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RAYANNE ALMEIDA DA COSTA
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O cálculo de áreas e volumes: Uma proposta de práticas de ensino dinâmicas e motivadoras.
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Data: 02/09/2023
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Neste trabalho desenvolveu-se uma lista de atividades destinadas a alunos do ensino fundamental e do ensino médio, voltadas para o ensino-aprendizagem de conceitos básicos de geometria e para o aprofundamento em noções de medidas de área e volume, em período pós pandêmico, aplicadas em sala de aula, seguindo uma sequência didática, onde cada atividade fomenta bases para a seguinte. Buscando tratar todos os tópicos partindo de uma conexão das perspectivas abstrata e concreta, além do foco na fala por parte dos estudantes, de modo a complementar o ensino tradicional. Assim sendo, foi utilizado materiais concretos, sejam já dados pelo professor, seja produzidos pelos alunos, como no caso da produção de sólidos geométricos via impressão 3D, visando um aprendizado pautado na reflexão e na suposição de hipóteses para a chegada a conclusões, reforçando o papel dos discentes como seres ativos no processo de ensino e aprendizagem.
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OZIVAL RODRIGUES DOS REIS
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O cálculo de volumes de sólidos de revolução a luz do Teorema de Pappus: Uma abordagem Teórica e Computacional
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Data: 02/09/2023
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Este trabalho apresenta o Teorema de Pappus como uma proposta de material de pesquisa para professores do ensino básico voltado para cálculo do volume de sólidos de revolução, contendo uma abordagem teórica e computacional. Onde foram abordados a definição de sólidos de revolução, conceitos básicos de área, ponto de gravidade de um polígono e volume, sendo estes, pré-requisitos fundamentais para aplicação do referido teorema. Consequentemente, através da aplicação do referido teorema foi possível obter as fórmulas de certos sólidos de revolução como: cilindro, cone, tronco de cone, esfera e o toro. E a partir daí, elabora-se um método para calcular o volume de sólidos gerados pela rotação de figuras curvilíneas, onde o método, primeiramente fora aplicado no cone, comprovando assim sua eficácia e, posteriormente aplicado ao parabolóide onde foi possível calcular o volume deste sólido. E finalmente, com a mesma idéia empregada ao parabolóide e a integral de Riemann apresentamos um programa computacional em Linguagem C para obtenção do volume aproximado de sólidos de revolução gerados por figuras formadas por curvas.
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NEWTON DOS SANTOS COSTA
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MATERIAL MANIPULATIVO: Uma proposta da utilização de jogos no ensino de matemática nos anos iniciais nas escolas urumajoenses
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Data: 01/09/2023
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O presente trabalho teve como objetivo apresentar propostas de jogos, enquanto recursos didáticos, para pedagogos, afim de contribuir à motivação de um ensino diferenciado de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, na escola urumajoense. Para darmos início a essa pesquisa, inicialmente, fomos atrás de teóricos e estudiosos que relatam a importância da matemática no currículo escolar, bem como foi falado da formação dos professores e o ensino de matemática nos anos iniciais, além de apresentadas as competências e habilidades matemáticas nos anos iniciais, exigidas pela BNCC. O trabalho de campo dessa pesquisa foi levar professores do município de Augusto Corrêa, que trabalham atualmente com turmas específicas de 4º e 5º anos do ensino fundamental, e apresentá-los aos jogos, previamente catalogados pelo autor da pesquisa, e construídos com materiais manipulativos no LAPINMAT e planejados conforme conteúdos das referidas séries/anos em que os professores trabalham e, posteriormente, houve a aplicação dos jogos com a participação dos professores. Entrevistou-se alguns professores, durante e depois dos jogos, também, como ferramenta, foi elaborado dois questionários e entregues para os professores responderem, sendo que, um foi entregue na chegada deles ao laboratório, e o outro somente, após o contato com os jogos, o intuito dos questionários foi entender melhor como a aplicação dos jogos pode contribuir para o ensino de matemática na visão dos professores urumajoenses
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REINALDO BRITO COUTINHO
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MODELAGEM MATEMÁTICA: a cultura urumajoense descrita através de gráficos de funções.
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Data: 01/09/2023
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Este trabalho lançou uma proposta metodológica destinada ao uso da modelagem matemática no ensino, em particular, referente ao conteúdo de gráfico de funções. O objetivo foi realizar uma alternativa pedagógica de ensino usando a modelagem matemática sob uma perspectiva dinâmica de Burak (2010), desenvolvendo nos alunos a capacidade de matematização de situações-problema usando gráficos de funções com o auxílio do aplicativo GeoGebra. Diante das dificuldades que alunos apresentam em relação ao conteúdo de funções, bem como sua importância, apresentamos metodologias que necessitaram do auxílio das seguintes concepções: distorções em gráficos de funções, manuseio do aplicativo GeoGebra, modelagem matemática e a cultura urumajoense, havendo assim, a aplicação em duas linhas de pesquisas, uma de campo e outra bibliográfica. A proposta discorre na perspectiva da modelagem matemática descrevendo cinco etapas: escolha do tema, pesquisa exploratória, levantamento dos problemas, resolução dos problemas e análise crítica das soluções. A cultura urumajoense descrita através de gráficos de funções envolveu um dos principais rios, o Rio Urumajó e o cultivo de ostras na comunidade de Nova Olinda, na zana rural da cidade. Conseguimos explorar dois temas relacionados a cultura local e além disso problematizar atribuindo variáveis, relacionando comportamento dos gráficos e disponibilizando um material para que os professores superem as práticas tradicionais, incluindo a modelagem matemática em seus objetos de conhecimento.
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ALVARO GALVAO MORAES
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AS DIFERENTES FORMAS DE RESOLVER EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 2º GRAU
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Data: 30/08/2023
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Neste trabalho foi realizado uma análise de como tem sido desenvolvido o ensino de equação polinomial do 2º grau na educação básica, visto que tem se restringido apenas à aplicação de fórmulas, fazendo com que o aluno não tenha um maior aprofundamento neste assunto. Para isso, este estudo, mostra as diversas maneiras de resolver uma equação polinomial do segundo grau ao longo da história, trazendo para o professor algumas alternativas no aprofundamento do assunto em questão. Foi feito um estudo histórico do desenvolvimento da equação referida passando por civilizações antigas e apresentadas contribuições de grandes matemáticos dessas civilizações por meio de uma pesquisa bibliográfica. Propõe-se a utilização da história da matemática para despertar nos discentes a curiosidade, a aprendizagem por meio da história. Enfim, o ensino desse conteúdo nessa perspectiva poderá acrescentar um melhor aprendizado ao aluno no ensino em matemática.
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LUIZ PEREIRA DE SOUSA
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Uma Introdução ao Estudo dos Fractais
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Data: 30/08/2023
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A presente dissertação aborda aspectos básicos da Geometria Fractal: sua história, seus criadores, sua presença nas várias áreas do conhecimento humano e sua aplicação na sala de aula. São apresentados os fractais clássicos com seus métodos de construção, propriedades e curiosidades relativas às suas características geométricas de comprimento, área e volume. Trata de conceitos como autossimilaridade, iteratividade infinita e dimensão fractal. Apresenta também atividades pedagógicas que possibilitam a interação da Matemática com outras disciplinas, motivando o aluno a aprender e a buscar novos conhecimentos.
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DAYZIANE DO SOCORRO EPIFANIO DA SILVA
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ENIGMÁTICA: uma proposta metodológica para o ensino de alguns objetos matemáticos usando a criptografia
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Data: 19/08/2023
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A criptografia é bastante utilizada por nossa sociedade de um modo geral, em especial, com avanço e modernização das tecnologias. Esse trabalho foi desenvolvido com o objetivo de apresentá-la como um recurso didático no ensino de conteúdos da educação básica, mais precisamente na disciplina Matemática, uma vez que, ela é a principal ferramenta utilizada hoje para criptografar mensagens de forma segura e eficaz por meio do uso de chaves. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para aprofundamento da fundamentação teórica, descreveu-se a importância da criptografia no cotidiano. Posteriormente, tem-se um exemplo de recurso metodológico que utiliza a criptografia como finte facilitadora do ensino de funções. Adiante, temos a apresentação do jogo ENIGMÁTICA que utiliza a criptografia para “esconder” as questões através do QR CODE, além de ter uma boa dosagem de tecnologia, tornando o jogo ainda mais atrativo. Por fim, tem-se uma pesquisa de campo para verificar as deficiências no aprendizado, mas também averiguar o nível de aceitação e consequentemente, efetividade do jogo. De todo galgar da pesquisa, conseguimos certificar que a utilização de jogos aliando criptografia a conteúdos matemáticos desperta o interesse, estimulando a aprendizagem significativa.
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