Banca de DEFESA: ROSANA LOBO ROSARIO

DISCENTE: ROSANA LOBO ROSARIO
DATA: 20/06/2013
LOCAL: PPGARTES - Instituto de Ciências da Arte
TÍTULO: CONEXÕES EM MOVIMENTO: o ensino da técnica do ballet a partir dos princípios do método GYROKINESIS®
PALAVRAS-CHAVES: Ballet, GYROKINESIS®, Dança, BaleKinesis.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Dança
ESPECIALIDADE: Execução da Dança
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo investigar as conexões propostas entre os fundamentos da técnica do ballet e os princípios do método GYROKINESIS®. Os pressupostos teóricos utilizados nesta pesquisa, no que se refere ao ballet, encontram-se em BERTONI (1992), CAMINADA e ARAGÃO (2006), MINDEN (2005) e VAGANOVA (1969), e no que se refere ao método GYROKINESIS®, em CAMPBELL e MILLES (2006), HORWARTH (2010) e RENHA (2010). O recurso metodológico utilizado neste estudo foi a pesquisa-ação com os participantes do projeto de extensão BaleKinesis: respirando novos movimentos para cena. Os colaboradores deste estudo são alunos e ex-alunos dos cursos Técnico e de Licenciatura em Dança da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará - ETDUFPA. Os encontros foram realizados duas vezes na semana com duração de 90 minutos cada. Os instrumentos escolhidos para a realização da coleta de dados foram: a entrevista semi-estruturada, observações e anotações de campo. Além disso, foi solicitada aos envolvidos a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, bem como a autorização do uso de imagem em vídeos e fotografias, registros realizados durante os encontros. Através da análise das conexões experimentadas, vislumbra-se, como hipótese, a possibilidade de repensar o processo de ensino e aprendizagem do ballet por meio das conexões propostas a partir da aplicação dos princípios-chave do método GYROKINESIS® em exercícios do ballet vivenciados e investigados no projeto de extensão, promovendo assim a noção de BaleKinesis.
Presidente - 1634591 - ANA FLAVIA DE MELLO MENDES
Interno - 327519 - LIA BRAGA VIEIRA
Externo à Instituição - SILVIA SUSANA WOLFF
Notícia cadastrada em: 11/06/2013 12:39