Banca de DEFESA: SUELEN CRISTINA NINO FERNANDES

DISCENTE: SUELEN CRISTINA NINO FERNANDES
DATA: 29/09/2021
LOCAL: Remoto

FINANCIAMENTO COLETIVO AUDIOVISUAL UNIVERSITÁRIO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA REALIZAÇÃO DO LONGA-METRAGEM A BESTA POP

A Besta Pop, financiamento coletivo, audiovisual universitário, economia criativa, produção audiovisual

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Cinema
ESPECIALIDADE: Administração e Produção de Filmes

A dissertação analisa o uso do financiamento coletivo pelos universitários de cinema, audiovisual e áreas afins enquanto alternativa criativa de viabilização dos projetos, propondo uma reflexão a partir da experiência pessoal de realização do longa-metragem A Besta Pop (2018). Em um primeiro momento, apresento o processo de construção do filme desde a origem até suas diversas exibições, traçando um paralelo entre o modelo de produção do mercado e as adaptações realizadas no ambiente universitário do longa, utilizando como referencial teórico Aída Marques (2007), Chris Rodrigues (2007) e Jose Quesada (1996). Em seguida, traço um panorama das características do financiamento coletivo, enquanto braço financeiro das práticas de construções coletivas que acontecem no ambiente virtual, conhecido como crowdsourcing, valendo-me do escopo teórico de Vanessa Valiati (2012; 2013) e Scott Steinberg e Rusel DeMaria (2012), dentre outros. Para tanto, analiso os mecanismos presentes na plataforma Catarse, apresentando o levantamento de dados dos projetos que se identificaram como universitários, hospedados na plataforma entre os anos de 2016 a 2018, com vistas a entender o perfil dos projetos e dos proponentes. Neste sentido, procuro entender o movimento do financiamento coletivo no contexto da economia criativa, propondo uma leitura da criatividade na atuação do produtor audiovisual e sua relação com os campos da arte e da economia, embasando-me em John Howkins (2007), Richard Flórida (2012), Mariana Madeira (2014), entre outros, como referências para refletir sobre os desafios impostos por questões sociais, econômicas e políticas da atividade audiovisual.

Presidente - 3140891 - SAVIO LUIS STOCO
Interno - 3909864 - ALEX FERREIRA DAMASCENO
Interno - 1764943 - ANA CLAUDIA DA CRUZ MELO
Interno - 6328257 - ORLANDO FRANCO MANESCHY