ENIGMÁTICA: uma proposta metodológica para o ensino de alguns objetos matemáticos usando a criptografia
Criptografia, Matemática, ENIGMÁTICA, ensino.
A criptografia é bastante utilizada por nossa sociedade de um modo geral, em especial, com avanço e modernização das tecnologias. Esse trabalho foi desenvolvido com o objetivo de apresentá-la como um recurso didático no ensino de conteúdos da educação básica, mais precisamente na disciplina Matemática, uma vez que, ela é a principal ferramenta utilizada hoje para criptografar mensagens de forma segura e eficaz por meio do uso de chaves. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para aprofundamento da fundamentação teórica, descreveu-se a importância da criptografia no cotidiano. Posteriormente, tem-se um exemplo de recurso metodológico que utiliza a criptografia como finte facilitadora do ensino de funções. Adiante, temos a apresentação do jogo ENIGMÁTICA que utiliza a criptografia para “esconder” as questões através do QR CODE, além de ter uma boa dosagem de tecnologia, tornando o jogo ainda mais atrativo. Por fim, tem-se uma pesquisa de campo para verificar as deficiências no aprendizado, mas também averiguar o nível de aceitação e consequentemente, efetividade do jogo. De todo galgar da pesquisa, conseguimos certificar que a utilização de jogos aliando criptografia a conteúdos matemáticos desperta o interesse, estimulando a aprendizagem significativa.