Banca de QUALIFICAÇÃO: NILSON CORREA DAMASCENO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NILSON CORREA DAMASCENO
DATA: 17/09/2021
LOCAL: PPGARTES ONLINE

A EDUCAÇÃO, O EDUCATIVO E A ARTE/EDUCAÇÃO EM ARTES VISUAIS NO MUSEU: o potencial didático, político e interdisciplinar do MEP

Arte/Educação. Artes Visuais. Educação em Museu. Mediação Cultural.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Educação Artística

Esta pesquisa em andamento está sendo construída a partir da hipótese de que os dispositivos pedagógicos aplicados pelos integrantes da Divisão Educativa do Museu do Estado do Pará - MEP, realizados por meio de mediações culturais e de ações educativas interdisciplinares, embora busquem metodologias baseadas numa pedagogia libertadora, ainda possuem resquícios dos processos colonizadores e da pedagogia tradicional, se fazendo presentes em alguns discursos expositivos, reproduzindo ou criticando tal perspectiva. Tem como objetivo investigar os procedimentos pedagógicos em Artes Visuais e em experimentações metodológicas interdisciplinares, utilizados pelo Setor Educativo do MEP, para alcançar os propósitos educacionais de hoje, e atingir o público visitante do museu na atualidade. Esses propósitos tencionam reverberar em práticas arte/educativas democráticas e inclusivas com perspectiva de descolonização das ações e experiências dos profissionais constituintes do setor em questão. Destacando o potencial didático, político e interdisciplinar do museu dentro dos parâmetros ético-estéticos que norteiam essas práticas e afirmando a importância da educação como uma das funções sociais da instituição museal. A abordagem metodológica será de cunho exploratório, qualitativa-descritiva em diálogo com a Abordagem Triangular sistematizada por Barbosa (2010), que assentada no ler/interpretar, no fazer/experimentar e no contextualizar em seus arranjos e rearranjos, se constitui também no método de algumas das ações educativas desenvolvidas no museu com pretensão ao abandono de visões pedagógicas marcadamente tradicionais e colonizadoras. O aporte teórico busca conversar com autores advindos de campos de conhecimentos que permeiam a Arte/Educação, a Museologia e a Educação Museal com perspectiva a processos descolonizadores, tais como Ana Mae Barbosa, Paulo Freire, Mirian Celeste Martins, Mário Chagas, John Dewey, Catherine Wash, Walter Mignolo, dentre outros.

Presidente - 327911 - JOSE AFONSO MEDEIROS SOUZA
Interno - 1206611 - ROSANGELA MARQUES DE BRITTO
Externo ao Programa - 1278342 - JOHN FLETCHER COUSTON JUNIOR
Externo à Instituição - REJANE GALVÃO COUTINHO