Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JAMYLLE SILVA CAMPOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAMYLLE SILVA CAMPOS
DATA: 30/09/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NA REGIÃO NORTE: FATORES FACILITADORES E BARREIRAS


PALAVRAS-CHAVES:

Pessoa com Deficiência Física; Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde; Estado Funcional; Exercício Físico.


PÁGINAS: 41
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO:

Objetivo: Analisar a interferência dos fatores ambientais sobre os níveis de atividade física de pessoas com deficiência física. Método: A pesquisa ocorrerá na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) pelo Programa de Atividades Motoras para Deficientes (PROAMDE), localizado na cidade de Manaus-Amazonas e no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), localizado em Belém-Pará. Serão incluídos no estudo indivíduos com deficiência física, sendo de origem congênita ou adquirida, de ambos os sexos, com idade entre 18 a 60 anos, que realizam atividade física e/ou esportiva por pelo menos 06 meses. Onde responderão três questionários, sendo eles: WHODAS 2.0, para analise da funcionalidade nas atividades de vida diária, Escala de Atividade Física para Pessoas com Deficiência Física (PASIPD) para verificação do nível de atividade física e por fim o Measure of  the  Quality  of  the  Environment (MQE), para analise dos fatores ambientais facilitadores e barreiras. Todos os dados serão processados no Software BioEstat® 5.0 (Sociedade Civil Mamirauá, Manaus, Brasil). Será aplicada a análise de normalidade, para identificar variáveis paramétricas e não paramétricas. Seguida da análise estatística descritiva, onde as variáveis nominais, serão distribuição em tabelas em forma de frequência simples e relativas. As variáveis numéricas paramétricas serão apresentadas por meio de medidas de tendência central (média) e dispersão (desvio padrão) e as não paramétricas através de mediana e de primeiro e terceiro intervalo interquartílico (IQ). Para a correlação das variáveis, será utilizado o Teste de Correlação Linear de Pearson. Sendo considerando um alfa de significância de 5% (p≤0,05).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2247077 - ANSELMO DE ATHAYDE COSTA E SILVA
Externo à Instituição - LEONARDO GASQUEZ TREVISAN COSTA
Externo à Instituição - MINERVA LEOPOLDINA DE CASTRO AMORIM
Interno - 2942331 - SUELLEN ALESSANDRA SOARES DE MORAES
Notícia cadastrada em: 21/09/2022 09:57
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1