADE), recomendação de classificação de qualidade modificada foi aplicada para síntese de evidências. Resultados: Foram selecionados 95 artigos por título e resumo. Após a remoção de duplicatas, leitura completa e busca nas referências, totalizaram-se 13 estudos nesta revisão. A versão original do SAQ foi descrita em língua inglesa e sua análise foi feita em 2 artigos e as o instrumento foi traduzido em Polonês, Francês Canadense, Chinês Simples, Espanhol (Europa), Dinamarquês, Chinês Tradicional, Português (Brasil), Coreano, Alemão, Turco e Persa. A evidência foi moderada para Validade de construto, baixa para Consistência interna, muito baixa para Confiabilidade e Validade Transcultural; as propriedades de Validade de conteúdo e estrutural não apresentaram dados mínimos para classificação. Conclusão: A qualidade das propriedades clinimétricas do instrumento SAQ para pacientes com Escoliose Idiopática do Adolescente foi baixa, devido à ausência de propriedades de análise clinimétrica ou qualidade metodológica duvidosa. Contudo, recomendamos o instrumento para a avalição da autopercepção da coluna em adolescentes por suas características próprias de organização, sua tradução mais atual no idioma A versão Persa destacou-se perante os demais por sua amostra e organização de testes estatísticos claramente descritos, compatíveis com a proposta geral da pesquisa e fortalecendo as exposições das propriedades de medição estudadas.

Presidente - 1312446 - MAURICIO OLIVEIRA MAGALHAES
Interno - 1537980 - NATALI VALIM OLIVER BENTO TORRES
Externo ao Programa - 1805405 - VICTOR AUGUSTO CAVALEIRO CORREA
Notícia cadastrada em: 16/02/2023 15:22