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KEYLA CRISTINA TIKKA SOBRAL
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VIAGEM DE K.
Notas sobre uma viagem inventada
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Data: 22/12/2023
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Viajante K – Notas sobre uma autoficção é uma pesquisa sobre a relação da palavra, imagem e literatura na arte contemporânea, onde se propõe, em processo artístico o borramento das fronteiras que separam essas linguagens entre si, gerando assim, a construção de um livro de artista autoficcional constituída em obra a partir de uma viagem em um território inventado. Trata-se de uma experiência em artes visuais onde há um limite tênue com a literatura, ou, melhor dizendo é uma escrita de uma artista visual que introduz a palavra como forma, seu elemento imagético.
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LEONARDO CORRÊA BOTTA PEREIRA
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CANTO COLETIVO: UMA HISTÓRIA DE PRÁTICAS E IDENTIDADES MUSICAIS NO MARANHÃO (1880-1915)
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Data: 18/12/2023
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Esta pesquisa teve como objetivo investigar práticas vocais coletivas que se constituíram na cena artística maranhense, entre os anos de 1880 e 1915, buscando compreender as relações entre agentes, instituições e a sociedade. Com base no enfoque teórico-metodológico centralizado nos campos da História Cultural e da Musicologia Histórica, partindo da hipótese que o hibridismo cultural se constitui na base que define as manifestações vocais no Maranhão - aqui compreendidas como “CANTO COLETIVO” - elaboramos uma descrição dos atributos correlatos ao desenvolvimento de musicalidades, mecanismos produtivos, trânsitos e circularidades no propósito de caracterizar, a partir da documentação histórica localizada, representações das identidades musicais nelas refletidas. Por consequência, traçamos um panorama sobre o Canto Coletivo, desvelando conceitos, terminologias, definições utilizadas e seus desdobramentos, de forma a estabelecer o que consideraríamos relevante identificar nas práticas, nas representações do objeto. Apresentamos alguns dados históricos sobre a região pesquisada, a partir do cruzamento preliminar entre questões políticas e sociais com reflexos na vida artística local. Revelamos algumas leituras do corpus selecionado no objeto de pesquisa. Neste enredo, abordamos a dinâmica peculiar desencadeada pelas manifestações religiosas, ao colocar em contato diferentes grupos culturais. Tratamos da difusão da ópera no tecido social, onde narramos as relações existentes entre a comunidade imigrante – Companhias Líricas e a sociedade local, dando importância aos impactos no uso emblemático da ópera, dos repertórios à sua representatividade e influências. Analisamos o papel da educação na formação de um quadro representativo dos valores que o poder local buscou consolidar a partir da identificação dos diversos contextos educativos, práticas pedagógicas e incidências artísticas. Mencionamos a importante presença do Canto Coletivo nas tradições de populações então marginalizadas, oriundas das culturas de matrizes africanas, aqui representadas em manifestações festivas, brincadeiras e folguedos como a Festa do Divino Espírito Santo, Bumba-meu-Boi e o Tambor de Crioula bem como a omissão relegada à cultura musical dos povos originários e seu valor representativo, ao longo do período em questão, num visível processo de obliteração.
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CLAUDIA DO SOCORRO GOMES DA SILVA
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Estado de bonequice: entre a menina que engole lágrimas pelos olhos e a mulher em fuga do hospital de bonecas.
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Data: 11/12/2023
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O “projétil” da pesquisa é o encontro-confronto entre uma menina que engole lágrimas pelos olhos e uma mulher em fuga do hospital de bonecas, elas representam minha existência de vida-morte-ressureição. A tese é acompanhada por conceitos-chave: dramaturgia pessoal, violência contra mulher, arte feminismo, teatro movente e estado de bonequice. Os dois últimos são conceitos criados no processo. Os outros três são dialogados com algumas mulheres, como: Ana Flávia Mendes (2008), Anna Marieta (2018), Chimamanda Adichie (2017), Bell Hooks (2021, 2020a, 2020b, 2019), Louise Beaugeois (1998), Ingrid Gomes (2023), Márcia Kambemba (2020, Thalia Santos (2020), Tarsila Maquiavel (2023), Suzi Lacerda (2023), Wald Lima (2004) e outras. Recorro ao método cartográfico e acredito, assim como (Sandra Rey, 1996) que o “objeto” é um projétil, ou seja, é um alvo carregado de incertezas e movências. Por conseguinte, parto da escrivivência (Conceição Evaristo, 2015), mergulhada em esquizoescritura Deleuze e Guatarri (2011), fractacionalizada e remendada com interstícios de lembranças da “realidade” Annie Ernaux (2007) - autoficção de Doubrovksy (1977) e Sequeira (2020). A tese é estruturada primeiramente em três sessões, divididas em dois ensaios, quais sejam: a menina que engole lágrimas pelos olhos e a mulher em fuga do hospital de bonecas. Os 2 ensaios possuem uma narradora: Charlotte Gomes Berbié, ma petite que virou carcaça-cadáver, antes de nascer, em terra estrangeira. A terceira sessão é uma constelação de aparições de 7 personagens baseadas nas “mortas” e nas “vivas” da minha ancestralidade e agregam-ajuntam também trabalhos de artistas que me carregam em mãos de nuvens cuidadosas. Acredito que a pesquisa, sobre ancestralidade e violência contra mulheres, possui densa dimensão artística-política (arte feminismo), além de cooperativa, dialógica e pedagógica Paulo Freire (1987, 1989).
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MELISSA BARBERY LIMA
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EXPERIÊNCIA DE EXISTIR NA PESQUISA EM ARTES COMO ATO POÉTICO: O Ponto de Dobra e a ativação artística, Lamber a cidade
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Data: 27/11/2023
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Este memorial/tese está situado na Linha de Pesquisa destinada ao Artista-pesquisador, aborda a experiência de existir na pesquisa em artes como ato poético, o percurso constituído por este experimento se desenvolve por meio do conceito de Ponto de Dobra e da Ativação artística Lamber a cidade. Nos primeiros experimentos, esta intervenção urbana videográfica se apresentou tendo como influência direta o texto “Flagrados em delito contra a noite/Manifesto Cural” de Vicente Cecim (1983) e o Livro/Catálogo “Levantes” (Didi-Huberman, 2017). Como fruto do trajeto percorrido pela artista acredita-se que a presença do artista pesquisador na universidade é uma prática fundamental para uma perspectiva singular da relação arte e sociedade.
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ANDREZA BARROSO DA SILVA
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DANÇAEIRA
O Corpo Feminino Afro-amazônico nas Malandragens e Vadiagens da Capoeira para a Decolonização em Dança Contemporânea.
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Data: 13/11/2023
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Os caminhos e trajetos artístico-culturais ao longo do trânsito Icoaraci-Belém e Belém-Icoaraci, proporcionaram ao corpo feminino afro-amazônico, imerso nas relações com a dança e com a capoeira, a construção da práxis epistemológica Dançaeira. Nestes caminhos, foram acionadas memórias a partir da infância nos quintais, ruas, escolas, experiências artístico-culturais com a dança e com a capoeira, seguindo uma trajetória de menina-mulher-mãe-educadora-professora-pesquisadora, revelando-se então, a “ancestralidade viva” que se presentifica a partir das mulheres ancestrais que habitam em mim. Convoco três manas que empunham o berimbau, junto a mim, e decolonizam o poder em dança na Amazônia com suas poéticas de “RE-existências”. Apresento possibilidades de caminhos teórico-metodológicos decoloniais em dança contemporânea, seguindo um fluxo autoetnográfico, de Fortin, sustentado pelo NOS-NÓS em que os “nós atados” com o mundo ao redor, com os fazeres, saberes e poderes se realizam sob a perspectiva da malandragem. Cantigas de capoeira, poesias e poesias-cantigas autorais, imagens de fotos e prints de vídeos de imersões durante a pesquisa, desenhos autorais emanam reflexões do processo e, a presença marcante do berimbau, que impele a voz do corpo feminino com seus sons e toques, endossam o percurso metodológico da pesquisa. O interjogo dos diálogos dançaeirantes acolheu contribuições de Freire, a Práxis pedagógica; Santos e Menezes, as Epistemologias do Sul e; Costa, Torres e Grosfoguel, Decolonialidade, que consubstanciam a metodologia não hierarquizada, que revela simbolismos e significados dos sete elementos da Dançaeira para despertá-la em vós, a partir da Amazônia para o mundo.
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ANDRE LUIS PEREIRA DE FREITAS
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Casa de boneca e senzala : Arte e Decolonialidade
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Orientador : MARIA DOS REMEDIOS DE BRITO
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Data: 06/11/2023
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O trabalho parte do brinquedo/objeto casa de boneca, referindo-se tanto a um brinquedo europeu quanto as casas senhorias da cidade de Belém, para discutir os conceitos de epistemicídio e colonialidade do poder como plano de uma colonização violenta pautada sob o mito da modernidade, culminando com uma urbanização que ainda hoje é exaltada, mas que custou a destruição de povos e saberes. No primeiro capítulo falo sobre as primeiras motivações de se trabalhar um tema relacionado a uma casa de boneca. As minhas brincadeiras com Maria, desde a sua tenra idade, e abordo a importância da brincadeira para a criança. No segundo capítulo trato de uma questão metodológica, a necessidade de construir uma pesquisa pautada em um pensamento decolonial. Para isso, tento esclarecer conceitos como colonialidade, colonialismo, descolonização e decolonialidade. No terceiro capítulo trato mais especificamente sobre as casas de bonecas que serão construídas: a primeira é uma replica da igreja de santo Alexandre, representando o papel da igreja e do cristianismo no esquema de colonização; a segunda casa é uma réplica do Palacete Bolonha, símbolo do período gomífero e da Belle Epoque; a terceira casa é uma replicado casarão onde funciona o PPGarte; e trato, posteriormente, mais especificamente, sobre a experiencia de ser negro na universidade que teve como formação a relligião cristã, arte europeia, conhecimento europeu, mas agora corpo negro artista em resistência quando se deu a tomada de consciência de sua cultura e identidade. Nas considerações finais, quem sabe, para a perspectiva de uma pesquisa futura ou agenda de estudo, tratarei sobre a descolonização dos currículos, principalmente em arte. Inserindo as casas de boneca numa proposta didática e funcionalidade prática. Refletindo sobre a possibilidade se trabalhar as casas em escolas tendo com base a lei 10.639/2003 e a lei 11.645/08. como forma de conduzir para arte-educação contra hegemonica.
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MÁRCIO LINS DE CARVALHO
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DATUM: Interface eletrônica como meio de expressão da experiência
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Orientador : VALZELI FIGUEIRA SAMPAIO
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Data: 27/10/2023
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A presente tese aborda a experiência de criação de um jogo eletrônico (game, para dispositivos móveis, celulares) experimental chamado “DATUM” (trabalho em processo) desenvolvido a partir e durante o período do doutorado. Este escritos e seus anexos abordam três perspectivas diferentes e complementares: a primeira sobre as reflexões acerca do método e criação artística na academia; a segunda sobre as concepções teóricas derivadas da criação artística do jogo eletrônico; a terceira sobre os subprocessos e acasos do desenvolvimento do jogo; para além destes a tese também é composta pelo jogo em si. Levando essas persperctivas, a tese propõe experimentar a imagem, no sentido abstracional, usando uma dinâmica de construir constelações para incitar a projeção de imagens ao conectar estrelas; e o virtual com suas possibilidades interativas dentro de um espaço tridimensional.
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MYLENA MONTEIRO SETUBAL
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ARTE, EDUCAÇÃO, CULTURA NO INTERIOR DO PARÁ: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA E.E.E.M. DR. INÁCIO KOURY GABRIEL NETO, CASTANHAL - PA.
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Data: 24/10/2023
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SETÚBAL, Mylena Monteiro. Arte-educação no interior: a relação da arte com o cenário da E.E.E.M. Dr. Inácio Koury Gabriel Neto. Qualificação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes, UFPA, Belém.
Esse estudo objetiva analisar e demonstrar como a realidade de cidades do interior paraense acabam sendo negligenciadas na sua sistematização da arte, por acabar não ocorrendo investimentos para a população ter acesso a diversas formas de contato com a cultura, seja de formal formal, não-formal e informal. Para esta demosntração, se utiliza a realidade, história e formação de uma cidade do interior do nordeste paraense, Castanhal, ou como é conhecida, a “Cidade Modelo”, e um aparelho da educação formal, a escola pública de ensino médio Dr. Inácio Koury Gabriel Neto, e a importância da mesma para a localidade e a ocorrência da arte-educação neste espaço educacional. Para assim mostrar como uma relação fortificada entre o ensino formal (no caso a escola citada) com o cenário artístico e cultural da “cidade modelo” pode ser uma forma e saída de ampliar e valorizar o ensino/aprendizagem de arte e a produção de artes e cultural no interior nessas localidades que sofrem com o abandono de investimentos no segmento artístico.
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JORGE LUCAS FARIAS BARROS
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DIGESTIVO: PROCEDIMENTOS CRIATIVOS DE UM CORPO EM FLUXO
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Data: 10/09/2023
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Esta pesquisa pretende investigar o corpo em fluxo e seus procedimentos criativos realizados sob uma materialidade chamada “espumas siliconadas”. Este corpo foi responsável por desenvolver procedimentos criativos que fomentou explosões de formas e não formas de se experimentar a materialidade em processos criativos nas artes. Um corpo em fluxo, mas também um corpo experimentador, que provocou a imersão de um experimentos com a materialidade (espumas) se multiplicando nas diversas formas de se experimentar em processos criativos. Objetivo da pesquisa propõe, experimentar os limites criativos que se pode haver nas experimentações para criar formas e não formas de procedimentos criativos com a matéria e construir um repertório de possibilidades experimentais. Em vista aos experimentos desenvolvidos, o projeto Mofo, um álbum música/visual que reproduziu experimentos, cujo as tentativas em materializá-lo acidentou em novos experimentações que reverberam em outros projetos, como Fragilizada, Casulo, Proliferação, Casamento e entre outro, assim montando uma cartografia que fábulou-se em produções para esta pesquisa.
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LEONEL RODRIGUES FERREIRA
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PARA TER ONDE IR: Performatividades madalênicas ou um mergulho no abismo do meu desejo profundo
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Orientador : IARA REGINA DA SILVA SOUZA
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Data: 30/08/2023
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“Para ter onde ir: Performatividades madalênicas ou um mergulho no abismo do meu desejo profundo” é um memorial de mestrado em artes, em que apresento os procedimentos artísticos de dois espetáculos performativos da Cia de Teatro Madalenas, de Belém do Pará, encenados nos anos de 2003 e 2015, resultando, assim, um novo espetáculo performativo. Tal ato poético articulou os procedimentos artísticos utilizados pelas “Madalenas”, com outros que fazem parte da minha trajetória como artista da cena, principalmente fazendo uso dos Viewpoints, a ressignificação do espaço urbano como dramaturgia, além das minhas memórias pessoais. Para a concepção do espetáculo performativo, estabeleço um diálogo entre Viewpoints e Composição a partir dos estudos de Anne Bogart e Tina Landau; os estudos a respeito do Teatro de Invasão, de André Carreira; as poesias de Max Martins, da obra Para ter onde ir e experimentações em vídeo arte.
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ALLAN PINHEIRO DE CARVALHO
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MARGEM 5
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Data: 24/08/2023
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A confluência entre dois estudos que venho adensando dentro do universo musical popular brasileiro, um sobre os pregões de rua e outro sobre a vida e obra de Ary Lobo (artista paraense que teve sucesso nacional entres as décadas de 50 e 70), possibilitou a experimentação de mais um passo criativo em meu trajeto acadêmico, enquanto artista e pesquisador. Desta vez, começo narrando um memorial poético, onde acompanho, em meio ao universo dos anúncios de venda e de paisagens sonoras, a visita sui generis deste nosso saudoso intérprete, que volta de uma margem suspensa no tempo para rever a sua terra natal, Belém do Pará. Um território de memórias e afetos atemporais é acionado para que andarilho Ary Lobo repise, finalmente, as ruas de sua cidade, ou passeie na cidade que forjei para este momento. Pelo caminho, as vozes de seu povo, os pregões de ruas que tanto habitaram sua discografia, os relatos de familiares, as minhas lembranças cruzadas às suas. Assim, as minhas duas pesquisas se cruzam e fazem surgir, em uma esquina que mora na minha saudade, o encontro da Rua dos Pregões com a Rua Ary Lobo, revelando neste enquadramento de cidades, real e memorial, a fresta de uma quinta margem, um portal que pode ter cada um de nós, em nossas profundas lembranças, do lugar que nos inaugura e nos identifica. Como resultado deste devaneio, uma instalação artística multilinguagem, projetada a partir de um tabuleiro de pamonha, reverbera as vozes e as luzes de um cinema que nos transcende e restaura as imagens de nossas vidas.
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BRUNA SUELEN SILVA BARROS
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A Poética das Encruzilhadas de Arthur Leandro/Táta Kinamboji: Atos de fazer Güera
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Data: 16/08/2023
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Dentro da linha de pesquisa teorias e interfaces epistêmicas em artes, do Programa de Pós-Graduação em Arte da UFPA, proponho uma cartografia que percorre parte da experiência de Vida de Arthur Leandro/Tata Kinamboji. Este é um trabalho afirmativo, que traz Exu na frente para conduzir caminhos, com a intenção de uma produção de conhecimento na qual apresento uma proposição conceitual e metodológica que defende a poética deste homem como uma encruzilhada, abrindo frestas entre a arte, o ativismo político nas Tradições de Matriz Africana e o ensino das artes nas universidades em que lecionou. Defendo a ideia da luta pela memória contra o esquecimento sobre quem foi Arthur Leandro/Tata Kinamboji com sua encruzilhada poética, como politização da mesma para marcar um lugar de importância dessa pessoa para a Cultura e as Artes na cidade de Belém, e até nas Amazônias. Escuto os que conviveram com Arthur e que narram sua forma de fazer arte e política e produção de conhecimento, completamente relacionadas com o movimento da vida de quem compartilhou a existência com esse ser humano, e, assim, carrego em minha escrita suas vozes, pois acredito na profundidade dessas relações e em toda a potência poética que só podemos alcançar nos encontros. As metodologias e as fundamentações teóricas aqui se ancoram na ideia de tradição oral, validando as narrativas vividas como fontes de produção de conhecimento. Busco possibilidades abertas de escrita que intercruzem a experiência de vida de Arthur e sua Poética das Encruzilhadas, para dizer o conceito criado por ele de Arte-Güera, como atitude de resistência a tudo que apequena e condiciona a vida e a arte em opressões, por isso vou enumerar quatro destes atos no decorrer no texto. Ao mesmo tempo, evoco teóricos que já pensaram o genocídio do povo negro como um projeto, relacionando a questão do embranquecimento da cultura brasileira com as necessidades de enfrentamentos e superações dos apagamentos gerados por esta tentativa, tais como Abdias do Nascimento, Luiz Rufino, Luiz Simas, Zélia Amador de Deus, Muniz Sodré, entre outros – em sua maioria, pessoas pretas, claro, para fortalecer uma forma antirracista de saber, no que diz respeito ao protagonismo da produção de conhecimento por quem vivencia as agruras desse projeto na pele. Conecto essa bibliografia ao meu percorrer, meu tráfego pelas práticas poéticas de Arthur Leandro, narradas não apenas por mim, não apenas com meu olhar, mas com todos que pude encontrar cruzando nossos caminhos. Proponho, além de minha escrita, dois mapas poéticos, um visual e um de relatos, para abarcar as outras vozes que se cruzam nesses caminhos, dentro do método cartográfico que essa pesquisa se propõe. Aqui há um recorte de uma vida e é epistemologia sim, pois é produção de saber, é poética e é política de valorização do patrimônio cultural afro-amazônico.
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AMANDA DE MENDONCA LINHARES
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CADÊ A OUTRA?! cantos cênicos de um corpo duplo.
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Data: 06/08/2023
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Este memorial tem como tema “CADÊ A OUTRA?!” cantos cênicos de um corpo duplo. Neste é narrada a trajetória em memória e invenção da saga de devoradora e uma devorada, sendo este mapa uma redescoberta das vivências de um corpo duplo. É experimentado em mim, a vivência de duas em memória, prática e desenvolvimento criativo da proposta trabalhada: Amanda engoliu Alícia. Tão quanto fatos entrelaçados (embora interconectados), em um rizoma, persisto, a cada capítulo, no intuito de explorar instalações. Tem, por fim, um espetáculo resultando esse processo o qual compõe-se em onze partidas, sendo dez pares e uma ímpar. Para esta pesquisa, uso como meus autores de base: Lewis Carroll, Gilles Deleuze e Félix Guattari.
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RAFAELA ALCANTARA BARATA
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O ensino-aprendizagem de violoncelo em instituições musicais públicas de Belém do Pará
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Data: 31/07/2023
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Investigar o ensino-aprendizagem do violoncelo em instituições musicais públicas pode ser importante para se compreender a formação de uma tradição instrumental estabelecida por gerações de violoncelistas. O objetivo deste trabalho é o de investigar o processo de ensino-aprendizagem de violoncelo em instituições musicais públicas de Belém do Pará. A pesquisa foi desenvolvida por intermédio da abordagem qualitativa, descritiva e de caráter exploratório. Houve levantamento bibliográfico e documental, seguido de entrevistas semiestruturadas. Utilizou-se referencial teórico sobre o contexto histórico das instituições musicais públicas de Belém do Pará (SALLES, 1995; VIEIRA, 2001; BARROS; GOMES, 2015), aspectos da aprendizagem musical no ensino público formal (LOPES, 1981; SILVA, 1999; LIBÂNEO, 2010) e acerca da pesquisa em ensino-aprendizagem do instrumento musical violoncelo (FRANÇA, 2000; MACIENTE, 2008; SUETHOLZ, 2011). A investigação resulta em uma descrição acerca do contexto histórico do ensino de violoncelo em Belém do Pará, na identificação do conteúdo programático utilizado em cada nível de ensino em instituições musicais públicas de Belém e sua relação com o aprendizado do violoncelo, e na análise do ensino-aprendizagem de violoncelo em instituições musicais públicas de Belém atualmente, apontando-se aspectos relevantes para o desenvolvimento dos estudantes. Conclui-se a importância do estímulo à democratização do aprendizado do instrumento e à contraposição de estigmas sobre as instituições públicas com novas perspetivas pedagógicas, de forma a estabelecer referencial qualificado a professores, pesquisadores e artistas, orientando a construção curricular e documentos ligados à esfera institucional.
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ADRIANO BARROSO DOS SANTOS
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Rastros. Riscos. Marcas – A trajetória de Henrique da Paz e o sorriso banguela da Vila de Icoaraci.
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Data: 10/07/2023
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O presente trabalho apresenta-se como um estudo da trajetória do ator e diretor Henrique da Paz no Distrito de Icoaraci – Belém/Pará, quando da fundação do Grupo Gruta de Teatro e a instauração de um teatro de grupo na chamada Vila Sorriso, abordando sua produção artística, atividade cultural e sua inserção no panorama do teatro paraense. A pesquisa objetivou entender os desafios do fazer teatral na periferia de Belém e a fundação do grupo de maior longevidade do Pará, (5/11/1969) - Em 2023 o grupo completa cinquenta e quatro anos de atuação na cena paraense. As produções de Henrique da Paz têm como referência principal as teorias do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, do Russo Constantin Stanislavski e do brasileiro Augusto Boal, no intuito de produzir um teatro popular e político. Utilizou-se como fonte de pesquisa, material do próprio artista, como: programas de teatro, anotações em cadernos pessoais, recortes de jornal, fotografias, críticas teatrais, vídeos, textos, roteiros e depoimentos dos parceiros de cena e dos fundadores do grupo.
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RAPHAEL ANDRADE ROCHA
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DINAMITES DISSIDENTES: CONSTRUÇÃO (RE)PERFORMÁTICA DE UMA AUTOETNOGRAFIA
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Data: 07/07/2023
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Esta dissertação busca compreender o processo criativo de uma autoetnografia performática dissidente, denominada “Flores para Pietá”, a partir de análise de esquemas simbólicos/reais, de modo a friccionar os territórios que o corpo gay vivencia. Para tanto, dada abordagem parte de dois vieses de análise, quais sejam: sexualidade e religião, ainda que o estudo perpasse por outros territórios, como o território intrafamiliar (casa), o território subjetivo (corpo) e o território (urbano). Tal discussão surge a partir da seguinte questão problema: a quais territórios pertencem os corpos homossexuais? No sentido de alcançar o objetivo geral, lanço mão das (os) seguintes autoras/autores para validar as proposições deste estudo: para o debate autoetnográfico utilizo os preceitos de RAIMONDI; MOREIRA; BRILHANTE; BARROS, (2020) e DENZIN (2015), quanto às discussões sobre Identidade, recorro à ALMEIDA (2010) e CASTELLS (2001), referente às discussões dos estudos gays, analiso os conceitos de PRECIADO (2003), FOUCAULT (1999, 2012, 2013, 2018) e BUTLER (2000, 2011). No que tange ao Corpo devoto, aproprio-me da visão de JANSEN (2004), quanto à história da sexualidade e do conceito de biopoder, analiso os estudos de FOUCAULT (1985), de forma associada ao conceito de necropolítica, de MBEMBE (2018). No que se refere ao conceito de (re)performance Arte, considero as discussões de ABRAMOVIC (2010, 2018) e PHELAN (2013). E sobre o conceito de território reporto-me à CAIAFA (20020), ROSENDAHL (2002), dentre outras (os). Elejo como procedimento metodológico a autoetnografia (re)performática, ao partir das minhas memórias, do meu devir, enquanto artista-pesquisador-professor, a orientar um percurso reflexivo sobre e a partir de corporeidades, para compreender o corpo e suas (re)performances como um território potente para a produção de epistemologia. Para a construção desse trabalho foi estratégico explorar as abordagens dissidentes relacionadas às questões de sexualidade e de religiosidade. Dessa forma, esta escrita sinaliza que o discurso religioso tem grande influência na trama das relações sociais, além disso o Estado e a sociedade tomam o que é dito e feito dentro dos domínios das igrejas como parâmetro para justificar atitudes e decisões preconceituosas contra os corpos homossexuais. Logo, o processo reflexivo provocado nesta escrita sinaliza que a reprovação e coerção ao corpo LGBTQIAP+ é recorrente entre e nos territórios religiosos e que o corpo marginalizado gay, nessa perspectiva, intenta encontrar um território que seja possível (re)significar essas mazelas impostas historicamente.
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SAULO CHRIST CARAVEO DA SILVA
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O GUITARRAR LOCAL: uma prática musical para além da Amazônia paraense.
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Data: 07/07/2023
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A prática da Guitarrada é aqui investigada considerando a configuração de estruturas sociais, políticas, culturais e sua instauração enquanto gênero musical fundador de memória e identidade no Pará. As amplas transformações decorrentes dos processos de modernização e globalização ocorridas entre o advento da Lambada e a consolidação da Guitarrada, submersas em uma Indústria de Entretenimento capitalista, reconfiguraram espaços e dinâmicas sociais, bem como a forma de consumir, fazer e produzir música, promovendo o redimensionamento historiográfico na memória e na forma como são constituídas as identidades culturais na Amazônia Paraense. Assim, tais manifestações socioculturais transcorridas nestes cenários impactaram na criação e difusão do gênero Guitarrada, sendo este o resultado de transformações paradigmáticas representativas das identidades desse gênero musical. Considerando cultura (GEERTZ, 2017; HALL, 2011; CANCLINI, 2017), memória (HALBWACKS, 2006; CANDAU, 2011) e música (CARAVEO, 2019a, 2019b, 2019c; CHADA, 2007; MENDÍVIL, 2013, 2015 e 2022; MUKUNA, 2008; NETTL, 2005; SEEGER, 2008; SMALL, 1998) como sistemas relacionados, vislumbro a tese que versa sobre as mudanças e novas identidades musicais na Amazônia, enfocando, principalmente, as Guitarradas do Pará. A Região Amazônica, com seu multiculturalismo espaço-temporal de práticas musicais diversas, necessita de investigações musicais profundas que apontem para a fusão cultural histórica, considerando, todavia, desdobramentos, perspectivas e olhares particulares que apresentem novos diagnósticos diante dos contextos que se apresentam de forma indissolúvel na atualidade. Investigar as práticas musicais das guitarradas no Pará observando sob quais perspectivas as mudanças sociais, em âmbito global e local, afetaram a produção musical, alterando processos culturais simbólicos e determinando a constituição de identidades, foi o objetivo principal desta proposta. Os objetivos específicos foram: descrever os procedimentos etnográficos realizados ao longo da pesquisa, identificando as transformações sociais amplas e particulares que possibilitaram descrições e interpretações de fenômenos musicais que apontaram a guitarrada como uma prática musical contemporânea no Pará – o Guitarrar Local. Analisar a discografia de Mestre Vieira e propor uma descrição densa que revelou o comportamento e os direcionamentos impostos pela Indústria de Entretenimento e seu impacto na obra de Mestre Vieira ao longo de sua produção. Assinalar aspectos inerentes aos processos de modernização e globalização que apontaram cenas e dinâmicas semelhantes que comungaram com a constituição de identidades e, portanto, sob os aspectos das mudanças musicais e transformações culturais, sinalizaram casos de hand-over. Além da revisão da literatura existente sobre o tema e dos estudos bibliográficos referentes aos assuntos históricos e culturais, sob a luz da etnomusicologia, fez-se uma descrição etnográfica dos contextos atuais nos quais a prática da Guitarrada se dinamiza e entrevistas semiestruturadas que possibilitaram a fundamentação de argumentos analíticos e análises musicais da produção fonográfica de Mestre Vieira. O período de abrangência desta pesquisa compreende os anos de 1950, período importante do pós-guerra no mundo e, 2023, ano de conclusão da tese. Considerando as análises realizadas até o momento, confirmou-se a tese de que a Guitarrada, ao se emancipar da Lambada por meio de Hand-over, se configura em uma prática musical moderna, independente, de identidade estética própria, que determina mudanças musicais, culturais e novas perspectivas para a memória, cultura, política e música na Amazônia brasileira.
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ANA CAROLINA ARAUJO ABREU
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Studio Som Jolie: Imersão e encontro poético de um acervo sonoro
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Data: 06/07/2023
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Este memorial apresenta o processo de criação poética da instalação audiovisual Studio Som Jolie, onde apresento uma reflexão do fazer poético, a partir da investigação de um acervo musical, de fotografias, áudios e memórias da infância, encontradas na sala de músicas do meu pai, Aldemário Abreu, em memória. Esta coletânea será dividida em dois blocos-capítulos: Lado A e Lado B, com um repertório que combina canções marcantes e autorais que dançam pelo tempo atravessam as décadas de 70, 80, 90. Vozes de Raul Seixas, Gal Costa, Caetano Veloso, Fafá de Belém e Chico Buarque, compõem diálogos com Bergson, Oiticica e Salles, que reverberam para além de um último acorde de uma experiência no campo da arte.
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LUCIENNE ELLEM MARTINS COUTINHO
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Corpos Alterados:
gesto, performance e paixão
entre os torcedores do Paysandu
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Data: 03/07/2023
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A presente Tese tem como tema central a performance do torcedor apaixonado do Paysandu No caminho que trilhei, trabalhei com a noção de “comportamento restaurado”, de Richard Schechner (2003); e com a ideia de “torcida como comunidade”, do antropólogo Roberto da Matta. Começo fazendo uma retrospectiva histórica do futebol, mostrando sua evolução, desde a Idade Antiga até os dias atuais, quando passa a ser regido por regras e caracterizado como esporte. Os dados históricos acerca da chegada do futebol em Belém do Pará foram coletados nas obras de Gaudêncio (2007) e Costa (2007). Aquino (2002) apresenta os primeiros indícios de uma prática semelhante ao que hoje se conhece como ‘futebol’; Zainaghi (1998) nos coloca em contato com os primórdios do futebol no Brasil; Leal (2000) nos fala sobre a prática do Tsuchu (século II), considerada a mais antiga forma de jogo na China; Grisard (2003) discorre sobre o manejo da bola nos jogos; Brustolin (2008) lança um olhar sobre o futebol como um dos fenômenos sociais e culturais mais importantes do século XX; Carioba (2017) reflete sobre o lado sombrio do futebol enquanto prática elitista no século XIX. O coração do trabalho – a descrição etnográfica das performances dos torcedores apaixonados do Paysandu – encontra-se no capítulo intitulado ‘Domingo de Payxão’. Nele, levanto hipóteses de como nasceu a “paixão” do “maior e melhor” time de futebol da Região Norte – o Paysandu.
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ALBERTO VALTER VINAGRE MENDES
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O declinio da cena cabocla em narrativas de artistas da cena em abaetetuba
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Data: 30/06/2023
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A temática explorada neste texto, incide em encontrar nas narrativas de artistas de Abaetetuba, referências de gerações diferentes, mostrando como a arte em seu movimento de mudanças e incorporações, apresenta uma relação com o tempo e o lugar. Sobre o tempo há diferentes ritmos e acentos marcando a dinâmica da “vida abaeteuara”, assim como em outros lugares na Amazônia. Nas paragens ribeirinhas quando ainda ouviam-se os “tiradores” das fofoias, a passagem do tempo era marcada pela maré enchendo e abaixando, na lançante e vazante; tempo no qual a oportunidade era marcada pela canoa indo de proa. Tempo sentido qualitativamente em tempo bom e tempo ruim. Era o tempo da natureza com seus ciclos, e do trabalho coletivo e artesanal de fazedoras de cuias, dos paneiros e das panacaricas.
As transformações históricas trouxeram a devastação e a paisagem, no início sutilmente, para em seguida, drasticamente, se modificar, e um outro tempo vai sendo sentido, o tempo líquido da modernidade, o avesso gerando uma trama, na qual o elo estético existente entre homem e natureza vai, progressivamente, sendo rompido. E o declínio da cena cabocla é percebida, paralelamente, ao aparecimento de um cenário social com graves problemas. Se a modernidade vai apagando gradualmente, pelas forças desestabilizadoras, certos traços daquela cultura cujos contornos eram refletidos na cena cabocla, há por outro lado, um movimento de resistências e enfrentamento, protagonizado por vários artistas, e é neste sentido que, um recuo, o ato de revisitar suas práticas, abre possibilidades de uma oposição a essa tendência em curso, divergindo do discurso do progresso e da deformação dos modos de vida construídos coletivamente na história dos povos amazônidas.
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PAULO ROBERTO SANTANA FURTADO
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O TEATRO PRECISA DE TEATRO?
territorialização, (des)territorialização e (re)territorialização do movimento teatral em Belém do Pará nas conexões e trânsitos periferia-centro-periferia (1980 a 2000)
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Data: 29/06/2023
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Esta tese apresenta um estudo sobre territorialização, (des)territorialização e (re)territorialização do movimento teatral contemporâneo de Belém do Pará, a partir da conexão e trânsitos periferia-centro-periferia de artistas e grupos. A reflexão crítica sobre o espaço e o movimento teatral na cidade de Belém – o teatro precisa do teatro? – pelo viés da geografia, utilizando como referências os teóricos Anne Ubersfeld e Milton Santos, Valdir Roque Dallabrida, Rogério Haesbaert, onde o tema foi investigado a partir da problemática de que a natureza do lugar teatral é importante para se refletir o fazer teatral. Por ser artista e fundador do Grupo de Teatro PALHA, me metamorfosearei em cobra anfíbia, entre a água e a terra, trocando de pele e submergindo para tratar da trajetória dos artistas e Grupos, suas experimentações cênicas e sua relação com o lugar da ação, periferia-centro-periferia e subjetividade do fazer, tempo e lugar. Mas, precisarei retornar a superfície e permanecer bastante tempo iriado para compreender o preço da profundidade e tentar especificar certos princípios de coesão que unificaram as imagens superficiais dessa trajetória vivida pelo tempo de fazer teatro e de seu reordenamento do seu fazer, a partir do amadurecimento de um fenômeno ainda definido de forma “tateante”, como globalização, cujo objetivo maior ao fazer a comparação, é o de procurar compreender um fenômeno contemporâneo que capturou a todos: o da aceleração do tempo histórico, pois falar das questões do tempo e da modernidade seria então refletir sobre como este processo influenciou e influencia o fazer artístico desses artistas e grupos, resistentes e sobreviventes. Dialogando com a filosofia teatral, a história do teatro e dos estudos teatrais, na linha das teorias e interfaces epistêmicas, em conexões inter e transdisciplinares com outras áreas de conhecimento.
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FREDERICO DE CARVALHO FERREIRA
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O CINETEATRO TERRITORIAL DE MACAPÁ E A CRIAÇÃO DE UMA POLÍTICA CULTURAL JANARISTA
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Data: 26/06/2023
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A presente pesquisa de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará, sob a orientação da Profa. Dra. Bene Martins, realizou estudo sobre contextos sócio-político-culturais engendrados a partir da instauração do Território Federal do Amapá (TFA), com foco no Cineteatro Territorial de Macapá, entre os anos de 1944 e 1949. A pesquisa, intitulada: O Cineteatro Territorial de Macapá e a Criação de uma Política Cultural Janarista. Os objetivos são os de evidenciar, e refletir sobre a criação de uma política cultural, disseminada pelo Governador Capitão Janary Gentil Nunes e suas possíveis influências no processo de formação identitária amapaense. Esta pesquisa justifica-se pela insuficiência de trabalhos que contemplem o tema e a necessidade de abordagens mais aprofundadas sobre a memória artística, cultural e teatral amapaense e seus contextos sociais e políticos, que podem ter influenciado na sua formação identitária e cultural, além de contribuir, como aporte teórico e crítico para pesquisas futuras, possibilitando condições para o crescimento do Teatro no/do Norte e no/do Brasil. O ponto central do estudo é o movimento artístico e cultural oportunizado (ou não) pelo Cineteatro Territorial de Macapá, espaço oficial de difusão política e cultural do TFA. No processo de construção desta pesquisa, conforme objetivos propostos, é investigada a formação do TFA, desde sua fragmentação do estado do Pará (1943), a escolha da capital territorial e o Jornal Amapá, como fonte documental, a inauguração do Cineteatro Territorial de Macapá (1944) e suas atividades político-culturais, a criação de uma política cultural janarista e o possível diálogo com o movimento cultural amapaense. O estudo alia-se à linha de pesquisa: Memórias, histórias e educação em artes, do Programa de pós-graduação em artes (PPGARTES-UFPA). As metodologias de apoio são as do campo artístico-cultural, estudos culturais, em diálogo com outras referências, a partir de uma análise qualitativa das fontes. Inicialmente, com leitura sistemática das bibliografias sobre política cultural, contextos teatral e audiovisual estabelecidos entre 1944 e 1949. Os materiais consultados são de filmes, espetáculos, artistas e companhias teatrais registrados em Macapá-AP. Caracteriza-se como pesquisa documental, por priorizar o levantamento e análise das fontes que possibilitem a interpretação dos órgãos e documentos oficiais, como o Jornal Amapá e Relatório de Atividades do Governo do Território Federal do Amapá.
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TAINÁ MARIA MAGALHÃES FAÇANHA
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UMA ESCOLA A CÉU ABERTO: a transmissão musical no Instituto Arraial do Pavulagem
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Data: 19/06/2023
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Nesta pesquisa detive meu olhar às práticas de transmissão musical no contexto do Instituto Arraial do Pavulagem – IAPav. Nas vivências formativas para preparação dos arrastões (cortejos de rua), que desembocam como um rio nas ruas de Belém-PA, é possível destacar a forma que as pessoas se relacionam transmitindo seus saberes e constroem processos de transmissão musical. Investigar a transmissão de saberes musicais no Instituto Arraial do Pavulagem, considerando sua influência na construção de uma performance musical contemporânea constitui o objetivo geral desta pesquisa. Especificamente, meus objetivos foram compreender a prática musical do Instituto Arraial do Pavulagem a partir de narrativas de vida; descrever a prática musical do Instituto Arraial do Pavulagem e as formas que a transmissão musical se multiplica no espaço das oficinas, ensaios e arrastões; e, por fim, discutir os modos de aprender e ensinar música no Instituto Arraial do Pavulagem apontando quais influências constituem os aspectos “pedagógicos” da transmissão musical. A tese se constitui a partir de uma pesquisa realizada em três momentos: em 2018 e 2019, com uma extensa pesquisa de campo que resultou em vasta coleta de dados em audiovisuais; em 2020 e 2021, a pesquisa de campo foi realizada de maneira virtual a partir do engajamento da comunidade nas mídias sociais do IAPav e nas lives do Arraial do Futuro que adequou os cortejos de rua ao virtual devido o distanciamento social necessário durante a pandemia da Covid-19; e, após o retorno presencial, em 2022, das atividades do grupo, que possibilitou uma experiência bem singular de retorno à “normalidade” e a realização das entrevistas que são parte do coração deste trabalho. Nesse sentido, de maneira suscinta, essa tese possibilitou compreender que a transmissão musical no Arraial do Pavulagem se dá de maneira sistematizada nas oficinas, prioritariamente, a partir da oralidade. A partir de dimensões vinculadas ao cotidiano das experiências dentro do instituto, seja nos diálogos com mestres, no compartilhamento de experiências com os colegas do Batalhão da Estrela, como na convivência das articulações dos fazedores de cultura que ali se constroem, seja nas ações políticas e/ou nas artísticas. Ainda, a transmissão se dá na própria performance durantes os arrastões e na fruição sonora nos shows e na experiência da audição das próprias músicas.
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GILDA HELENA GOMES MAIA
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UIRAPURUS PARAENSES: O legado histórico e a prática artístico-musical dos cantores líricos paraenses Helena Nobre (1888-1965) e Ulysses Nobre (1887-1953)
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Data: 16/06/2023
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A tese Uirapurus Paraenses: o legado histórico e a prática artístico-musical dos cantores líricos paraenses Helena Nobre (1888-1965) e Ulysses Nobre (1887-1953) propõe refletir sobre o legado histórico desses artistas, identificando sua prática artístico-musical a partir dos acervos públicos e privados de Belém. Tem-se como acervos públicos: Museu do Estado do Pará; Biblioteca Arthur Vianna (Seções de Obras Raras, de Microfilmes e Jornais); Museu da Universidade Federal do Pará (Coleção Vicente Salles); Theatro da Paz; Instituto Estadual Carlos Gomes; Cemitério de Santa Izabel; e Academia Paraense de Música. E, como acervos particulares, os de: Maria do Céo Nobre Gomes; Helena Maia; Maria Gilda Nobre; Maria Helena Nobre; Jorge Nobre de Brito; Vicente Salles; Gilda Maia; Lenora Brito; e Urubatam Castro. A tese propõe ainda: 1) verificar a situação em que esses acervos se encontram e a atual acessibilidade ao legado histórico e artístico de Helena Nobre e Ulysses Nobre; 2) investigar quem eram Helena e Ulysses, sua trajetória, atividade artístico-musical e espaços de atuação; 3) destacar as composições, o repertório interpretativo de Helena e Ulysses e a rede de relações – sociedade de seu tempo – que os manteve atuantes, ajudou na difusão de sua atividade artístico-musical e permitiu sua trajetória artística, apesar de suas desvantagens sociais e de saúde; 4) propor o mapeamento, a reunião virtual e a divulgação desse legado, contribuindo para a acessibilidade, a rememorização e a apropriação dessa história pela sociedade atual: por uma memória viva. A pesquisa referencia autores como: V. Borges (2006) e K. Oliveto (2007), no campo do gênero biográfico em música, através da coleta e da interpretação de fontes históricas documentais, bibliográficas e orais; S. Freitas (1983) e E. Bosi (1994), em História Oral; R. Laraia (2001), C. Geertz (1975) e J. Blacking (2006. 2021), no campo da Música como Cultura; P. Castagna (2004, 2006, 2008, 2016), L. Oliveira (2012) e L. Heymann (1997, 2012), no campo da Arquivologia Musical; E. Santos (2004), J. Santos (1996), J. Ferreira (1983), D. Silva (2009) e C. Batista (2005), no campo do Patrimônio Cultural, Memória e Identidade; P. Nora (1993), no campo do Lugar de Memória; M. Sant’Anna (2006), L. Lévi-Strauss (2006) e F. Maia (2003), no campo da Memória Viva; P. Bourdieu (1974, 1996, 1998, 2007), no campo do Capital Cultural e Social. Conclui-se que dar acessibilidade ao que está guardado em um museu ou biblioteca – lugar de memória – é alcançar a sociedade atual, mostrando – a partir da atividade artístico-musical de Helena Nobre e Ulysses Nobre – parte da produção cultural da primeira metade do século XX em Belém, contribuindo para futuras investigações acadêmicas.
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LUDYMYLLA MARIA GOMES DE LUCENA
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Corpos Cristalinos: Sobrevivências da Memória no Cinema Cearense Contemporâneo
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Data: 03/05/2023
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Diante da morte, diante da fragmentação e inexatidão da memória, diante da erosão da matéria, a arte tem permanecido e resistido à passagem do tempo. Esta pesquisa tem o desejo de demonstrar como o cinema (a imagem-movimento) se configura como um potente e valioso meio para “materializar” e dar voz à memória, quebrando as barreiras e os nós das impossibilidades que envolvem a narração e a reelaboração daquilo que “foi”. Nesse ínterim, o conceito de “testemunho” se torna central – e se configuram como um caminho possível frente às formas mais tradicionais de transmissão da palavra e escritura do passado. O objetivo desta pesquisa é, então, mapear e analisar, particularmente no cinema cearense das últimas décadas, filmes que, de distintas for mas e por diferentes caminhos, conseguiram "materializar" e manter viva a memória – tornando-a sensível e sonora – no plano cinematográfico. Tanto o conceito de testemunho como outros conceitos centrais para a pesquisa serão trabalhados à luz das discussões de teóricos como Márcio Seligmann-Silva, Jeanne Marie Gagnebin, Walter Benjamin, Gilles Deleuze, Giorgio Agamben, Aleida Assmann, entre outros. As obras cinematográficas que nos fizeram companhia são As Vilas Volantes: o verbo contra o vento (2006) de Alexandre Veras, Uma Encruzilhada Aprazível (2007) de Ruy Vasconcellos, Casa da vovó (2008) de Victor de Melo, O som do tempo (2010) de Petrus Cariry, Epifânio (2012) de Glaucia Barbosa e Romance de minha vida (2012) de Samuel Brasileiro.
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JULIANO CASSIO DA SILVA CONCEICAO
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O ENSINO DE MÚSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SOURE: Um estudo de caso do Instituto Stella Maris.
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Data: 28/04/2023
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A pesquisa foi desenvolvida dentro da linha de pesquisa Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes e tem como objetivo analisar como está sendo desenvolvido o ensino de música nas escolas públicas de educação básica do município de Soure-Marajó-Pa, num estudo de caso do Instituto Stella Maris, levando em consideração alguns aspectos como o cumprimento da legislação, a utilização dos aspectos da musicalidade regional no ensino de forma interdisciplinar e a elaboração e implementação de políticas públicas sobre o ensino de música. Dentro de uma perspectiva etnomusicológica, pretende-se observar se as expressões musicais regionais, bem como as vivências musicais dos alunos são consideradas no processo de ensino de música. Utiliza-se no referencial teórico autores da área da etnomusicologia como Blacking (1981; 1995), Netll (1983), Lühning; Tugny (2016) e Queiroz (2004, 2020). A pesquisa é de natureza descritiva e exploratória e utiliza tanto dados primários, através das atividades de campo e realização de entrevistas, quanto dados secundários, através de pesquisa bibliográfica e documental. Espera-se que os resultados da pesquisa possam oferecer um diagnóstico do ensino de música nas escolas do município de Soure a partir deste estudo de caso e possam conduzir a reflexão e avaliação das políticas públicas voltadas para educação musical nesse município.
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CARMEM PRICILA VIRGOLINO TEIXEIRA
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Mukuiu:
uma experiência em
Teatro-Dança Negro na Amazônia
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Data: 20/04/2023
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Situado na interseção entre as Artes Cênicas e campos teóricos provenientes da Antropologia, a Tese Mukuiu, de base eminentemente interdisciplinar, parte de narrativas que consideram o encontro de minha própria trajetória – como artista, pesquisadora e educadora – com mestras, mestres, camaradas de militância e arte. Nela, descrevo a experiência de construção do espetáculo de teatro-dança negro Mukuiu, elaborado e apresentado entre 2018 e 2019 na cidade de Belém, estado do Pará. Em diálogo com os campos teórico-metodológicos da Antropologia da Dança, Antropologia da Performance e Antropologia Teatral, a pesquisa Mukuiu se inspirou prioritariamente na corporeidade das mulheres do universo da Capoeira Angola e do Candomblé Angola, mulheres de tradição angoleira, emprestando desses dois universos, seu núcleo cosmogônico. A pesquisa denuncia o racismo religioso presente na cidade, desestabilizando-o, assim como anuncia as práticas de teatros e danças negros como territórios onde se instauram Áfricas na Amazônia. Dessa maneira, chego ao núcleo do trabalho, ao forjar a noção de poética da encruzilhada, a qual sintetiza as diversas influências e encontros que caracterizaram o processo desta pesquisa. Por um lado, ao trazer abordagens relativas ao universo do teatro e da dança, sistematizo reflexões inerentes aos estudos das Artes Cênicas em suas particularidades de diálogo com técnicas corporais de motrizes africanas na Amazônia oriental e por outro lado, abordo conflitos que perpassam relações de gênero e raciais, nas quais também me inspirei para a elaboração deste trabalho.
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LUENA CORDEIRO DE SOUZA MULLER CHAVES
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ELF: CONSTITUIÇÃO DA GALERIA DE ARTE DE 1980-1999 E SUA RESSONÂNCIA A PARTIR DE BELÉM(PA)
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Data: 31/03/2023
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Esta pesquisa se propõe a compreender os processos de constituição da Elf Galeria no sistema da Arte local e suas ressonâncias na formação de colecionadores e coleções de artes visuais, na dimensão privada, no período de 1981-1999, em Belém, Pará. Para tanto, parte-se dos registros materiais do galerista e idealizador da Elf, Gileno Müller Chaves (1943-2006), a fim de construir a sua trajetória de vida associada ao processo de constituição e atuação da Elf Galeria. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de natureza qualitativa, abordagem teórico-empírica que tem os acervos do galerista como fonte primária. No desenvolvimento da pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica, o eixo conceitual adotado são os estudos sobre memória, com base em Maurice Halbwachs e Pierre Nora. Recorro, ainda, a Ulpiano Bezerra de Meneses, para aprofundar questões sobre patrimônio cultural na relação público e privado e a François Dosse para a abordagem Biográfica. Realizou-se entrevista semiestruturada com a viúva de Gileno Chaves. Nas considerações finais apresenta-se a trajetória da Galeria, inter-relacionada ao seu idealizador e sua contribuição ao sistema da arte local.
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KEILA MICHELLE SILVA MONTEIRO
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KLITORES KAOS E O GRITO DAS MULHERES: O PUNK/HC DESEMBOCA NUMA CENA MUSICAL FEMINISTA EM BELÉM DO PARÁ
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Data: 20/03/2023
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A presente pesquisa tem como foco a cena musical do punk/hc, subgênero do rock, em Belém do Pará, constituída por mulheres como um fazer musical necessário no combate a preconceitos existentes entre pessoas que fazem ou frequentam os ambientes desse gênero, em que predomina, ainda, o sexo masculino, pois o rock e suas vertentes, apesar de representarem transgressão e irem contra opressões e violências do Estado e da sociedade, por vezes, invisibilizam a produção feminina e seus atores ainda praticam machismo, misoginia, dentre outras atitudes que ofendem mulheres. Nesta etnografia abordo a trajetória do punk/hc em Belém do Pará, enfatizando a produção musical feminina/feminista, sendo necessário valorizar essa produção e enfatizar a necessidade do respeito à mulher nesse cenário, pois conforme Rosa e Nogueira “a poesia e a música nascem das rupturas e da dor que transformam. É um processo criativo no sentido amplo onde, ao criarmos caminhos artísticos e de produção de conhecimento próprios, também nos reinventamos como pessoas” (2015, p. 27). Farei uma análise da trajetória, performance, estética e de composições musicais da banda Klitores Kaos que atua reivindicando direitos e empoderando mulheres, num diálogo com Chada (2011), Béhague (1992,1999), Blacking (1973) e Merriam (1964) para tratar de fatores socioeconômicos presentes nas canções; O´Hara (2005) e Caiafa (1985) para abordar o contexto do gênero punk rock . Além da bibliografia estudada, utilizei arquivos de mídia e material da pesquisa de campo antes da pandemia. Conforme análise de performance e estética da banda, sua trajetória e principalmente a análise musical nessa pesquisa, os dados apontam uma produção de protesto, um ‘grito’ de combate ao feminicídio, ao machismo, à misoginia e ao racismo com tomada de espaços por mulheres e o crescente respeito pelo gênero feminino na cena punk/hc, que muitas vezes se confunde com a vida particular dessas mulheres.
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DEBORA ALESSANDRA COSTA DE OLIVEIRA
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TECNOLOGIAS DE SOBREVIVÊNCIA EM ARTE
narrativas de uma ama[dor]a
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Orientador : ANA CLAUDIA DO AMARAL LEAO
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Data: 15/03/2023
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Essa pesquisa apresenta um memorial narrativo, de ações em/com arte construída nos percursos estéticos e críticos que compõem As Tecnologias de So- brevivência em Arte, que são segundo minha proposta argumentativa coletividades que se fundamentam em experiências femininas periféricas, e principalmente de mulheres com quem dialoguei durante minha trajetória de vida/arte, assim, enten- do que a partir desses processos de sobrevivência periférica que fundam e impulsio- nam minha criação estética em Arte. Apresento relações de interseccionalidades em gênero, classe, raça e identidades diaspóricas amazônicas que são resultado de uma vida/experiência em margens. Processos que me possibilitaram compreender uma cultura periférica de sobrevivência principalmente feminina. Assim, vou compondo as narrativas pessoais que se compreendem nas teorias de Gonzáles 1998, hooks 2013, Lorde 2012, Njeri 2019, Oyewumi 2020, Costa 2013, Walker 2021, Carneiro 2005, Piedade 2017, Akotirene 2019, Alvarez 2009, Nascimento 1994. Beatriz Nas- cimento que inclusive inspira algumas construções narrativas dentro da pesquisa. Apresento uma compreensão do matriarcado periférico da relação brasileira/ama- zônica com a ancestralidade, que a rmo nos fortalecer e nos direcionar nas formas de existir enquanto sujeites diaspóricos. Aqui apresento caminhos artísticos cons- truídos pelo suporte e referencial coletivo da necessidade, e de registro e visibilida- de de uma rede afetiva feminina.
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LUCIAN JOSÉ DE SOUZA COSTA E COSTA
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FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MÚSICA: Uma proposta de ensino-aprendizagem por intermédio da pesquisa e prática docente
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Data: 15/03/2023
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A presente pesquisa de doutoramento, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará consiste apresentar a formação continuada de professores de Artes/Música com grande relevância na realidade contemporânea, sobretudo em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Apresenta reflexões acerca de uma capacitação de Formação Continuada para professores, que contempla especificamente profissionais da rede municipal de Belém do Pará por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC). Portanto, o pesquisador objetiva Investigar a formação continuada de professores de Artes/Música da educação básica no município de Belém a partir do aperfeiçoamento de conteúdos e elaboração de estratégias metodológicas para a área da música, tendo como base o perfil dos profissionais e a realidade das escolas em que atuam. Este objetivo se desdobra especificamente em dois, quais sejam: (a) Comparar, junto com os profissionais da educação, alternativas didático-pedagógicas para o ensino de música, considerando o perfil de formação e a realidade do contexto educacional em que atuam; (b) Aplicar capacitação teórico-prática do uso de ferramentas virtuais para o ensino de música nas escolas de educação básica do município de Belém. Para o alcance dos objetivos adotaram-se a Pesquisa Bibliográfica e a Pesquisa Experimental. A partir deste contexto sobre formação continuada de professores de Artes/Música, a presente pesquisa traz diálogos entre os principais autores: IMBERNÓN (2010), SAVIANI (2009), NÓVOA (1991), TANURI (2000), FUSARI (1994), COSTA (2019), COSTA; DEFREITAS JÚNIOR (2020), JARDIM (2019), LIMA (2019), PENNA (2007), entre outros. As primeiras motivações para a proposição do presente estudo encontram abrigo em minha atuação profissional na escola pública no estado do Pará, a qual reflete a trajetória de um professor-pesquisador da área de música. Desde o ano de 2012 no ingresso à universidade, meu trajeto-percurso na área de música vem perpassando por caminhos de formação inicial e posteriormente a formação “continuada” de professores de Artes/Música a nível profissional e em âmbito acadêmico. A amostra da pesquisa foi de 15 participantes professores de Artes/Música da rede municipal, sendo realizado no município de Belém no período de maio a junho de 2022. O estudo foi baseado em uma análise exploratória, onde o nível de significância foi α = 0,05 e o intervalo de confiança de 95%. A amostra foi obtida pela amostragem não paramétrica, onde foi utilizado o teste Wilcoxon. Em geral, nota-se, nas respostas, que antes do curso, 31,25% dos participantes avaliaram que Concordam Totalmente que o curso FOCO em Música proporciona um ambiente de formação continuada mesmo que no ensino de EaD, depois do curso esse percentual subiu para 75%, demonstrando ainda mais que o curso impactou de forma positiva para que os participantes considerem ainda mais importante que o curso FOCO em Música proporciona um ambiente de formação continuada mesmo que no ensino de EaD. Os resultados alcançados no Curso FOCO em Música revela o potencial de aprendizagem que cada participante adquiriu permitindo mudanças e diálogos no seu exercício enquanto docente de Artes/Música.
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RODRIGO ANTONIO DA SILVA
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CASA DE LUIZA, escritos de um retorno
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Data: 06/03/2023
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Casa de Luiza, escritos de um retorno é uma pesquisa-obra em Artes. Parte da reflexão e construção de narrativas visuais de famílias negras, no cinema documentário, tendo o falecimento de minha avó como disparador do processo de coleta, colagem e diálogo de distintos vestígios de memória. Para o desenvolvimento da pesquisa-obra, adoto como base discursiva vozes-mulheres, pensadoras e artistas, a saber: Beatriz Nascimento (1989) e sua definição do corpo negro como corpo-memória; a afrografia de Leda Martins (2021) em interlocução com a escrevivência de Conceição Evaristo (2005), que me auxiliam a entender a necessidade e a potência do uso da minha voz e corpo – no domínio da escrita fílmica; e a perspectiva do tornar-se sujeito de Grada Kilomba (2019), para compreender esse aspecto na afirmação de minha ação como pesquisador-artista. Num fabular fílmico, passado, presente e futuro são instanciados na compreensão de uma ancestralidade da diáspora que nasce da fuga como liberdade, em um constante recriar de caminhos a ser apresentado em formato de “texto de artista”, conforme conceitua Rosana Paulino (2011). Nesta escrita, partilham-se as reflexões que deram origem às obras em formato curta-metragem que integram a pesquisa e que visam a contribuir para o debate sobre a episteme afrocentrada na área da pesquisa poética. A escrita desta história está nas paredes, nos rastros de vida, em imagens dispersas, em vozes múltiplas, em fios da memória ainda por alinhavar.
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ALBA OLINKA HUERTA MARTÍNEZ
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FANDANTOLOGIA:
autoetnografia migrante de uma percussionista de pés
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Data: 08/02/2023
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Ao aceitar o silêncio pandêmico, ou seja, ficar em casa sem poder sair ou viajar, suspender algumas atividades e enfrentar uma tragédia, foi necessário criar novas buscas e outras formas de pesquisa que me fizeram viajar de onde estava, e com o que tinha, abrigando-me em casa. Essas explorações, através de meu corpo, utilizando diferentes composições de fandango, fizeram-me viajar, e até mesmo migrar, cedendo à tragédia. E, mesmo com toda a vulnerabilidade que rodeava meu corpo por causa do vírus, que também viajava e migrava, fui atravessada por outras identidades, outras terras, outras danças, outros movimentos, outras escutas e outros sons. Neste trabalho compartilho essa experiência migratória dentro de casa e como estrangeira no Brasil. É preciso dizer que esta experiência migratória não começou com a pandemia de Covid-19 e foi através da autoetnografia que consigui dar uma saída aos conhecimentos encarnados (tecnologias parafolclóricas) que me constituem, a fim de consolidar minhas abordagens ao conceito de migrações sonoro-corpóreas através do seminário 'Del Fandango al cuerpo y de vuelta'.
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ROBERTA BENTES FLORES BAYMA
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TEATRO DADIVOSO:
RITOS E ATOS POÉTICOS COMO PRÁTICAS DE CUIDADO DE SI E DE OUTRES
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Data: 06/02/2023
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Esta tese é obra de criação experimental tramada por entre fios, linhas e fibras de fragmentos e ensaios que encenam atos poéticos e ritos de criação artística, ofertados em favor de cura ancestral e existencial por entre testemunhos de vida e de residência artística. Tessitura escrita advinda de afetações e de memórias, vividas ou inventadas, decorrentes de experimentações e de processos de criação da atriz-psicóloga-artista-criadora com as poéticas dadivosas de cura, como potências de cuidado de si e de outres. Trama-tese que parte da metáfora transformadora do ciclo de vida de borboletas transmutadas em devaneios poéticos, que produzem sentidos sobre o ato de pesquisar e de criar artisticamente. Trançada em espaços casulares e cruzada por outras vozes, dos que vieram antes e produziram outros enredos, presentificadas por entre as dobras, esquinas e encruzilhadas fêmeas por onde transita a pesquisa em arte e que constitue a confluência de caminhos metodológicos experimentados por entre dispositivos poéticos. Escritura testemunhal que visa contribuir para desterritorialização do ato de cuidar de determinados campos-poder de conhecimento, ao mesmo tempo territorializar sentidos de potências de cuidado ritualizadas em produções cênicas das poéticas dadivosas que estabelecem linhas de contato com outras áreas do conhecimento, científicas e não científicas, que acionam dimensões políticas, éticas-poéticas e espirituais.
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FRANK DE LIMA SAGICA
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O BREGA CIBERMÓRFICO DE WANDERLEY ANDRADE:
Pontos de inflexão no mercado musical contemporâneo
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Data: 30/01/2023
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A presente tese propõe investigar como se desenvolveram a produção, a circulação e o consumo da música durante e após o enfrentamento da pandemia ocasionada pelo vírus SARS-CoV-2, tendo como recorte etnográfico o cantor Wanderley Andrade, abordando com olhar interpretativo a sua produção, sua adaptabilidade e suas articulações nas principais plataformas digitais que se estabeleceram como principais canais de interação no contexto de distanciamento social imposto em âmbito mundial como forma de contenção do contágio e proliferação da COVID-19. Proponho focalizar o ponto de inflexão que demarcou as mudanças significativas na acepção mercadológica e posicional nas paragens digitais nos anos de 2020/2021, bem como o surgimento e a aplicação de editais emergenciais e festivais culturais que ampararam toda uma classe artística. Para isso, foi realizada entrevista com o artista da música, compositor, pesquisador, produtor musical e diretor do departamento de música da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (SECULT) – Allan Carvalho. Mediante as transformações promovidas pelo avanço tecnológico, esta tese propôs um novo modelo conceitual-analítico, que eu defini como neopersona cibermórfica, utilizado para um melhor enquadramento teórico sobre o fenômeno do novo perfil identitário que transita nos ciberespaços. Esta proposição intelectual também tem a intenção de lançar um material que possa servir de base bibliográfica para futuras pesquisas que venham a se relacionar com aspectos voltados a uma suposta pós-modernidade cibernética. Foi utilizado como ferramenta metodológica a etnografia virtual, dado a dificuldade na recolha de dados de modo presencial, por consequência das medidas de isolamento do período pandêmico. O uso de novas tecnologias e mídias, as adaptabilidades do mercado da música, bem como a análise das particularidades cotidianas de uma sociedade em transição são temas caros a este estudo, tendo a etnomusicologia como chave elementar para elucidar os entremeios onde sojornam confluências e disrupturas, entre os quais: mercado musical, glocalização, tribalismo, tradição e tecnologia, temas estes que podem, consequentemente, trazer contribuições não apenas para o campo teórico como, também, para o âmbito cultural.
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LEONARDO VIEIRA VENTURIERI
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Diálogos Atemporais de Música e imagem: ressignificando a obra de Clemente Ferreira Júnior (1864-1917)
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Data: 26/01/2023
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A presente tese “Diálogos Atemporais de Música e Imagem: Ressignificando a obra de Clemente Ferreira Júnior (1864-1917)” busca estabelecer um diálogo artístico transdisciplinar, envolvendo composição musical e imagética em uma perspectiva de multilinguagens ligada ao estudo da musicologia histórica. Busca-se desvelar a linguagem musical de linguagem composicional do compositor Clemente Ferreira Júnior, através da análise de sua obra pianística, munido da perspectiva semiológica e semiótica, musical e visual, objetivando também desvelar os aspectos criativos (poiéticos) e perceptivos (estésicos) da mesma. Por fim, o estudo visa desenvolver um produto musical a partir da obra do compositor Clemente, a serem incorporadas na obra “Paisagens Imaginárias”, apresentando os processos artísticos do autor, envolvendo o conceito de “Pictopartitura”, através de memorial de composição.
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SILVIA DO SOCORRO LUZ PINHEIRO
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DA ROSA SALTA GAFANHOTO: TRÂNSITOS ENTRE KATA PESSOAL E POESIA CORPÓREA
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Data: 20/01/2023
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Esta é uma tese memorial que foi dividido em cinco livros, que tem como espaço de pesquisa o processo de criação da obra cênica Da Rosa salta Gafanhoto, assumindo-a como poética e metodologia da pesquisa. Que transita pela dimensão feminina da Samurai, Gueixa e Criança Luz inerente à pesquisadora e suas relações com as poéticas corpóreas de cada uma delas. A pesquisa declara ser o gafanhoto que salta da rosa e assume como corpo da pesquisa esse salto que ele dá e se metamorfoseia nas três figuras femininas que aparecem na tese, as quais são fantasmas que orbitam à pesquisadora, ou fendas por onde o processo de criação se espalha. A poética e metodologia usada na pesquisa, perpassa no processo do como é que uma palha se torna quando ela começa a secar, a morrer, se torna flexível, se enrola em uma flor e salta em forma de gafanhoto[i1] , essa foi a metodologia utilizada. Alguma coisa que se desenrola, mas, primeiro ela seca e vai em direção à morte, seria uma metodologia da morte? Do perecimento? Uma poética do perecimento, um método poético de trabalho, mas, o que é isso? Um método de flexibilidade poética, onde contém o treinamento Kata pessoal, os três mascaramentos. Apresento como suporte teórico o conceito de pesquisa performativa que abraça essas proposições para os estudos práticos realizados e para a construção da escrita que emana das práticas da sala de trabalho. A pesquisa performativa aqui é entendida conforme os preceitos de Brad Haseman (2015). O fio condutor da pesquisa é essa metodologia poética flexível – Da Rosa salta gafanhoto -, onde a artista-marcial apresenta a noção de autocriação, por afirmar que enquanto gera a obra vivencia uma série de questionamentos, os lugares vazios da artista marcial e afinamentos de coerência frente ao mundo e a si mesma, passando a autocriar-se, sendo assim um processo de criação da obra e autocriação de si diante das diferenças de si.
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