MATERIAL MANIPULATIVO: Uma proposta da utilização de jogos no ensino de matemática nos anos iniciais nas escolas urumajoenses
Jogos. Ensino de matemática. Anos iniciais. Conteúdos.
O presente trabalho teve como objetivo apresentar propostas de jogos, enquanto recursos didáticos, para pedagogos, afim de contribuir à motivação de um ensino diferenciado de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, na escola urumajoense. Para darmos início a essa pesquisa, inicialmente, fomos atrás de teóricos e estudiosos que relatam a importância da matemática no currículo escolar, bem como foi falado da formação dos professores e o ensino de matemática nos anos iniciais, além de apresentadas as competências e habilidades matemáticas nos anos iniciais, exigidas pela BNCC. O trabalho de campo dessa pesquisa foi levar professores do município de Augusto Corrêa, que trabalham atualmente com turmas específicas de 4º e 5º anos do ensino fundamental, e apresentá-los aos jogos, previamente catalogados pelo autor da pesquisa, e construídos com materiais manipulativos no LAPINMAT e planejados conforme conteúdos das referidas séries/anos em que os professores trabalham e, posteriormente, houve a aplicação dos jogos com a participação dos professores. Entrevistou-se alguns professores, durante e depois dos jogos, também, como ferramenta, foi elaborado dois questionários e entregues para os professores responderem, sendo que, um foi entregue na chegada deles ao laboratório, e o outro somente, após o contato com os jogos, o intuito dos questionários foi entender melhor como a aplicação dos jogos pode contribuir para o ensino de matemática na visão dos professores urumajoenses