Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATTO CASTRO CONDE

DISCENTE: RENATTO CASTRO CONDE
DATA: 22/09/2022
LOCAL: ICS

Força de preensão manual e funcionalidade em pessoas atingidas pela hanseníase, seus contatos intradomiciliares e escolares de área endêmica: correlação com biomarcador molecular e sorológico de infeção pelo Mycobacterium leprae.

Hanseníase; diagnóstico; dinamômetro de força muscular; avaliação de deficiência

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional

A hanseníase pode causar importantes incapacidades físicas quando não diagnosticada e tratada precocemente. O diagnóstico é essencialmente clínico, por meio de exame dermatoneurológico, incluindo um subjetivo e pouco sensível teste manual de força muscular. Os contatos intradomiciliares de pacientes sem tratamento são as pessoas com maior risco de desenvolver a doença. O diagnóstico precoce é fundamental para a quebra da cadeia de transmissão e para prevenção de incapacidades. O desenvolvimento de testes clínicos e/ou laboratoriais mais sensíveis para o diagnóstico é uma das prioridades de pesquisa em hanseníase. O uso da dinamometria fornece dados objetivos sobre a força de preensão manual, por meio de um teste clínico simples e de baixo custo. Estes testes objetivos, bem como testes funcionais, poderiam contribuir para uma detecção precoce de disfunções de nervos periféricos. Deste modo, o objetivo deste estudo é correlacionar dados de força de preensão manual e de funcionalidade com biomarcadores de infecção pelo Mycobacterium leprae entre pessoas atingidas pela hanseníase, seus contatos intradomiciliares e escolares de áreas endêmicas. O estudo está sendo realizado em Imperatriz (MA) e Marituba (PA) e possui aprovação do CEP do ICS-UFPA (Parecer 5384136). Nosso grupo de pesquisadores realiza visitas domiciliares a pessoas que foram diagnosticadas com hanseníase nos últimos 10 anos. Estes sujeitos e seus contatos intradomiciliares são examinados clinicamente e têm amostras biológicas coletadas para detecção de anticorpos IgManti-PGL-I e para detecção molecular do M. leprae por meio de RT-PCR. Adicionalmente, escolares menores de 15 anos de idade, de escolas públicas, são submetidos aos mesmos exames clínicos e laboratoriais. A força de preensão palmar e de pinça é medida através do dinamômetro manual, enquanto utilizamos o teste de função manual Jebsen Taylor (TFMJT), teste dos nove pinos nos buracos (9-PnB) e a escala SALSA para avaliação da funcionalidade. Até a presente data, 51 indivíduos foram incluídos no estudo (54,9% mulheres), sendo nove casos de hanseníase (três casos novos), 19 contatos e 23 escolares menores de 15 anos de idade, todos residentes em Imperatriz. Quando comparamos os valores médios da força de preensão palmar e de pinça, foi observado que o lado dominante (LD) de indivíduos contatos intradomiciliares apresentaram maiores valores de força de preensão palmar (LD 33,09 ±8,68 kgf), pinça trípode (LD 7,59±1,8 kgf) e pinça lateral (LD 8,92±1,88 kgf), do que no grupo com hanseníase. Na comparação por sexo, os contatos intradomiciliares masculino obtiveram medidas de força maiores na preensão palmar e em todas as pinças, em ambos os lados. Enquanto os escolares diagnosticados como casos de hanseníase apresentaram uma maior força de preensão manual e pinça em comparaçãa escolares saudáveis. Ao analisar os TFMJT e o 9-PnB, observamos que os indivíduos com hanseníase realizaram os testes em um maior tempo. Em relação aos escolares, os casos de hanseníase realizaram os testes funcionais em um menor tempo em comparação a escolares saudáveis. Na escala SALSA, a amostra obteve escore entre 16 a 42. Três (15,78%) contatos apresentaram limitação de atividade, todos em grau leve. Quatro (44,44%) indivíduos com hanseníase apresentaram limitação de atividade, sendo três (75%) com grau moderado. Nenhum escolar apresentou limitação das funções avaliadas.

Externo ao Programa - 1350218 - CLAUDIO GUEDES SALGADO
Presidente - 2504686 - JOSAFA GONCALVES BARRETO
Interno - 1537980 - NATALI VALIM OLIVER BENTO TORRES
Notícia cadastrada em: 14/08/2022 20:29