|
Descrição |
|
|
-
TIAGO MONTEIRO ALVES
-
NÚMEROS COMPLEXOS E A CONSTRUTIBILIDADE DO HEPTADECÁGONO REGULAR: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA O ENSINO MÉDIO
-
Data: 17/12/2021
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho tem por objetivos mostrar a construtibilidade com régua e compasso do heptadecágono regular e propor uma atividade de ensino para alunos do 3° ano do ensino médio. Para isso, como pré-requisitos apresenta e definição de números complexos; apresenta a construção de alguns segmentos construtíveis usando apenas régua e compasso; Apresenta construção do heptadecágono regular e sua justificativa e por fim apresenta uma proposta que se traduz em uma sequência de aulas voltada para alunos do 3° ano do ensino médio abordando parte do conteúdo deste trabalho.
|
|
|
-
OSEAS GUIMARAES FERREIRA NETO
-
APLICAÇÕES DE DIVISIBILIDADE E CONGRUÊNCIA MODULAR: DO ENSINO BÁSICO AO SUPERIOR
-
Data: 15/12/2021
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação apresentará aplicações que serão resolvidas usando os critérios de divisibilidade e congruência modular, partindo das dificuldades encontradas nos alunos do ano final do ensino médio nos conteúdos do eixo Números do ensino fundamental II. Nosso objetivo ao explorar essas aplicações destacando as relações entre os critérios de divisibilidade e a congruência modular é o de solucionar essas dificuldades ainda no ensino fundamental, especificamente no 6º e 7º anos, dentro dos parâmetros da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de oferecer uma fonte de pesquisa para professores do ensino básico e que possa ser usado também no ensino superior. Usando uma metodologia qualitativa iniciamos nossa pesquisa com a fundamentação teórica acerca do conjunto dos números inteiros e definimos divisão euclidiana explorando os principais critérios de divisibilidade, evidenciando o seu uso nas equações diofantinas e a sua relação com a congruência modular. Obtendo como resultado oito aplicações que serão tratadas usando as duas linguagens de maneira que possibilite a criação de alternativas didáticas que relacionem os conteúdos aritméticos e algébricos nos dois ciclos de ensino. As aplicações sugeridas convergem para uma abordagem que relaciona conteúdos com as necessidades práticas da formação matemática.
|
|
|
-
EDILSON ALVES DE ASSIS
-
Construções geométricas: uma proposta para o ensino e aprendizagem em geometria plana
-
Data: 04/12/2021
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho tem como objetivo trazer uma proposta pedagógica em relação ao ensino da geometria através das construções geométricas, trabalhando gradualmente problemas adequados aos anos finais do ensino fundamental e em todo o ensino médio. O significado matemático ́é obtido estabelecendo conexões entre ideias matemáticas em discussões particulares e outros conhecimentos pessoais do indivíduo, e a geometria está presente no dia a dia dos alunos, com uma metodologia didática que ́é o uso das construções geométricas. Assim, o estudo justifica-se para buscar aliar o ensino da geometria através das construções geométricas, justificando cada processo construtivo usando os conhecimentos básicos da geometria euclidiana, como axiomas, proposições, teoremas dentre outros, fazendo com que os alunos possam assimilar melhor os conteúdos em geometria. Traz também a resolução de problemas sem o uso da ́álgebra, porém, em casos mais complexos seu uso se faz necessário. Metodologicamente, descrito o trabalho trata-se de uma abordagem qualitativa como tipo de investigação.
|
|
|
-
ALEXANDRE RODRIGUES DA SILVA
-
VIVÊNCIA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO POSSIBILIDADE PARA (RE)PENSAR AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
-
Data: 03/12/2021
-
Mostrar Resumo
-
A avaliação escolar tem se tornado um grande desafio no mundo globalizado, pois requer, por parte de todos que integram o processo educacional, um maior conhecimento sobre esse assunto, o que suscita no educador direcionar novas formas de abordar determinado conteúdo matemático. Objetivando vivenciar o ensino de relações trigonométricas no 9º ano do ensino fundamental, em uma escola pública localizada no município de Primavera-PA, por meio de uma tarefa contextualizada na realidade local, com fins de contribuir para o processo avaliativo das aprendizagens. Tendo como objetivos específicos: identificar, em uma prática de ensino, como os alunos manifestam conhecimentos matemáticos em relação a trigonometria; caracterizar a prática avaliativa em Matemática de um professor do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental pesquisada e verificar como as discussões em grupo favoreceram a aprendizagem. Tal pesquisa nos proporcionou oportunidade de (re)pensar avaliação da aprendizagem, centrada na Trigonometria Básica no Triângulo retângulo (Seno, cosseno e tangente). Investigação qualitativa sustentada no paradigma construtivista interpretativo, usando como design o estudo de caso, com observação da sala de aula e posterior realização de oficina com medições usando um teodolito caseiro, construído pelos discentes, e realizados cálculos ora manuais ora com o auxílio de uma calculadora e uma tabela trigonométrica Padrão. Tais atividades podem gerar resultados satisfatórios que contribuem para um aprendizado mais dinâmico, significativo e equitativo. Como resultado foi observado que as atividades práticas podem contribuir significativamente para o processo avaliativo, contribuindo para aprendizagem de Trigonometria Básica.
|
|
|
-
PAULO ALEXANDRE MOTA DO NASCIMENTO
-
A MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO E AS FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA
-
Data: 26/06/2021
-
Mostrar Resumo
-
Os projetos que interligam as questões ambientais e o ensino escolar compreendem ferramentas de destaque para melhorar a situação social e a qualidade da vida humana, sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável. Entretanto, o ensino da matemática atualmente vai à contramão dessa perspectiva e tem demonstrado resultados preocupantes que revelam as marcas de um trabalho sem significado para o aluno, mostrando a necessidade de reinventar metodologicamente o ensino para melhor compreensão dos conhecimentos matemáticos e contextualização do aluno nos assuntos ambientais. Partindo deste pressuposto, este trabalho tem por objetivo geral utilizar conceitos e conteúdos de matemática no ensino médio a fim de inserir os alunos no contexto da sustentabilidade energética e como objetivos específicos avaliar a concepção dos alunos sobre o tema energia, utilizar conteúdos matemáticos para que os alunos criem uma percepção crítica sobre seu consumo residencial de energia, e executar um projeto de matemática e educação ambiental que desenvolva atividades metodológicas para o ensino médio, explorando o uso das energias renováveis. Esta pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Domingas da Costa Sousa”, localizada na zona rural do município de Bragança, PA. Como metodologia científica, optou-se pela pesquisa-ação devido ao caráter participativo. A sequência didática desta pesquisa foi composta por oito atividades distribuídas em 27 aulas, com duração de 45 minutos. Os discentes do 3º. ano foram capazes de formar conceitos sobre energia e meio ambiente, bem como trabalhá-los dentro dos conceitos de matemática, como: equações lineares; média; porcentagem. Para além de analisar os seu consumos de energia, os estudantes conseguiram aplicar os seus conhecimentos na análise de sistemas voltaicos, calcular potência, probabilidade, custo, e dominaram a interpretação destes. Todos os alunos que possuem tarifa classificada como baixa renda (16 discentes) verificaram que o valor de kWh é igual a R$0,2294 para consumo em até 30 kWh. O valor de R$0,3932 foi identificado por 14 destes alunos para um consumo entre 30 e 70 kWh. No contexto da matemática e empreendedorismo, os discentes conseguiram dimensionar um projeto de sistema fotovoltaico e apresenta-lo ao professor. Os discentes demonstraram ter absorvido o aprendizado na construção e apresentação de maquetes que representaram as diferentes fontes de energia, seus benefícios e malefícios. A metodologia de ensino aplicada aos alunos obteve grande aceitação e envolvimento deles em relação à proposta. A interdisciplinaridade e a contextualização tornaram o aprendizado mais significativo, participativo e atraente
|
|
|
-
JACKSON ROBERTO CARVALHO DE SOUZA
-
UMA PROPOSTA DE ENSINO DO TEOREMA DE MORLEY NA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
Data: 26/06/2021
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho objetiva a aplicação, com base nos princípios do Teorema de Morley, do programa “GeoGebra”, da técnica japonesa Origami e do jogo chinês Tangram, no ensino da matemática ao longo do regime escolar básico, sobretudo no Ensino Médio, com o intuito de evidenciar a importância da teoria por intermédio da utilização de ferramentas lúdicas em uma nova versão. Com base nessa perspectiva, o trabalho foi desenvolvido a partir dos estudos de ISAACS (2003) e de SILVA (2015), posteriormente, houve a elaboração de uma oficina, aplicada na C.E Prof. João Teixeira Sousa Anexo I, pertencente à rede escolar pública. Por conseguinte, constituiu-se uma proposta de ensino diversificada, dotada de sugestões de como o teorema pode ser trabalhado no ambiente escolar, mediante o uso de métodos tradicionais e tecnológicos - portanto, variados – com adaptações oriundas do Teorema de Morley, a saber, a criação do “Tangram de Morley” e, por meio do Origami, a trissecção dos ângulos do triângulo. A produção desta pesquisa visa à valorização do Teorema, uma vez que, mesmo sendo imprescindível para os estudos ligados à Geometria, ainda sofre pela sua ínfima popularização, inclusive no meio acadêmico.
|
|