Banca de DEFESA: PAMELLA CASTRO RODRIGUES

DISCENTE: PAMELLA CASTRO RODRIGUES
DATA: 17/06/2013
LOCAL: ICA/UFPA
TÍTULO: Ouvir e fazer música com compreensão: diagnóstico do desenvolvimento da percepção musical de professores de música em formação e o uso de softwares como tomada de decisão.
PALAVRAS-CHAVES: Licenciando em Música; Percepção musical; Computador; Aprendizagem Musical.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Trata-se de pesquisa na área de Educação Musical, circunscrita ao tema do desenvolvimento da percepção em música. A pergunta norteadora da investigação consistiu em: como se apresenta o desenvolvimento da percepção musical de professores de música em formação? A pesquisa foi desenvolvida por meio do estudo do caso da disciplina Percepção Musical e Análise I do primeiro semestre de 2012 do curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Pará, envolvendo os estudantes e a professora - papel assumido por esta pesquisadora. O objetivo foi de diagnosticar o desenvolvimento da percepção musical daqueles futuros professores de música. Os resultados indicaram interesses, aprendizados, necessidades e dificuldades observados e registrados em gravações de aulas e entrevistas, e levaram à sugestão do uso softwares como tomada de decisão. Esta pesquisa se justifica pela contribuição para o desenvolvimento da compreensão musical na formação dos futuros professores de música. Para tanto, adotou como principal fundamentação teórica Edwin Gordon (2000), que defende a Teoria da Aprendizagem Musical e a Audiação.
Interno - 1152844 - AUREO DEO DE FREITAS JUNIOR
Externo à Instituição - DIANA SANTIAGO DA FONSECA
Presidente - 327519 - LIA BRAGA VIEIRA
Notícia cadastrada em: 14/06/2013 21:12