MODELAGEM MATEMÁTICA: a cultura urumajoense descrita através de gráficos de funções.
Modelagem matemática, Gráficos de funções, GeoGebra, Cultura urumajoense.
Este trabalho lançou uma proposta metodológica destinada ao uso da modelagem matemática no ensino, em particular, referente ao conteúdo de gráfico de funções. O objetivo foi realizar uma alternativa pedagógica de ensino usando a modelagem matemática sob uma perspectiva dinâmica de Burak (2010), desenvolvendo nos alunos a capacidade de matematização de situações-problema usando gráficos de funções com o auxílio do aplicativo GeoGebra. Diante das dificuldades que alunos apresentam em relação ao conteúdo de funções, bem como sua importância, apresentamos metodologias que necessitaram do auxílio das seguintes concepções: distorções em gráficos de funções, manuseio do aplicativo GeoGebra, modelagem matemática e a cultura urumajoense, havendo assim, a aplicação em duas linhas de pesquisas, uma de campo e outra bibliográfica. A proposta discorre na perspectiva da modelagem matemática descrevendo cinco etapas: escolha do tema, pesquisa exploratória, levantamento dos problemas, resolução dos problemas e análise crítica das soluções. A cultura urumajoense descrita através de gráficos de funções envolveu um dos principais rios, o Rio Urumajó e o cultivo de ostras na comunidade de Nova Olinda, na zana rural da cidade. Conseguimos explorar dois temas relacionados a cultura local e além disso problematizar atribuindo variáveis, relacionando comportamento dos gráficos e disponibilizando um material para que os professores superem as práticas tradicionais, incluindo a modelagem matemática em seus objetos de conhecimento.