Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANE ARAGAO DA SILVA

DISCENTE: ELIANE ARAGAO DA SILVA
DATA: 26/07/2022

Respostas de um programa de treinamento resistido de 12 semanas sobre os sintomas psicológicos e estratégias de coping utilizadas por universitárias acometidas pela síndrome pré-menstrual

Síndrome pré-menstrual; Sintomas psicológicos; Estratégias de coping; Exercício físico

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

A Síndrome Pré-Menstrual (SPM) é um conjunto de mais de 200 sintomas que envolvem fatores comportamentais e sintomas somáticos, emocionais e cognitivos que estão diretamente relacionados às modificações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual, especialmente antes do fluxo sanguíneo (fase lútea). Outros fatores também podem influenciar na causa da SPM como rotina sedentária, má alimentação, tabagismo, consumo de álcool e rotinas estressantes. Em meio às situações de estresse vividas ao longa da vida, são necessárias estratégias para enfrentar e se adaptar a tais eventos. A forma com a qual se escolhe lidar com as situações estressantes são chamadas de estratégias de coping. Estudos afirmam que mulheres com a SPM usam diferentes estratégias de enfrentamento se comparadas a mulheres sem SPM, sendo necessário o entendimento de quais estratégias são úteis para lidar com o sofrimento pré-menstrual e quais podem ser modificadas ativamente com métodos como atividade física. Os efeitos benéficos do exercício sobre os sintomas de SPM são comprovadamente reconhecidos pela ciência atual, entre eles a diminuição dos sintomas psicológicos, porém ainda são necessários estudos com aplicação de protocolos controlados e de longo prazo. O Treinamento Resistido é um tipo de exercício que exige o movimento da musculatura corporal contra uma força oposta, por um equipamento ou pesos livres. Esse tipo de treinamento proporciona aos seus praticantes benefícios e evoluções, entre eles modulações nos fatores psicológicos, gerando respostas adaptativas e benéficas, sendo esse método uma opção para o tratamento de SPM. Os objetivos do estudo consistem em: a) analisar os efeitos de um programa de treinamento resistido de 12 semanas sobre os sintomas psicológicos, e b) identificar quais estratégias de enfrentamento foram utilizadas pelas mulheres acometidas pela SPM nos períodos pré e pós protocolo. Após a seleção pelos critérios de inclusão a partir das informações de um Questionário Sociodemográfico, do questionário de rastreamento dos sintomas de SPM (Premenstrual Symptom Screening Tool) e do questionário de Prontidão para Atividade Física (PAR-Q), 74 universitárias (G.Power versão 3.1, com α: 0,05, β:0,8, efeito: 0,6) acometidas pela SPM serão divididas em dois grupos: Grupo Treinamento Resistido (GTR) que realizará um programa de treinamento de força, e o Grupo Controle (GC). Ambos responderão um questionário diário sobre intensidade dos sintomas (Daily Report of Severity of Problems – DRSP) durante um período de 3 meses, e o questionário de estratégias de coping (Brief Cope), repassado antes e após o protocolo. A análise de dados será realizada a partir da estatística inferencial. O teste Shapiro-Wilk será realizado para a verificação da normalidade das amostras. Para a comparação semanal, os dados diários serão apresentados em medianas semanais. Em caso de distribuição não paramétrica das variáveis, o teste U de Mann Whitney será utilizado para comparação entre grupos, e para análise intragrupo será utilizado o teste de Friedman. O índice de significância adotado será igual a p<0,05 e o programa estatístico utilizado será o Jamovi 2.2.5.

Presidente - 1538770 - DANIEL ALVAREZ PIRES
Interno - 1984393 - EDUARDO MACEDO PENNA
Externo à Instituição - PAULA TEIXEIRA FERNANDES
Notícia cadastrada em: 10/06/2022 11:01