Banca de DEFESA: ALEXANDRE RODRIGUES DA SILVA

DISCENTE: ALEXANDRE RODRIGUES DA SILVA
DATA: 03/12/2021
LOCAL: UFPA - Campus de Bragança - Sala de Videoconferência

VIVÊNCIA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO POSSIBILIDADE PARA (RE)PENSAR AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Avaliação. Aprendizagem. Educação. Trigonometria. Ensino Fundamental II.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

A avaliação escolar tem se tornado um grande desafio no mundo globalizado, pois requer, por parte de todos que integram o processo educacional, um maior conhecimento sobre esse assunto, o que suscita no educador direcionar novas formas de abordar determinado conteúdo matemático. Objetivando vivenciar o ensino de relações trigonométricas no 9º ano do ensino fundamental, em uma escola pública localizada no município de Primavera-PA, por meio de uma tarefa contextualizada na realidade local, com fins de contribuir para o processo avaliativo das aprendizagens. Tendo como objetivos específicos: identificar, em uma prática de ensino, como os alunos manifestam conhecimentos matemáticos em relação a trigonometria; caracterizar a prática avaliativa em Matemática de um professor do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental pesquisada e verificar como as discussões em grupo favoreceram a aprendizagem. Tal pesquisa nos proporcionou oportunidade de (re)pensar avaliação da aprendizagem, centrada na Trigonometria Básica no Triângulo retângulo (Seno, cosseno e tangente). Investigação qualitativa sustentada no paradigma construtivista interpretativo, usando como design o estudo de caso, com observação da sala de aula e posterior realização de oficina com medições usando um teodolito caseiro, construído pelos discentes, e realizados cálculos ora manuais ora com o auxílio de uma calculadora e uma tabela trigonométrica Padrão. Tais atividades podem gerar resultados satisfatórios que contribuem para um aprendizado mais dinâmico, significativo e equitativo. Como resultado foi observado que as atividades práticas podem contribuir significativamente para o processo avaliativo, contribuindo para aprendizagem de Trigonometria Básica.

Interno - 2445364 - CARLOS ALESSANDRO DA COSTA BALDEZ
Externo à Instituição - JOSETE LEAL DIAS
Interno - 2492605 - LEANDRO SANTOS RIBEIRO
Presidente - 1570295 - MARIA AUGUSTA RAPOSO DE BARROS BRITO